ESML - Artigos
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Recent Submissions
- Músicos militares ilustres: Sousa Morais (1860-1919)Publication . Correia, Luís Miguel ToméMaestro e compositor de talento, cujas rapsódias de melodias populares portuguesas foram modelo de referência, entre outras obras que se têm mantido nos mais variados programas de concerto, nomeadamente a que considerava a sua obra prima: A Viagem do Gama – Ode sinfónica (1898). João Carlos de Sousa Morais nasceu em Coroada, Valença a 29 de setembro de 1860. Estuda música com António Duarte Argar e consta que tocou flautim, clarinete e violino. Aos 12 anos e um dia (30-9-1872) inicia a sua carreira de músico militar no Batalhão de Caçadores 7 sediado na sua terra. Mais tarde encontramo-lo como contramestre da banda do Regimento de Infantaria 2 em Lisboa, onde fez dois anos de Harmonia no Conservatório. Em Março de 1885 é promovido a Mestre de Música, função que exerce posteriormente em Beja na chefia da banda do RI 17 e na banda do RI 4 em Elvas onde se manteve até novembro de 1897. Durante a sua permanência no Alentejo foi ainda maestro da banda da Casa Pia de Évora e da orquestra do Círculo Eborense.
- Músicos militares ilustres: Marcos Romão: centenário do nascimentoPublication . Correia, Luís Miguel ToméSolista de Orquestra, Compositor, Maestro, Chefe de Banda Militar e eminente Professor de Clarinete do Conservatório Nacional, Marcos Romão dos Reis Júnior nasce em Loures a 6 de Março de 1917 e cedo começa a estudar música na Banda dos Bombeiros local, onde desde logo é notada a sua destreza no clarinete. Em 1933, com 16 anos, ingressa na Banda da Armada, é promovido a cabo no ano seguinte e prossegue os seus estudos no Conservatório Nacional. Conclui o curso em 1937 com a nota máxima (20 valores) na classe de instrumentos de palheta do professor Abílio Meireles, aí estuda também composição com Croner de Vasconcelos. Entretanto concorre e ascende a 1º Sargento nesse ano, a Sargento Ajudante chegará em 1949. Foi ainda vencedor do 1.º Prémio de Clarinete da Emissora Nacional em 1947, donde parte para Paris como bolseiro da Fundação Gulbenkian, para estudar com Ulysse Délècluse.
- Músicos militares ilustres: os Fernandes FãoPublication . Correia, Luís Miguel ToméJá em artigos anteriores temos abordado famílias que se evidenciaram na música em Portugal com fortes ligações às instituições militares, nomeadamente Neuparth, Croner e Pestana; desta vez detenho-me sobre um outro exemplo que se destacou na 1ª metade do séc. XX, porque como escreveu Gomes Monteiro na Revista ABC a 19 de janeiro de 1922: “Ao falarmos da numerosa família Fernandes Fão temos a impressão de estarmos contemplando uma partitura de Wagner. Tudo ali é harmonia, ritmo, orquestração... música. Do progenitor Constantino Fernandes Fão, um grande amador musical, todos os filhos saíram músicos... e de categoria.(...)”
- Músicos militares ilustres: Capitão Sílvio Pleno: in memoriamPublication . Correia, Luís Miguel ToméA 17 de novembro do passado ano (2015) aos 83 anos, faleceu um dos mais estimados músicos militares deste país, conforme atestam as homenagens feitas recentemente pela Sociedade Portuguesa de Autores (a 7jan2015, disponível no YouTube) e a edição do livro: Maestro Capitão Sílvio Pleno – Viajante com Bagagem de João Florindo (2014). Nascido em Pampilhosa do Botão, Mealhada a 16 de junho de 1932, Sílvio Lindo Pleno descende de uma família com fortes ligações à música, o seu avô e pai eram músicos, compositores e regentes, pelo que ainda antes de ir para a escola primária já tocava flautim na Filarmónica Pampilhosense. Fez o 7º ano do Liceu em Coimbra e por essa altura, numa orquestra de baile também dirigida pelo seu pai, tocava bateria de jazz, clarinete e saxofone(!).
- Músicos militares ilustres: a dinastia musical CronerPublication . Correia, Luís Miguel ToméO PAI – JOSEPH CRONER, nasceu em Hesse, Frankfurt-am-Main em 1787, e como outros músicos estrangeiros veio para Portugal (provavelmente com Gomes Freire) e foi Mestre de música de Infantaria 4. Casou em Lisboa em 1815 com Ana da Piedade de quem teve dois filhos ilustres músicos: António José e Rafael José. Em 1831 José Croner tomou parte na revolta contra o governo absolutista, como consequência disso foi preso e condenado à morte pelos miguelistas. A pena viria a ser comutada em prisão perpétua, no entanto após a vitória da causa constitucional/liberal foi solto em 1834 (Borba e L. Graça 1956: I 386). Infelizmente pouco tempo mais viveu, provavelmente devido às sequelas da prisão, morrendo possivelmente em 1835. Por este facto cedo os filhos tiveram que começar a trabalhar para o sustento da família assentando praça no batalhão naval.
- Músicos militares notáveis: Eduardo Neuparth (1784-1871)Publication . Correia, Luís Miguel ToméTendo-se iniciado uma série de eventos comemorando o bicentenário da ida da Corte para o Brasil e das Invasões Francesas, criando assim um crescente interesse no tratamento de vários aspectos históricos em torno das Guerras Peninsulares, importa no que diz respeito aos músicos militares em Portugal abordar a figura do alemão Erdmann Neuparth. Personagem transversal a estes acontecimentos, e que nos deixou relato na primeira pessoa, participa nas guerras e mais tarde é músico na corte de D. João VI. Como tive ocasião de salientar na minha Dissertação de Mestrado - Bandas e Músicos Militares em Portugal - a sua autobiografia é um documento raro e crucial para o conhecimento da actividade do músico militar em Portugal no XIX. Neste exemplo salientam-se as similitudes com a condição do músico errante na Europa de oitocentos, pois a banda militar não é parte intrínseca do quartel, mas um apêndice contratado para uma função acessória, mais social do que militar. Daí a facilidade com que este músico passa por várias facções opostas durante as guerras napoleónicas. Podendo ser este caso um exemplo extremo do músico romântico aplicado à vida militar, idealista, empreendedor, que a troco da oportunidade de continuar a exercer a sua arte deambula pelos mais diversos locais e patrões, constituindo-se assim através da vida de E. Neuparth o retrato do músico militar no séc. XIX.
- Músicos militares notáveis: Francisco António Norberto dos Santos Pinto (1815-1860)Publication . Correia, Luís Miguel ToméO nome de Santos Pinto surge este ano em destaque devido há redescoberta que vem sendo feita da sua obra. O meu primeiro contacto com a obra do compositor foi numa actuação com a Orquestra Sinfonia B, há já alguns anos, por intermédio do Maestro César Viana, que recuperara algumas partituras do autor para apresentação em concerto. Entretanto, no passado ano realizaram-se várias audições de obras deste compositor (uma das quais especificarei em pormenor mais adiante) como: quartetos de cordas pelo Quarteto do Conservatório Nacional (no Palácio Foz, com comentários de César Viana), repertório de câmara para metais pela classe do Professor José Augusto Carneiro (Conservatório Nacional) e até uma transmissão pela Antena 2 (11-10-2006) da obra sinfónica "Canção da Serra", pela Orquestra da RDP, Maestro Silva Pereira, num concerto efectuado no S. Luiz a 1-2-1986.
- Músicos militares notáveis: Manuel Joaquim (1894-1986)Publication . Correia, Luís Miguel ToméEscolhi para iniciar esta nova rubrica regular, uma personalidade maior do século XX, que passando vinte anos da sua morre, embora muito conhecida no meio académico da musicologia, não o é no meio da música militar. Por isso aqui se pretende ao mesmo tempo homenagear figuras importantes deste meio, já desaparecidas, ou mesmo injustamente esquecidas, e sublinhar as suas contribuições para a música em Portugal pelo seu extraordinário exemplo de vida. É este o caso de MANUEL JOAQUIM, que nasce a 21 de Outubro de 1894 em Tinbela de Monforte, concelho de Valpaços, distrito de Vila Real de Trás-os-Montes. Músico militar de 1909 a 38, Chefe da Banda de Infantaria 14 em Viseu, musicólogo, conferente, investigador e articulista, Cavaleiro da Ordem Militar de Avis, veio a falecer aos 91 anos, em Coimbra a 28 de Março de 1986, e está sepultado em Viseu sua terra de eleição.
- O bacharelato em formação musical – Escola Superior de Música de LisboaPublication . Pinheiro, JoãoAo começar esta intervenção gostaria de agradecer à Direcção da APEM e à comissão organizadora deste seminário o convite que me foi feito enquanto responsável e coordenador do Bacharelato em Formação Musical da Escola Superior de Música de Lisboa a fim de vir aqui apresentar esta nova formação profissional de professores de Formação Musical, em funcionamento há já dois anos. Este convite confirma o lugar de destaque que este curso está já a ter no meio musical português, sendo o primeiro curso superior de formação de professores para o ensino específico da Música nas escolas vocacionais. Começarei por fazer uma breve análise do que, para mim, são os verdadeiros objectivos da Formação Musical e os seus conteúdos, fazendo seguidamente a descrição dos meios que pusemos ao dispor dos nossos alunos do curso de Formação Musical, apresentando a sua estrutura e organização assim como os seus conteúdos e suas orientações pedagógicas.
- The role of art in coastal and marine sustainabilityPublication . Matias, Ana; Carrasco, A. Rita; Pinto, Bruno; Reis, JaimeSustainability is a universal goal that requires balancing social, economic and environmental dimensions, and that applies to both terrestrial and marine environments. Several authors argue that arts are valuable tools to frame and engage with current environmental issues related to sustainability, including pollution, climate change and biodiversity loss. Accordingly, our research question is: What is the role of art in the sustainability of coasts and seas? We searched our research question on the two most important scientific databases of articles (Scopus and Web of Science) and retrieved 1,352 articles. We narrowed the articles to 79 studies that actually address our question through screening. The dataset describes a variety of artworks from the four art categories (literary, media, performing and visual) around the world, although the more frequent countries are the US, the UK and Australia. We found that visual arts are more common (~40%), and engagement is a highlighted pursued impact (~40%) by these artistic practices. Other authors also intend to promote marine conservation and restoration, management, education and activism. Only 19 articles of the dataset measured the impact of artistic activities on their audience. This subset shows evidence of art contributions to sustainability mainly through raising awareness, learning, and promoting engagement and enjoyment of project participants. Through this work, we set the current state of knowledge on this emerging topic, and argue that further research and new strategies of impact measurement are needed to thoroughly understand the effect of art on coastal/marine sustainability.