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  • Educação e práticas pedagógicas com crianças dos 0 aos 3 anos: diálogos entre pedagogia, psicologia e sociologia
    Publication . Tomás, Catarina; Almeida, Tiago; Lino, Dalila
    Este livro surge resultante dos trabalhos de Projeto desenvolvidos pelas estudantes da Pós-Graduação em Educação em Creche e outros Equipamentos com Crianças dos 0 aos 3 anos da Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2012/2014 e 2014/2016.
  • How different are parents and educators? A comparative study of interactive differences between parents and educators in a collaborative adult-child activity
    Publication . Fuertes, Marina; Sousa, Otília; Łockiewicz, Marta; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila
    Involving children in collaborative tasks supports their cognitive, motor and social development. This study, performed in Portugal, aims to describe and compare early childhood educators and parents regarding their collaborative and interactive behavior when working with children. For that purpose, 55 educators (of both genders) with a child from their class and 45 parents (of both genders) with their children, participated in an everyday-like quasi-experimental situation for 20 minutes. The participants were invited to build an object of their choice, using a range of available materials and tools. The children included 47 boys and 48 girls, between 3 and 5 year-old. In comparison with the parents, the educators encouraged the children more to explore and find their own solutions. Conversely, the parents helped their children by offering demonstrations and directions. When the educators and the parents were grouped by gender ("men" versus "women"), different opportunities were offered to boys and girls by male and female adults. Our study suggests that educators and parents serve as diverse, but complementary educational role models and provide different learning opportunities.
  • “Vou dar-te um brinquedo de menino: um carro”.... ou o desmistificar as Questões de Género no Jardim de Infância
    Publication . Matos, Andreia Filipa Garizo; Lino, Dalila
    Este estudo desenvolveu-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS) do Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através de um olhar crítico e reflexivo, baseado em pressupostos teóricos, analisa-se a problemática mais significativa ao longo da intervenção: As Questões de Género no Jardim de Infância. A temática do estudo emergiu de uma necessidade identificada no grupo de crianças, sendo visíveis vários estereótipos relacionados com o ser menino e o ser menina, porque, desde cedo, as crianças rotulam diversas atividades com base no género. No decorrer desta reflexão, explicita-se a importância deste tema na Educação de Infância e o papel das famílias e do/a educador/a nas (des)igualdades entre os géneros. Em paralelo surgem também as vozes das crianças sobre o que consideravam ser de e para menino e o ser de e para menina no decorrer de brincadeiras ou atividades desenvolvidas. Os objetivos deste estudo passaram por desconstruir a ideia de que existem atividades/objetos/tarefas só para um género; refletir sobre a influência dos educadores de infância e das famílias a este propósito, bem como promover a igualdade de género através de atividades inclusivas dos dois géneros. A Inventigação-Ação foi a metodologia utilizada ao longo da intervenção educacional. Recorrendo a diversos instrumentos (questionários, observação direta, entrevistas e notas de campo), procurou-se reunir um conjunto de dados que evidenciavam diversos estereótipos sobre o ser menino e o ser menina. Os resultados obtidos demonstraram duas realidades distintas: se, por um lado, no final da intervenção, as crianças já adotavam algumas expressões inclusivas dos dois géneros, por outro, ainda era possível observar expressões estereotipadas, cujas influências podem vir dos educadores, famílías e da própria sociedade que distinguem meninos e meninas desde a nascença.
  • Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Almeida, Tiago
    Este livro surge resultante de algumas teses e trabalhos dos estudantes de Mestrado de Intervenção Precoce na Escola Superior de Educação de Lisboa das edições de 2015/17. Os primeiros dois capítulos do livro correspondem a revisões de literatura na área da Intervenção Precoce que enquandram os estudos empíricos e traçam um mapa teórico. Agradecemos aos autores que aceitaram o convite para sua elaboração enriquecendo concecptualmente o livro. Os capitulos empíricos resultam das pesquisas realizadas pelos estudantes nas suas dissertações e que protogonizam a(s) primeira(s) autoria(s) de cada estudo.
  • Editorial
    Publication . Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Fuertes, Marina; Rodrigues, Margarida; Sousa, Otília
    Nesta dimensão a revista Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional procura numa perspetiva plural divulgar o trabalho de investigação na área da educação, acolhendo uma ampla gama de disciplinas, de temas e de perspetivas metodológicas.
  • Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, Miguel
    Com a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro.
  • Nota Introdutória
    Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, Miguel
    Com a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro. Os vinte artigos, que aqui se apresentam, espelham a diversidade temática, disciplinar e metodológica presente nos cursos de mestrado ministrados da ESELx, tanto de habilitação para a docência em educação pré-escolar e nos dois primeiros ciclos do ensino básico como de pós-profissionalização, a qual encontra correspondência na multiplicidade de áreas de especialização dos docentes orientadores de relatórios de estágio e de projetos de intervenção/dissertações. O primeiro conjunto de textos integra estudos de casos realizados no campo da Educação Especial, sobre problemáticas relacionadas com respostas educativas e inclusivas a crianças/alunos com multideficiência e com perturbação do espectro do autismo: conceções e práticas dos docentes acerca das respostas educativas para alunos com multideficiência; a importância de ambientes inclusivos que promovam o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com multideficiência; processo de ensino e aprendizagem das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo; narrativas pessoais de crianças com Autismo acerca do seu próprio percurso escolar. No segundo conjunto de artigos são problematizadas as questões de género e analisadas práticas pedagógicas e iniciativas de intervenção comunitária que permitam a compreensão das situações e uma eventual intervenção, em diversos contextos e com diferentes públicos: identificação e mapeamento de estereótipos de género relacionados com o ser menino e o ser menina com crianças do jardim de infância e da escola do 1º ciclo do ensino básico, neste caso, a partir da abordagem curricular do Teatro; análise do contributo do Teatro para uma valorização pessoal da mulher com um grupo de jovens e adultas. Os textos, que constituem o terceiro conjunto, reportam-se a temas transversais, entre os quais a importância, em crianças em idade pré-escolar, do faz-de-conta, de valores como a amizade e do seu envolvimento em processos investigativos, que permitem a análise e compreensão de questões como: a manifestação de competências pró-sociais e de regulação emocional através da linguagem verbal e não-verbal; os enredos da cultura de pares e as conceções e significados atribuídos à amizade, pelas crianças; a relação entre o imaginário infantil e os processos de investigação desenvolvidos pelas crianças em colaboração com as famílias. Ainda neste conjunto de artigos é atribuída relevância, enquanto objeto de estudo, à participação ativa de atores como os pais ou famílias em contexto escolar e os idosos em atividades educativas e culturais, dando a conhecer, por um lado, as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares e, por outro, a importância das redes culturais e dos respetivos serviços educativos na integração de idosos e na sua educação artística. O quarto e último grupo de artigos reporta-se a problemáticas relacionadas com estratégias de ensino e didáticas específicas nos domínios do português, das ciências naturais e da matemática, no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico. Compreendem questões como o desenvolvimento da consciência linguística e a compreensão de modelos didáticos por alunos do ensino básico e, no campo do ensino da matemática, as estratégias utilizadas pelos alunos no cálculo mental e na resolução de tarefas de proporcionalidade direta, o contributo dos jogos na predisposição dos alunos para a aprendizagem da Matemática, bem como a importância da discussão de diferentes resoluções de um problema. Por fim, esperamos que os trabalhos agora publicados possam espoletar o interesse dos leitores, em particular dos que estão a iniciar ou a desenvolver processos de investigação em educação e ensino, quer pelos temas ou objetos de estudo aqui problematizados, quer pelas abordagens mobilizadas, podendo constituir pontos de alavancagem para novos estudos e respetiva contextualização teórica e metodológica.
  • Editorial
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Maria; Lino, Dalila; Sousa, Otília; Torres, Susana; Teófilo, Rui
    A Revista Da Investigação às Práticas: Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELX) mantém o seu esforço de publicação de artigos originais numa abordagem transversal e multicultural do conhecimento no âmbito educativo.
  • Editorial
    Publication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Lino, Dalila; Sousa, Otília
    O leitor poderá encontrar neste número vários artigos com abordagens inovadoras no âmbito das novas tecnologias, da educação inclusiva e da educação na primeira infância.
  • Crianças como investigadoras em Educação Pré-Escolar
    Publication . Tavares, Sofia; Lino, Dalila; Hortas, Maria João
    O presente estudo consiste numa análise reflexiva sobre as competências investigativas desenvolvidas por crianças em contexto de jardim de infância, resultado da opção do educador pela metodologia de trabalho por projeto para a resolução das questões/interrogações colocadas pelas crianças. Para a análise é mobilizado o projeto realizado por um grupo de crianças, intitulado "O que é o Zbiriguidófilo?". Inserindo-se na temática do Imaginário Infantil, este projeto apelou à realização de inúmeras atividades, de modo a que, em conjunto, todos pudessem procurar/investigar, negociar, refletir, chegar a consensos e tirar conclusões acerca desta personagem da sua imaginação. É a partir da descrição destas atividades, da análise dosprodutos das crianças e dos registos do educador que emerge a reflexão que permitirá identificar as competências investigativas desenvolvidas quer pelas crianças, quer pelo educador. Os resultados mostram que os percursos de investigação realizados têm efeitos nas competências desenvolvidas pelas crianças e pelo educador. As conclusões evidenciam que, atendendo ao facto de as crianças se assumirem como agentes ativos na construção do seu conhecimento, são diversas as possibilidades de desenvolvimento de competências de questionamento, de pesquisa, de recolha e tratamento de informação, de construção de sínteses e de tomada de decisões perante os caminhos a seguir na procura de respostas para novas interrogações que se lhes colocam. Por sua vez, o educador, mediador em todo o processo, beneficia da participação nestes percursos investigativos, na medida em que estes lhe permitem adequar a sua ação e as suas intencionalidades pedagógicas relativamente ao grupo, promovendo, assim, o seu desenvolvimento e aprendizagem.