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- «An act of pure inspiration»: o papel da melodia original nos solos de Lee KonitzPublication . Prazeres, Gonçalo; Pinheiro, RicardoO presente artigo tem como objectivo principal examinar os mecanismos através dos quais Lee Konitz recorre à melodia de standards de jazz no âmbito do seu processo improvisativo. Partindo da transcrição e análise detalhada de cinco solos improvisados, e utilizando o método de análise temática, procedeu-se à identificação de ideias melódicas provenientes dos temas sobre as quais o saxofonista constrói alguns dos seus solos. Concluiu-se que Lee Konitz, para além de citar claramente a melodia dos standards de jazz sobre os quais improvisa, recorre também com frequência à utilização de algumas das suas notas enquanto notas-alvo, assim como também ao desenvolvimento de motivos melódicos inspirados nessa mesma melodia.
- Aprender a ler música sem partituraPublication . Cruz, Cristina Brito DaAprendemos a falar ouvindo, balbuciando sons, reconhecendo palavras, imitando, repetindo, percebendo, experimentando e “improvisando” frases. Falando, vamos aprendendo a pensar e a comunicar. Só passados uns anos aprendemos a ler. Fazer música antes de aprender a ler, antes mesmo de tocar um instrumento, é o percurso pedagógico que escolhemos para os nossos alunos. Neste workshop, a canónica trindade “ritmo - melodia - harmonia” estará presente em jogos, lengalengas e canções tradicionais que permitem ~ a crianças, jovens ou adultos - aprender brincando. Servir-nos-emos de sons, de palavras e de movimento e usaremos técnicas seculares como nomes de notas ou fonomímicas. Cantar e associar sílabas ou gestos à duração e à altura relativa dos sons (em linhas melódicas ou sequências harmónicas) desenvolve a audição, a memória, permite imitar com mais precisão, ouvir interiormente, “ler música” sem perder o contacto visual com o professor e “reagindo musicalmente”. Estas técnicas favorecem a concentração e o “saber estar” em grupo e permitem “visualizar” o desenvolvimento auditivo dos alunos, saber' em “tempo real” como ouvem/percebem música ou, simplesmente, se estão a ouvir/perceber. Queremos que os nossos alunos aprendam a ler, cantando, (inicialmente) sem partitura e com prazer.
- Artur Santos e a etnomusicologia em Portugal (1936-1969)Publication . Cruz, Cristina Brito DaO Professor Artur Santos é por muitos recordado pela qualidade inquestionável da docência que exerceu no Conservatório Nacional de Lisboa. A sua carreira profissional foi mais vasta, desenvolvendo-se no âmbito da música erudita como pianista, compositor e professor e, no da música tradicional, como etnomusicólogo. O artigo agora publicado tem o mesmo título da Dissertação de Mestrado em Ciências Musicais (2001), orientada pela Profª. Drª. Salwa Castelo Branco. Este trabalho de investigação permitiu um conhecimento aprofundado do trabalho etnomusicológico que Artur Santos realizou, incluindo documentação escrita, gravações sonoras, fotografias e filmes etnográficos, na sua maioria inédita, para além das colecções de discos (Beira Baixa e Beira Alta, Ilhas Terceira, de S. Miguel e de Santa Maria) e catálogos de exposições editados (Angola e Ilha de Santa Maria). A documentação que produziu, o seu empenho em institucionalizar a etnomusicologia em Portugal, a divulgação internacional que fez da Música Tradicional Portuguesa e o reconhecimento que os seus trabalhos tiveram a nível nacional e internacional, destacam-no como precursor da moderna etnomusicologia em Portugal.
- O bacharelato em formação musical – Escola Superior de Música de LisboaPublication . Pinheiro, JoãoAo começar esta intervenção gostaria de agradecer à Direcção da APEM e à comissão organizadora deste seminário o convite que me foi feito enquanto responsável e coordenador do Bacharelato em Formação Musical da Escola Superior de Música de Lisboa a fim de vir aqui apresentar esta nova formação profissional de professores de Formação Musical, em funcionamento há já dois anos. Este convite confirma o lugar de destaque que este curso está já a ter no meio musical português, sendo o primeiro curso superior de formação de professores para o ensino específico da Música nas escolas vocacionais. Começarei por fazer uma breve análise do que, para mim, são os verdadeiros objectivos da Formação Musical e os seus conteúdos, fazendo seguidamente a descrição dos meios que pusemos ao dispor dos nossos alunos do curso de Formação Musical, apresentando a sua estrutura e organização assim como os seus conteúdos e suas orientações pedagógicas.
- Bernardo Sassetti, Motion (CD Clean Feed Records, 2010)Publication . Pinheiro, RicardoCD MOTION constitui o último registo fonográfico do trio liderado pelo recentemente falecido pianista e compositor Bernardo Sassetti. Editado em 2010 pela conceituada editora nacional Clean Feed, este trabalho é composto por catorze peças, doze das quais da autoria do pianista. Para o acompanhar, Sassetti conta com os habituais membros do seu trio: o contrabaixista Carlos Barretto e o baterista Alexandre Frazão.
- Brad Mehldau, jazz and the pop-rock repertoire: highbrow and lowbrowPublication . Diniz, Alexandre; Pinheiro, RicardoBrad Mehldau’s adaptations of pop-rock repertoire had a significant impact in contemporary jazz practices and discourses and contributed considerably to stimulate the discussion around canon and artistic value in jazz. Taking the binomials jazz/not jazz and highbrow/lowbrow as a point of departure (Levine 1988, Walser 2007, Meisel 2010, Swirski & Vanhanen 2017, Ake 2019), we analyze to what extent the process of choice of the repertoire recorded by American pianist Brad Mehldau defied stratified constructions on art in the context of the jazz milieu.
- Composição e informática musical: breve relato do percurso de um compositor na primeira pessoaPublication . Caires, CarlosNeste artigo, discuto a origem do software de micromontagem IRIN à luz da minha experiência prévia no domínio da composição instrumental e mista. São apresentados vários exemplos de como a pratica de composição e o desenvolvimento informático se influenciaram mutuamente ao longo de vários anos, bem como os resultados mais importantes do software em causa.
- Conceito de educação musical de Zoltan Kodály e teoria de aprendizagem musical de Edwin Gordon: uma abordagem comparativaPublication . Cruz, Cristina Brito DaEscrever um artigo que, sem a pretensão de ser exaustivo, apontasse semelhanças no modo de pensar a Educação e a Aprendizagem Musicais de Kodály e Gordon, tornou-se para mim uma necessidade quase compulsiva, depois de frequentar o Seminário promovido pela APEM e ministrado pelo próprio Prof. Gordon nos dias 3 e 4 de Novembro de 1995.
- (De)Constructing jazz through its performers, repertoire, and musical process: a comparison between Herbie Hancock’s boundary-defying albums Possibilities and River: the Joni LettersPublication . Pinheiro, Ricardo; Diniz, Alexandre H. de SousaABSTRACT - The main goal of this article is to address the problem with the construction of the concept of jazz, through the comparison between Herbie Hancock’s Possibilities (2005) and River: The Joni Letters (2007) albums. While River is commonly accepted by most critics as a ‘jazz album’, Possibilities presents a set of features that places it in a non-consensual territory in terms of labelling.
- Dynamics and orchestral effects in late Eighteenth-Century portuguese organ music: the works of José Marques e Silva (1782-1837) and the organs of António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828)Publication . Vaz, JoãoA maioria dos órgãos históricos portugueses data dos finais do século XVIII ou do princípio do século XIX. Durante este período foi construído um invulgar número de instrumentos em Lisboa e nas áreas circundantes por António Xavier Machado e Cerveira (1756-1828) e outros organeiros menos prolíficos. O estudo desses órgãos, muitos dos quais (restaurados ou não) se encontram próximos das condições originais, permite a identificação de um tipo de instrumento com uma morfologia específica, claramente emancipada do chamado «órgão ibérico». No entanto, até muito recentemente, não era conhecida música que se adaptasse às idiossincrasisas daqueles instrumentos. O recente estudo das obras para órgão de José Marques e Silva (1782-1837) permitiu clarificar esta situação. Bem conhecido durante a sua vida como organista e compositor, José Marques e Silva foi um dos ultimos mestres do Seminário Patriarcal. A importância da sua produção musical reside não só num substancial número de obras com autoria firmemente estabelecida – escritas, na maior parte, para coro misto com acompanhamento de órgão obbligato – mas também na íntima relação entre a sua escrita e a morfologia dos órgãos construídos em Portugal durante a sua vida. Este artigo enfatiza a importância de José Marques e Silva (indubitavelmente, o mais significativo compositor português para órgão do seu tempo) sublinhando a relevância das suas obras para órgão solo, cujo uso extensivo de escrita idiomática e indicações de registação fazem delas um dos mais importantes documentos só início do século XIX sobre a prática organística em Portugal.