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- Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitosPublication . Cardona, Maria JoãoA definiÁ„o de conceitos est· sempre relacionada com a especificidade do contexto, com o espaÁo e tempo em que È feita, n„o havendo boas nem m·s definiÁıes. N„o h· definiÁıes ̇nicas, estando estas dependentes do ponto de vista de quem as apresenta. Partir deste princÌpio È fundamental para n„o reforÁar pressupostos redutores que impedem considerar a verdadeira amplitude e complexidades das questıes analisadas. Falando de Pedagogia da EducaÁ„o PrÈ-escolar , h· de imediato 3 conceitos que È importante tentar definir: Pedagogia ; EducaÁ„o ; PrÈ-escolar . Os trÍs tÍm significados demasiado vastos que impedem uma ̇nica e simples definiÁ„o, articulando-se com outros conceitos vizinhos que muitas vezes confundimos
- Políticas da diferença e desigualdades sociais: discussões inadiáveis na formação de professores para as séries iniciais dos interiores multiculturais do BrasilPublication . Pessoa, Maria do SocorroUma consulta aos Referenciais para FormaÁ„o de Professores, da Secretaria de EducaÁ„o Fundamental, do MinistÈrio da EducaÁ„o do Brasil, do ano de 1999, nos leva a concluir que este assunto È pauta importante nas discussıes sobre o tema. E n„o sÛ: h· uma ìintenÁ„oî sÈria de proporcionar condiÁıes para que se concretize uma formaÁ„o docente que atenda ‡s peculiariedades da populaÁ„o brasileira. Esses Referenciais foram publicados pelo MinistÈrio de EducaÁ„o e Cultura do Brasil (MEC) apÛs a divulgaÁ„o dos Par‚metros Curriculares Nacionais (PCNs) e, como diz o prÛprio texto desse documento
- Línguas estrangeiras no 1º cicloPublication . Ribeiro, José Orlando StrechtLegislação recente veio criar o contexto necessário para a implementação alargada do ensino obrigatório da língua inglesa aos mais novos no nosso país. Actualmente, uma educação sem as línguas é uma educação amputada e incompleta, já que o multilinguismo generalizado é o futuro da Europa. Para além dos pressupostos de ordem cultural, social e económica para a sua inclusão nos currículos, a aprendizagem das línguas enfatiza a promoção do desenvolvimento pessoal e social que o reconhecimento e a estima por outras formas particulares de interpretar o universal proporciona, não se limitando a dotar os alunos com um dispositivo de natureza profissional ou de utilidade turística. Dentro desta perspectiva, a aprendizagem da L.E. serve cabalmente as finalidades de um projecto educativo multicultural e multilingue, e à educação para a literacia intercultural baseada na aprendizagem de L.E. cabe o papel de reconciliar a escola com a vida social tal como ela é, complexa e plural, sem produzir ou reforçar fenómenos de marginalidade, de xenofobia ou de exclusão. Para tal são necessários professores com preparação adequada, isto é, com sólida formação linguístico-comunicativa e pedagógicodidáctica. As metodologias de ensino das L.E. no 1º Ciclo excedem a releitura trivial do legado da didáctica das línguas, para se lançarem na edificação de um paradigma e de uma linguagem admiravelmente multifacetados, onde o elevado nível de integração de uma infinidade de componentes e de estímulos redefine o alcance do processo de aprender uma L.E., abrindo-lhe perspectivas completamente novas e surpreendentes, na observância da necessidade absoluta da articulação vertical das aprendizagens entre os dois primeiros ciclos do Ensino Básico.
- O lugar do umPublication . Nabuco, Maria EmíliaO Projecto A PAR pretende colmatar problemas graves de faltas de apoios efectivos para as famílias com crianças entre os zero e os três anos de idade. Nas populações da periferia das grandes cidades agravam-se a falta de vinculação afectiva entre pais e filhos e os consequentes problemas de iliteracia, numeracia e baixa auto-estima nos adultos e crianças. Dirigese o projecto neste momento a populações carenciadas, de modo a envolver desde muito cedo os pais na educação das suas crianças e a estabelecerem com ela um vínculo efectivo estável. Pretende o projecto ajudar também os pais a encorajar nas suas crianças o desenvolvimento de predisposições positivas para a aprendizagem, sendo a ludicidade e as expressões (música, movimento, poesia, literatura, dramatização) os veículos promotores dessa mesma aprendizagem Desta forma, espera contribuir para a saúde, o bemestar, a criatividade e o desenvolvimento das comunidades onde neste momento está a ser implementado, bem como para o desenvolvimento integral e a melhoria educacional das crianças desde o seu nascimento, em conjunto com os seus pais e cuidadores. Espera ainda contribuir para a construção de um currículo de Educação Parental, contribuindo deste modo para a formação dos cuidadores de crianças da faixa etária dos zero aos três anos, tendo em conta as diferentes etapas do desenvolvimento.
