Loading...
38 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 38
- Perguntas: projetos de criação artística dos alunos de Teatro, ramo de Design de Cena Licenciatura + MestradoPublication . Espada, José; Cordeiro, MartaO projeto PERGUNTAS assenta na convicção de que o ensino artístico é um ensino experimental, que encontra a sua metodologia no regime laboratorial. É um projeto de criação artística dos estudantes de teatro, ramo de Design de Cena Licenciatura + Mestrado.
- Jornadas internacionais de cenografia e figurinosPublication . Dias, Fernando Rosa; Cordeiro, Marta; Morais-Alexandre, PauloEsta edição incorpora as actas das primeiras Jornadas Internacionais de Cenografia e Figurinos (International Journeys on Scenography and Costumes). Este evento é uma primeira actividade, a que se deseja dar continuidade e que se encontra integrada num projecto mais abrangente em torno dos Estudos de Cenografia e Figurinos em Portugal (Cenography and Costume Studies in Portugal). Como síntese dos trabalhos, pretendem-se efetuar estudos de documentação e pensamento sobre a cenografia e os figurinos em Portugal, realizando exposições, jornadas de discussão e produção ensaística, e várias edições com estudos sobre a construção plástica do espetáculo em Portugal, além da preparação de um Dicionário da Cenografia e dos Figurinos em Portugal.
- Do efeito ao paradigma: Narciso, Medusa e PigmaliãoPublication . Cordeiro, MartaO artigo pretende caracterizar a relação entre espectadores e imagens e, para tanto, utiliza as figuras paradigmáticas de Narciso, Medusa e Pigmalião, que são, rotineiramente, utilizadas para falar de imagens. Frequentemente, Narciso é associado à autorrepresentação; Medusa à fotografia e à morte, e Pigmalião ao simulacro. No entanto, numa breve nota de rodapé, W. J. T. Mitchell associa essas figuras mitológicas aos “efeitos” que as imagens provocam nos espetadores, aceção que denuncia uma dada relação entre espetadores e imagens. É esse o ângulo adotado nesta análise, que procura, então, expandir a referência de Mitchell e assumir que os três mitos contêm os elementos principais que caracterizam a relação entre espetadores e imagens.
- Figuras de alteridade: do monstro ao anormalPublication . Cordeiro, MartaA proposta é a de pensar o animal enquanto figura de alteridade: como definir o humano, o que é especificamente humano, se não a partir do que lhe é estranho? Neste caso, o animal pode ser igualmente o monstro e o anormal, figuras que atestam o valor da humanidade por oposição e como avessos do corpo e da alma.
- Jenny Saville, a marcaPublication . Cordeiro, MartaO artigo explora a divisão entre corpo e alma e a passagem do paradigma do corpo organismo para o do corpo mecanismo. Neste contexto, detém-se sobre as possibilidades da cirurgia estética e a sua relação com o corpo feminino, através da análise da obra Plan e Matrix, da pintora Jenny Saville.
- O óptico e o háptico: o indivíduo e a cidadePublication . Cordeiro, MartaConsidera-se as concepções do espaço que opõem o óptico ao háptico enquanto sistemas de pensamento capazes de serem operacionalizados através da forma como uma dada formação social constrói modelos que gerem a existência dos indivíduos e do espaço por eles vivido. Óptico e háptico designam tipologias de relação entre os indivíduos e o espaço que implicam formas de pensar e estar no mundo – estas tipologias são pensadas a partir dos exemplos da cidade descrita n´A República de Platão e na proposta da Nova Babilónia de Constant Nieuwenhuys. Cada uma destas cidades (ideais e utópicas) engendra um determinado modelo de sujeito e, reciprocamente, é determinada pela forma como o indivíduo é pensado.
- Ver-se como imagem. Beleza e estilo nos mediaPublication . Cordeiro, MartaA liberdade e responsabilidade contemporânea na criação e difusão, por parte dos indivíduos, do seu estilo de vida implica importar para a designação de “estilo de vida” o conceito de beleza. A avaliação do “estilo” ou beleza depende das directivas fornecidas pelos media, especialmente através da sua comparação com as “celebridades”, entidades que, ao serem reconhecidas publicamente, são adoptadas como modelos de conduta e de beleza. O mercado de massas apresenta a beleza como um conceito aparentemente democrático: qualquer indivíduo pode ser belo desde que se molde às directivas do mercado. O artigo problematiza a suposta democraticidade no acesso à beleza por parte dos indivíduos e foca a necessidade contemporânea dos indivíduos se verem, à semelhança das celebridades, como imagens.
- O corpo como imagem e as imagens do corpo na contemporaneidadePublication . Cordeiro, Marta; Gamito, Maria JoãoA tese distingue o corpo de duas entidades a ele associadas – a alma e a carne – e fá-lo partindo da metafísica platónica e da sua subsequente apropriação pelo catolicismo. Isolar o corpo permite pensá-lo como imagem, sendo fundamental a forma como, no corpo, se expressam os valores de determinada época e que coincidem com a virtude católica, com o ajustamento social da modernidade ou com a adequação ao mercado de massas na contemporaneidade. Defende-se que o corpo é uma imagem que, actualmente, é modelada por outras imagens, especialmente as difundidas pelos media na figura das designadas celebridades. Aproxima-se o corpo das características e qualidades que definem uma imagem e utiliza-se esta proximidade para justificar a sedução que as imagens dos media realizam sobre os indivíduos. Seguidamente, reflecte-se acerca da forma como espectador e imagem se relacionam e utiliza-se a figura de Narciso, Medusa e Pigmalião para dar conta das possibilidades desta relação. São as mesmas figuras mitológicas que percorrem a análise de exemplos quotidianos de indivíduos que transformam os seus corpos de acordo com o modelo de uma celebridade e que apontam algumas das alternativas possíveis relativamente à construção de um corpo feita à imagem de um modelo. Os exemplos analisados são, essencialmente, retirados de reality shows televisivos devido ao facto destes concursos serem zonas que mesclam o quotidiano com o espaço dos media e aproximarem os concorrentes das celebridades.
- O corpo como imagem: as celebridades como modelosPublication . Cordeiro, MartaO artigo reflecte acerca da forma como os indivíduos constroem o seu corpo e aparência a partir do exemplo avançado pelas celebridades. Para tanto, pensa o corpo enquanto imagem e apresenta argumentos que aproximem as características do corpo das da imagem socorrendo-se, como ponto de partida, da distinção católica entre alma, corpo e carne, que isola a entidade corpo. Discute, também, a forma como as celebridades se instituem como modelos a seguir, referindo a sua circulação mediática na forma de imagem e, seguidamente, analisa a relação entre o corpo dos indivíduos e o modelo das celebridades. Aqui, parte das dimensões da imagem picture e image e da sua relação com a palavra.
- A escola, o sítio das perguntasPublication . Cordeiro, MartaA escola precisa de eleger objectivos e encontrar metodologias eficazes para os cumprir. Pensa-se a escola a partir da prioridade de garantir a igualdade entre os indi-víduos, de forma a perseguir a igualdade social. Discute-se o papel da escola na repro-dução das desigualdades, introduzindo-se a relação entre o capital económico e o capi-tal cultural. Como estratégia para uma possível mudança na escola, assume-se a im-portância da investigação: a escola deve preocupar-se em ensinar os alunos a investi-gar, preparando-os para a incerteza do futuro, para a adaptação a contextos variados e para a auto-realização. Esta alteração tem em conta o ensino por projecto. As reflexões dirigem-se à escolaridade obrigatória, em particular até ao 9º ano, antes da iniciação à especialização.