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Abstract(s)
Com a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do
II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa,
realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos
submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas,
pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que
decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016.
Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação
produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência
nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados
obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao
escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a
fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que
integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se
especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática
profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do
Encontro.
Os vinte artigos, que aqui se apresentam, espelham a diversidade temática, disciplinar e
metodológica presente nos cursos de mestrado ministrados da ESELx, tanto de habilitação
para a docência em educação pré-escolar e nos dois primeiros ciclos do ensino básico como
de pós-profissionalização, a qual encontra correspondência na multiplicidade de áreas de
especialização dos docentes orientadores de relatórios de estágio e de projetos de
intervenção/dissertações.
O primeiro conjunto de textos integra estudos de casos realizados no campo da Educação
Especial, sobre problemáticas relacionadas com respostas educativas e inclusivas a
crianças/alunos com multideficiência e com perturbação do espectro do autismo: conceções e
práticas dos docentes acerca das respostas educativas para alunos com multideficiência; a
importância de ambientes inclusivos que promovam o desenvolvimento e aprendizagem de
crianças e jovens com multideficiência; processo de ensino e aprendizagem das crianças com
Perturbação do Espectro do Autismo; narrativas pessoais de crianças com Autismo acerca do
seu próprio percurso escolar.
No segundo conjunto de artigos são problematizadas as questões de género e analisadas
práticas pedagógicas e iniciativas de intervenção comunitária que permitam a compreensão
das situações e uma eventual intervenção, em diversos contextos e com diferentes públicos:
identificação e mapeamento de estereótipos de género relacionados com o ser menino e o
ser menina com crianças do jardim de infância e da escola do 1º ciclo do ensino básico, neste
caso, a partir da abordagem curricular do Teatro; análise do contributo do Teatro para uma
valorização pessoal da mulher com um grupo de jovens e adultas.
Os textos, que constituem o terceiro conjunto, reportam-se a temas transversais, entre os
quais a importância, em crianças em idade pré-escolar, do faz-de-conta, de valores como a
amizade e do seu envolvimento em processos investigativos, que permitem a análise e
compreensão de questões como: a manifestação de competências pró-sociais e de regulação
emocional através da linguagem verbal e não-verbal; os enredos da cultura de pares e as
conceções e significados atribuídos à amizade, pelas crianças; a relação entre o imaginário
infantil e os processos de investigação desenvolvidos pelas crianças em colaboração com as famílias. Ainda neste conjunto de artigos é atribuída relevância, enquanto objeto de estudo, à
participação ativa de atores como os pais ou famílias em contexto escolar e os idosos em
atividades educativas e culturais, dando a conhecer, por um lado, as perspetivas e os
processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares e, por outro, a importância das
redes culturais e dos respetivos serviços educativos na integração de idosos e na sua
educação artística.
O quarto e último grupo de artigos reporta-se a problemáticas relacionadas com estratégias
de ensino e didáticas específicas nos domínios do português, das ciências naturais e da
matemática, no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico. Compreendem questões como o
desenvolvimento da consciência linguística e a compreensão de modelos didáticos por alunos
do ensino básico e, no campo do ensino da matemática, as estratégias utilizadas pelos alunos
no cálculo mental e na resolução de tarefas de proporcionalidade direta, o contributo dos
jogos na predisposição dos alunos para a aprendizagem da Matemática, bem como a
importância da discussão de diferentes resoluções de um problema.
Por fim, esperamos que os trabalhos agora publicados possam espoletar o interesse dos
leitores, em particular dos que estão a iniciar ou a desenvolver processos de investigação em
educação e ensino, quer pelos temas ou objetos de estudo aqui problematizados, quer pelas
abordagens mobilizadas, podendo constituir pontos de alavancagem para novos estudos e
respetiva contextualização teórica e metodológica.
Description
Keywords
Mestrados em educação Escola Superior de Educação de Lisboa
Citation
Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. (2017) Nota Introdutória in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (5-6) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais