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- A esfera pública cultural e as modalidades de tornar comumPublication . Centeno, Maria JoãoNeste capítulo pretende-se apresentar e problematizar a emergência e consolidação da esfera pública cultural que, a partir do séc. XVIII, configura um espaço comunicacional incontornavelmente marcado pelas práticas jornalísticas. “O espaço público moderno constituiu-se segundo o ideal liberal de uma síntese Razão - Publicidade - a «publicidade» com o sentido de publicitação, o acto eminentemente comunicacional do «tornar público», «dar a conhecer» (factos, opiniões e ideias) e fomentar o debate e livre circulação de ideias. Fórum de debate colectivo e de exercício da razão, o espaço público visa estabelecer e exprimir o interesse colectivo, a vontade geral, de uma forma autónoma relativamente ao Estado e em oposição ao Poder” (Esteves, 1998: 183). O papel da crítica de arte na autonomização da esfera pública cultural foi crucial. À medida que cada vez mais pessoas entraram em contacto com as obras de arte, a função dos entendidos (cuja competência estava antes ligada a privilégios sociais) tornou-se dispensável, tendo sido assumida pela crítica profissional. O crítico ou ‘árbitro das artes’ assumiu-se como mandatário e pedagogo do público. Foi em pleno século XVIII que os jornais se assumiram como instrumento da crítica de arte institucionalizada e os artigos dedicados à arte e à crítica cultural, objecto de discussão. O público esclarecia-se mediante a apropriação crítica das artes proporcionada por esses artigos. A acompanhar a genealogia da esfera pública cultural, nomeadamente no contexto português, questiona-se neste capítulo o em primeiro o papel da imprensa, mais tarde da rádio e televisão e, recentemente, dos media digitais enquanto modalidades de tornar comum.
- O caso da cobertura às Capitais Europeias da Cultura: Porto 2001 e Guimarães 2012Publication . Centeno, Maria JoãoO texto explicita como a cobertura jornalística às Capitais Europeia da Cultura se tem desviado da divulgação da programação dos eventos para a sugestão de roteiros de visita e pouco ou nada questiona o papel que as cidades, ao promover iniciativas deste tipo, têm enquanto lugares de produção e inovação artísticas. A imprensa demite-se deste lugar de questionamento que fica exclusivamente nas mãos das estruturas de criação e produção desses grandes eventos; são eles os responsáveis por promover a reflexão sobre o contributo da iniciativa quer na consolidação de novos paradigmas culturais, quer para as cidades que os acolhem.
- O papel fundador das relaçõesPublication . Centeno, Maria JoãoA integração do indivíduo na sociedade processa-se através do uso da linguagem. É ela que permite a transformação do indivíduo biológico em organismo com mente ou self. Existe uma identidade entre a unidade da mente e a unidade da sobrevivência evolucionista. “A ecologia, no seu sentido mais vasto, é entendida como o estudo da interação e sobrevivência das ideias e programas (isto é, diferenças, complexos de diferenças, etc.) nos circuitos.” (Bateson, 1972: 491) O significado de “sobrevivência” torna-se diferente ao deixar de falar da sobrevivência de algo que habita o corpo e começar a pensar na sobrevivência do sistema de ideias no circuito. Os vínculos individuais dos caminhos a que chamamos “eu” já não são tão preciosos, porque esse vínculo é apenas uma parte da mente, entendida num sentido mais lato.
- Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagemPublication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo PereiraO entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
- O conceito de interacção na obra de Gregory BatesonPublication . Centeno, Maria JoãoTentar encontrar a melhor forma de compreender os processos pelos quais se organizam as relações entre os indivíduos não parece ser uma tarefa fácil. O século XX fica marcado pelo esforço de inúmeros teóricos no sentido de explicar o fenómeno da comunicação, parte integrante do nosso quotidiano. Esta viragem em termos de objeto de estudo fica ligada ao aparecimento da Cibernética e da Teoria dos Sistemas, que deslocaram o indivíduo para o seio do grupo, definido, não como a soma das partes, mas pelas relações que mantêm entre si. A influência destas teorias é particularmente visível no pensamento de um autor, Gregory Bateson (1904-80). Jovem antropólogo, com formação inicial no campo das ciências naturais, fica fascinado pelo estudo das relações humanas e dedica a vida ao conhecimento e compreensão das regras que regem as trocas de informação entre os indivíduos.
- Newspaper coverage impact on cultural events: Porto 2001 and Guimarães 2012: European Cultural CapitalsPublication . Centeno, Maria JoãoPortugal hosted in the last twelve years, two editions of the event European Cultural Capital; this paper intends, first, to illustrate the coverage that Portuguese newspapers made to each of the events and on the other hand, to challenge this media construction with the perceptions of the local event managers, two of the communicative dimensions that contributed to its construction. We want to make a confrontation between the 'voices' that shaped the events and then reflect to what extent these cities embrace cultural policy as a route to urban transformation. The EU Council of Ministers of Culture elects, from year to year, cities of different EU member states to become European Cultural Capital, “contributing to bring together the Europe´s people" (words of Mélina Mercouri, Greek Minister of Culture who, in 1985, proposed the launch of this initiative) and encouraging the elected urban space to present new cultural paradigms. In the genesis of this model is the cultural decentralization’s vector, a possibility to medium-sized cities of funding public works, restoring heritage and promoting themselves in touristic terms, of giving visibility to cities away from cultural and creative industries’ major distribution centers. Although there is EU funding, it is the local government that plays a key role both in financing and managing such events. The application itself to the title of European Cultural Capital is the responsibility of local authorities. It is they who determine the event management’s model and accompany all the implementation steps. From the content analysis to front page stories of all editions of four daily newspapers (Público, Diário de Notícias, Jornal de Notícias and Correio da Manhã), a weekly newspaper (Expresso) and a weekly magazine (Visão) throughout 2001 and 2012 and from interviews to local policy-makers and cultural managers, it is possible to discuss public and official narratives. From that we are able to define the steps that marked the different moments of each of the events, patterns of action, the major players, planning and programming types. Through newspapers analysis, it is intended to examine the role that this traditional media has in building the event perception and in the symbolic and material existence of each of the cities. Newspapers merely discloses the events’ schedule or instead they question the role that cities, promoting such initiatives, should have as places of innovation in terms of cultural policies, artistic production and innovation, in urban and environmental regeneration, in economic revitalization, in training and creating new artists and new audiences and in boosting the confidence of local communities. Newspapers, responsible for social construction of reality, add shaping the impact these cultural events have on cities’ image, envisaged in local terms, but also in national terms, by stimulating consumption among residents and attracting visitors. This paper’s aim is to confront the media’s role, through news values, with the local government’s strategy in promoting the cities of Porto and Guimarães as cultural destinations.
- A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: O projeto “museu da paisagem”Publication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo PereiraA importância das paisagens sustentáveis tem sido palco de ampla discussão nas últimas décadas. Este artigo propõe apresentar o projeto de I&D “Narrativas e experiência do lugar: bases para um Museu da Paisagem”. Complexa na sua rede de narrativas, a paisagem engloba tanto o que é material como o imaterial: o ambiente natural ligado à terra e ao território, o ambiente edificado e o entorno social vivenciado e culturalmente construído. Impossível de encerrar entre paredes, essa paisagem global é transbordante, não se imobiliza pois é viva e dinâmica e, na sua transformação, é incessante. Na busca de uma desejada relação equilibrada e harmoniosa entre o ambiente e os seus contextos social e económico visa-se o alcance do bem-estar individual e social e a promoção da qualidade de vida das populações. Para o exercício de cidadania consciente é fundamental, antes de mais, o incremento da literacia sobre a paisagem. O Museu da Paisagem que agora se ensaia surge, assim, como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens saudáveis sendo baseado na experiência dos lugares, na interação e no diálogo com a comunidade através de uma plataforma museológica digital em que o design funciona como elemento materializante que reúne, expressa e comunica.
- As políticas e práticas culturais no seio da Rede Nacional de Teatros e CineteatrosPublication . Centeno, Maria JoãoPartindo de uma teoria da comunicação que propõe a existência de indivíduos capazes de discurso e acção e que coordenam, na e pela linguagem, as suas acções não de forma isolada, mas por expectativas de comportamento intersubjectivamente válidas, o presente trabalho examina as opções programáticas das organizações que compõem a Rede Nacional de Teatros e Cineteatros para averiguar se impulsionam movimentos que injectam, na vida política, valores que dizem respeito às relações dos indivíduos com o meio e entre si e assim contribuem para ultrapassar a reificação das práticas comunicacionais que tem ameaçado o Mundo da Vida, o espaço do mútuo respeito e da compreensão.A pesquisa desenvolvida mostra como alguns equipamentos, ao dinamizar espaços privilegiados de debate e confronto argumentativo de ideias, promovem uma relação dialógica, baseada em acções comunicacionais, na coordenação dos planos de acção das partes envolvidas e assim cumprindo o objectivo de uma vinculação fluida, construída espacial e discursivamente, com a comunidade local.
- Public relations, satisfaction and commitmentPublication . Centeno, Maria João; Pereira, Francisco José Costa; Nobre, Paula Cristina do NascimentoThe importance of the relationship with an internal public is the main focus of our research. Nowadays, the relevance attributed by Public Relations to this relationship is crucial. Our purpose is to identify two consistent models to measure the impact of an organizational relationship on its internal public. The research was conducted in nine Portuguese companies with a sample of 1244 subjects in order to study the context of the relationship and validate the identified models. The results show us the gender stereotypes in the relationship in these companies and that it is possible to identify the impact of Public Relations on a company's productivity.
- Imprensa portuguesa sobre cinema: Uma retrospectivaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo de Cinema, considerado um subgénero do Jornalismo Cultural, apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre este subgénero é quase inexistente. Uma vez que o cinema é, de entre as manifestações culturais e artísticas, uma das que tem maior presença nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística. No âmbito de uma investigação mais alargada, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado a recepção do cinema nacional e internacional e que têm sido cruciais para a construção da cultura cinematográfica dos portugueses. A primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surgiu na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar a aceleração do gosto cinematográfico (Barroso, 2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que circulou pela última vez uma publicação portuguesa especializada em cinema).