Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
174.14 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo desenvolveu-se no âmbito da Prática Profissional Supervisionada (PPS) do
Mestrado em Educação Pré-Escolar. Através de um olhar crítico e reflexivo, baseado em
pressupostos teóricos, analisa-se a problemática mais significativa ao longo da intervenção: As
Questões de Género no Jardim de Infância.
A temática do estudo emergiu de uma necessidade identificada no grupo de crianças, sendo
visíveis vários estereótipos relacionados com o ser menino e o ser menina, porque, desde cedo,
as crianças rotulam diversas atividades com base no género.
No decorrer desta reflexão, explicita-se a importância deste tema na Educação de Infância e o
papel das famílias e do/a educador/a nas (des)igualdades entre os géneros. Em paralelo surgem
também as vozes das crianças sobre o que consideravam ser de e para menino e o ser de e
para menina no decorrer de brincadeiras ou atividades desenvolvidas. Os objetivos deste
estudo passaram por desconstruir a ideia de que existem atividades/objetos/tarefas só para
um género; refletir sobre a influência dos educadores de infância e das famílias a este
propósito, bem como promover a igualdade de género através de atividades inclusivas dos
dois géneros.
A Inventigação-Ação foi a metodologia utilizada ao longo da intervenção educacional.
Recorrendo a diversos instrumentos (questionários, observação direta, entrevistas e notas de
campo), procurou-se reunir um conjunto de dados que evidenciavam diversos estereótipos
sobre o ser menino e o ser menina.
Os resultados obtidos demonstraram duas realidades distintas: se, por um lado, no final da
intervenção, as crianças já adotavam algumas expressões inclusivas dos dois géneros, por
outro, ainda era possível observar expressões estereotipadas, cujas influências podem vir dos
educadores, famílías e da própria sociedade que distinguem meninos e meninas desde a
nascença.
Description
Keywords
Educação pré-escolar Cidadania Género Igualdade
Citation
Matos, A., Lino, D. (2017) “Vou dar-te um brinquedo de menino: um carro”.... ou o desmistificar as Questões de Género no Jardim de Infância in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (73-85) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais