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  • A utilização do sensor de dióxido de carbono em contextos de prática pedagógica supervisionada: propostas didáticas para a disciplina de ciências naturais e para a participação em saúde ambiental
    Publication . Valente, Bianor; Soares, Laura; Mendonça, Inês; Cardoso, Ana Filipa; Silva, Maria João
    Neste capítulo apresenta-se um conjunto de propostas didáticas que foram construídas no âmbito da prática pedagógica supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Considerou-se que a utilização de sensores de dióxido de carbono pode constituir uma estratégia facilitadora da compreensão, por parte dos/as alunos/ as do ensino básico, do papel daquele gás em diferentes fenómenos (como as combustões, a respiração celular e a fotossíntese), assim como da relação destes fenómenos com a qualidade do ar interior e exterior e as alterações climáticas. As propostas de trabalho foram elaboradas e desenvolvidas para aulas de Ciências Naturais de 5º e 6º ano. Em cada proposta são apresentados os objetivos, os conteúdos, as atividades, os recursos e avaliação. Através da triangulação de dados, obtidos pela observação e análise das produções dos/as alunos/as, avaliou-se a eficácia das propostas, tendo sido constatado o reconhecimento, pelos/ as alunos/as: i) das combustões como fontes de dióxido de carbono para o ar, contribuindo para a diminuição da sua qualidade; ii) da contribuição do ar expirado para a baixa qualidade do ar das salas de aula, quando não ventiladas. Constatou-se ainda que a utilização do sensor de dióxido de carbono decorreu sem dificuldades técnicas e contribuiu para aprendizagens matemáticas, nomeadamente da leitura de diferentes representações de dados e de significação das grandezas e valores monitorizados. A utilização do sensor de dióxido de carbono, para exploração de ambientes bem conhecidos das crianças, situou e contextualizou as aprendizagens, diminuindo o nível de abstração das mesmas e aumentando o interesse e participação dos/as alunos/as em Saúde Ambiental e na aprendizagem da Ciência e da Tecnologia
  • O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental
    Publication . Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Clarisse
    O projeto de investigação Eco-sensors4Health tem como objetivo o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) do quotidiano, como os sensores, na criação de ambientes saudáveis e sustentáveis na escola. Complementarmente, o projeto de investigação TEL@FTELab (Technology Enhanced Learning@Future Teacher Education Lab) investiga como uma formação enriquecida com tecnologia pode melhorar a preparação docente. A investigação apresentada neste artigo foi desenvolvida no contexto destes dois projetos e criou um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a sensibilização para a saúde ambiental, através do uso de sensores na formação docente. Os referidos cenários centramse em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar (através da concentração de dióxido de carbono no ar). A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar os cenários de aprendizagem e perspetivar práticas pluridisciplinares dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças para eco-inovarem em saúde ambiental.
  • Utilizar eco-sensores na exploração da saúde ambiental: Das salas de aula ao espaço exterior na formação docente
    Publication . Silva, Maria João; Caseiro, Ana; Rodrigues, Margarida; Valente, Bianor; Melo, Nuno; Almeida, António; Nunes, Maria
    A investigação apresentada neste artigo desenvolveu um conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para promover a exploração da saúde ambiental na formação docente, utilizando eco-sensores em diversos espaços interiores e exteriores à escola. Os referidos cenários centram-se em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o som e a qualidade do ar, especificamente a concentração de dióxido de carbono no ar. A avaliação do uso dos sensores para explorar estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível validar práticas pluridisciplinares de utilização dos sensores em saúde ambiental na formação docente inicial e perspetivar práticas dos/as futuros/as docentes no empoderamento das crianças, para eco-inovarem em saúde ambiental.