- O design do manual escolarPublication . Carvalho, GraçaO manual escolar, pelas suas características, é um produto de design gráfico, disciplina que tardou a desenvolver-se em Portugal. Após o 25 de Abril, as editoras escolares expandiram-se, e a globalização do ensino teve como consequência o aumento do número de manuais escolares. O desenvolvimento do design gráfico está intimamente ligado ao desenvolvimento da tecnologia informática, contribuindo fortemente para a alteração das características do manual escolar, sendo a mais notória a importância dada à imagem como portadora de informação. Sem investigação que suporte o seu actual formato, nem formação dos professores que permita explorar as suas novas potencialidades, interrogamo-nos sobre a sua eficácia. O campo da teoria da imagem é vasto e a sua aplicação, quer na realização, quer na exploração pedagógica do manual escolar, exige alguma sistematização que procuramos apresentar.
- Músicos militares notáveis: Eduardo Neuparth (1784-1871)Publication . Correia, Luís Miguel ToméTendo-se iniciado uma série de eventos comemorando o bicentenário da ida da Corte para o Brasil e das Invasões Francesas, criando assim um crescente interesse no tratamento de vários aspectos históricos em torno das Guerras Peninsulares, importa no que diz respeito aos músicos militares em Portugal abordar a figura do alemão Erdmann Neuparth. Personagem transversal a estes acontecimentos, e que nos deixou relato na primeira pessoa, participa nas guerras e mais tarde é músico na corte de D. João VI. Como tive ocasião de salientar na minha Dissertação de Mestrado - Bandas e Músicos Militares em Portugal - a sua autobiografia é um documento raro e crucial para o conhecimento da actividade do músico militar em Portugal no XIX. Neste exemplo salientam-se as similitudes com a condição do músico errante na Europa de oitocentos, pois a banda militar não é parte intrínseca do quartel, mas um apêndice contratado para uma função acessória, mais social do que militar. Daí a facilidade com que este músico passa por várias facções opostas durante as guerras napoleónicas. Podendo ser este caso um exemplo extremo do músico romântico aplicado à vida militar, idealista, empreendedor, que a troco da oportunidade de continuar a exercer a sua arte deambula pelos mais diversos locais e patrões, constituindo-se assim através da vida de E. Neuparth o retrato do músico militar no séc. XIX.
- On the role of value systems to promote the sustainability of collaborative environmentsPublication . Abreu, António; Camarinha-Matos, Luis M.The establishment of a common value system is an important element for the sustainability of collaborative networks. However, since the networks are typically formed by heterogeneous and autonomous entities, it is natural that each member has its own set of values and effort to align the various value systems is therefore necessary. In this context, the role of value systems in the virtual organization breeding environment is discussed under the assumption that the promotion of cooperation is based on the reciprocity mechanism. Example scenarios are included in the discussion and illustrations are given based on data from real networks.
- Half‐sandwich scorpionate vanadium, iron and copper complexes: synthesis and application in the catalytic peroxidative oxidation of cyclohexane under mild conditionsPublication . Silva, Telma F. S.; Alegria, Elisabete; Martins, Luisa; Pombeiro, ArmandoThe new half‐sandwich scorpionate complexes [hydridotris(1‐pyrazolyl)methane]vanadium trichloride, ([VCl3{HC(pz)3}] 1 (pz=pyrazolyl), [tris(1‐pyrazolyl)methanesulfonate]vanadium trichloride, [VCl3{SO3C(pz)3}] 2 , [hydrido(1‐pyrazolyl)methane]iron dichloride, [FeCl2{HC(pz)3}] 3 , lithium [tris(1‐pyrazolyl)methanesulfonate]dichloroferrate, Li[FeCl2{SO3C(pz)3}] 4 , and [tris(1‐pyrazolyl)methanesulfonate]copper chloride, [CuCl{SO3C(pz)3}] 5 were synthesized, characterized and shown to act, as well as the related (tripyrazolylmethane)copper dichloride, [CuCl2{HC(pz)3}] 6 , as selective catalysts (or catalyst precursors) for the peroxidative oxidation (with hydrogen peroxide) of cyclohexane to cyclohexanol and cyclohexanone, under mild conditions (at room temperature and using an aqueous solution of H2O2). The iron complexes are the most active ones (reaching TON values up to ca. 690), the effects of a variety of factors are reported and the reaction is shown to proceed via both C‐ and O‐centred radical mechanisms, conceivably involving a metal‐based oxidant.