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Advisor(s)
Abstract(s)
O projeto de investigação Eco-sensors4Health tem
como objetivo o uso de tecnologias de informação e comunicação
(TIC) do quotidiano, como os sensores, na criação de ambientes
saudáveis e sustentáveis na escola. Complementarmente, o
projeto de investigação TEL@FTELab (Technology Enhanced
Learning@Future Teacher Education Lab) investiga como uma
formação enriquecida com tecnologia pode melhorar a
preparação docente. A investigação apresentada neste artigo foi
desenvolvida no contexto destes dois projetos e criou um
conjunto de cenários pluridisciplinares de aprendizagem para
promover a sensibilização para a saúde ambiental, através do uso
de sensores na formação docente. Os referidos cenários centramse
em diversas dimensões da saúde ambiental das escolas, como o
som e a qualidade do ar (através da concentração de dióxido de
carbono no ar). A avaliação do uso dos sensores para explorar
estas dimensões da saúde ambiental da escola tornou possível
validar os cenários de aprendizagem e perspetivar práticas
pluridisciplinares dos/as futuros/as docentes no empoderamento
das crianças para eco-inovarem em saúde ambiental.
Description
Keywords
Sensores Formação docente Saúde ambiental Tecnologias da informação
Citation
Silva, M. J., Caseiro, A., Rodrigues, M., Valente, B., Melo, N., Almeida, A., Nunes, C. (2017) O projeto Eco-sensors4Health na formação docente: Os sensores na sensibilização para a saúde ambiental in Ponte, C., Dodero, J. M., Silva, M. J. (2017) Atas do XIX Simpósio Internacional de Informática Educativa e VIII Encontro do CIED – III Encontro Internacional. (17-22) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais