ESTeSL - Relatórios
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Recent Submissions
- Mindful muscles policy & practice recommendations 2023Publication . Andjelkovic, Marija; Bakker, Ingrid; Barkouris, Vassilis; Busz, Machteld; Dikic, Nenad; Hembrough, Dave; Idger de Zeeuw, Tjeerd; Jukk, Marit; Koskelo, Jukka; Lazuras, Lambros; Lemettilä, Mikko; Skoufa, Lida; Tavares, Ana Sofia; Torpström, Eetu; Ypsilanti, Antonia; Välimae, Henn; Westmaas, AlvinThe main objective of Mindful Muscles was to empower athletes and exercisers with Mindfulness, Acceptance, Self-Compassion, and Character Strengths (MASC) to adopt a positive mindset toward their bodies. The Mindful Muscles project aims to support clean sport education and prevent the use of image-and-performance enhancement drugs (IPEDs) in recreational sports settings. To do so, Mindful Muscles uses a positive approach to tackle the factors that can lead to the use of IPEDs in recreational sports, such as body image concerns, physical appearance and performance worries, and anxiety. For this purpose, the project’s consortium has developed a series of research-informed self-administered exercises focusing on Mindfulness, Acceptance, Self-compassion, and Character strengths and values. Erasmus+ Sports Programme funded the project. It was developed on the foundations of previously funded Erasmus+ Sports projects that were completed by members of the Mindful Muscles consortium (e.g., SAFE YOU+, C.S.I, GAME, IMPACT, and DELTS).
- Literacia da Informação e pensamento crítico no ensino superior: combater a desinformação (relatório final do projeto)Publication . Sanches, Tatiana; Antunes, Maria Da Luz; Lopes, CarlosO projeto BAD apoiado pela Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD) e pela Embaixada Americana enquadra-se no âmbito da alfabetização mediática e combate à desinformação: atividades que promovem a literacia da informação e o pensamento crítico, resistir à influência nociva e combater a desinformação. Tem como objetivos a promoção do conhecimento, fornecimento de estratégias de formação e práticas pedagógicas, relativamente à utilização da Literacia da Informação no combate à desinformação entre os estudantes do ensino superior. As linhas de orientação inserem-se numa metodologia de intervenção-ação no desenvolvimento de ações diversas dirigidas a profissionais de informação e comunidades de prática para: (a) conhecer e aplicar referenciais internacionais, como a Framework for Information Literacy for Higher Education (Association of College & Research Libraries), (b) promover o relacionamento profissional entre bibliotecários dos EUA e de Portugal, (c) disseminar documentos orientadores e inspirar boas práticas e, (d) capacitar o público jovem no uso e na escolha criteriosa de informação e no desenvolvimento e aprimoramento do pensamento crítico. Os resultados e o impacto social pautaram-se por um amplo alcance nacional, com a promoção de eventos, formações e ações de sensibilização descentralizadas, com a divulgação do conhecimento sobre o tema nas diferentes regiões de Portugal, incluindo Açores e Madeira.
- Alerta - Fake news: o combate já começou ou a força dos mais entendidosPublication . Almeida, Cristina Vaz de; Costa, Vânia; Pinheiro, Diana; Subedi, Shristi; Godinho, Leonor; Brito, Duarte Vital; Lima, VâniaApesar de uma enorme vaga de desinformação, sobretudo com o início e o decurso da pandemia, que difundem muito amplamente as falsas notícias, críticas para as consequências sobre a saúde, começamos a observar, sobretudo através das redes sociais, indivíduos e grupos de cidadãos alertam e denunciam essas fakenews. Este relatório integra a pesquisa de um conjunto de investigadores que procederam a uma avaliação, durante um período de tempo curto (janeiro a fevereiro de 2022), em redes sociais como o LinkedIn (mais dedicada a profissionais) e no facebook (mais generalizada) para retirar comentários de alerta, que denunciam o que pensam ser de notícia falsa. Verificamos um maior número de pessoas do género masculino a fazerem essas denúncias nas redes, mais críticos e incisivos nas denúncias, geralmente com uma carga negativa pronunciada e de chamada de atenção do público. Estes alertas vão sendo apreendidos pela população e poderão eventualmente ser uma força poderosa de crescimento de maior consciência sobre o perigo da desinformação.
- Plano de atividades para a salvaguarda da dieta mediterrânica (2020-2023)Publication . RIESDM; Freitas, Ana de; Luís, Luís; Soares, Carmen; Moreira, Ana Catarina; Graça, Anabela; Viegas, Cláudia; Mendes, Lino; Cebola, Marisa; Borrego, Rute; Santos, Zélia; Costa, VâniaA Rede das Instituições de Ensino Superior para a Salvaguarda da Dieta Mediterrânica (RIESDM) foi criada em maio de 2019. Integram esta rede dezanove instituições de ensino superior (IES): dez institutos politécnicos (Beja, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Setúbal, Viana do Castelo e Viseu), seis universidades (Algarve, Aveiro, Coimbra, Évora, Porto e Trás os Montes e Alto Douro) e três escolas não integradas (Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem do Porto e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril). Esta rede pretende potenciar o trabalho desenvolvido pelas IES no âmbito da promoção e salvaguarda da Dieta Mediterrânica (DM) e aumentar a articulação destas com as outras entidades com responsabilidade na promoção e salvaguarda da DM, contribuindo, através de uma abordagem multidisciplinar, para a salvaguarda da DM em diversas vertentes, nomeadamente ao nível da produção e valorização dos produtos, da educação para a saúde, da preservação de técnicas, festividades e paisagens ancestrais, entre outras.
- Prioritized substance group – Mycotoxins: scoping document (2nd round of prioritization)Publication . Alvito, Paula; Silva, Maria João; Viegas, SusanaHuman Biomonitoring for Europe (HBM4EU) has established a strategy for deriving prioritized substance groups that HBM4EU will work on in 2019 and 2020. This stepwise strategy included input from national and EU policymakers and from stakeholders. The substances were nominated and prioritized according to a transparent procedure that is described in Deliverable 4.3 on the Prioritisation strategy and criteria, produced by the French Agency for Food, Environmental and Occupational Health & Safety (ANSES). The detailed description of how this prioritization strategy was implemented in practice, the inputs received and the methodology applied for selecting substances to include in the second list of prioritized substances is the subject of the Deliverable D4.4 (lead European Environment Agency, EEA).
- Assessment of needs for a European strategy on exposure science: summary report of the first European Exposure Science Strategy Workshop (Building a roadmap 2020-2030)Publication . Bruinen de Bruin, Y.; von Goetz, N.; Schlüter, U.; Bessems, J.; Connolly, A.; Dudzina, T.; Ahrens, A.; Bridges, J.; Coggins, M.; Conrad, A.; Crépet, A.; Heinemeyer, G.; Hänninen, O.; Kephalopoulos, S.; McLachlan, M.; Meijster, T.; Poulsen, V.; Rother, D.; Vermeire, T.; Viegas, Susana; Vlaanderen, J.; Zare Jeddi, M.; Fantke, P.The first workshop of the European Chapter of the International Society of Exposure Science (ISES Europe) took place on June 19-20, 2018 in Dortmund, Germany, hosted by the German Federal Institute for Occupational Safety and Health (BAuA). The main objectives of this workshop were: (1) to design the backbone of The European Exposure Science Strategy with a roadmap 2020-2030; (2) to create working groups with their own goals and agenda in alignment with the overall strategy; (3) to identify actions for further research and policy needs in Europe; and (4) to attract ISES Europe members committed to contributing to build the strategy and to increase the visibility of exposure science in Europe. The workshop was structured around six thematic areas that were identified on the basis of a stakeholder survey on needs for exposure science in Europe. These thematic areas were: 1. Data repositories and analytics, 2. Regulatory exposure assessment, 3. Exposure data production and monitoring, 4. Building partnerships and collaboration, 5. Exposure assessment methods and tools, 6. Exposure science education and communication. On the first day, the focus was on assessing the needs, gaps and opportunities for exposure science in Europe, and on the second day, the focus was on identifying building blocks for fulfilling the identified needs. Both days started with keynote lectures and continued with thematic parallel working group sessions along the defined thematic areas. About 120 experts working at nine stakeholder groups participated in the workshop comprising European Commission Services, European Agencies, European Member States’ national authorities, industry, academia, consultants and insurance companies. During the breakout sessions, interactive discussions took place where exposure science practitioners discussed strategic activities and domains relevant for defining a strategy for exposure science to better serving human health and wellbeing, environmental safety needs, inform exposure policy domains, and help product developers and sustainability managers to achieve their goals towards a sustainable development in Europe. The workshop defined building blocks and actions, comprising e.g. the creation of working groups, and initiation of projects responding to the identified needs, concerning exposure science and relevant policies, and the level of coordination needed between the various stakeholders involved in the exposure science-policy interface. It was concluded that the following building blocks and actions are needed as a foundation of a European Exposure Science Strategy being: 1. To establish a common portal on exposure science, 2. To build a European exposure science network and partnerships, 3. To develop a common framework across policies and regulations making use of exposure science by focussing on the alignment of principles and efficiency enhancement, 4. To establish an integrated exposure assessment framework of methods and tools, and 5. To develop an education and training scheme. The present report summarises the workshop’s outcome and represents a first step towards the development of a European Exposure Science Strategy with a roadmap 2020-2030. The report is structured in a way that it first briefly introduces exposure science and its role for the European community (Chapter 1), followed by an overview of the first ISES Europe workshop organization (Chapter 2), the workshop outcome (Chapter 3), and a related brief discussion and some conclusions (Chapter 0). In the appendix, we provide the workshop agenda (Appendix A), a list of participants’ affiliations (Appendix B), names of session chairs, co-chairs, rapporteurs and moderators (Appendix C), the results of the SWOT analyses of the thematic breakout sessions (Appendix D), and a list of posters presented during the workshop (Appendix E).
- Plano de desenvolvimento para o ensino, investigação e ação comunitáriaPublication . Raposo, Hélder António; Ferro, Amadeu Borges; Manteigas, Vítor; Seguro-de-Carvalho, PaulaEnquanto documento de trabalho que procura contribuir para o planeamento institucional e estratégico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL), a presente versão traduz um primeiro trabalho de sistematização de diferentes fontes de evidência, com o propósito explícito de, por um lado, proceder a uma caracterização e balanço da instituição inserida no seu meio envolvente (diagnóstico e avaliação), e, por outro, desenvolver um exercício de análise e reflexão que vise estabelecer e fundamentar as linhas de orientação que poderão enformar a visão da Escola para melhor a habilitar a concretizar a sua missão. Neste sentido, e assumindo que a pertinência e a atualidade dessa missão permitem continuar a afirmar o seu desiderato*, torna-se importante clarificar que a elevação dos seus propósitos deve ser enquadrada por um ideal e por uma ambição (a visão) que, ao projetar-se num horizonte temporal longo, seja capaz de catalisar e fazer convergir entendimentos quanto ao futuro desejável a alcançar, assim como a consensualizar prioridades e compromissos face às evoluções possíveis do seu contexto. No quadro deste entendimento, que não deverá estar dissociado da própria história da instituição e da sua respetiva matriz fundadora, torna-se importante construir, de forma informada, participada e fundamentada, as bases de um olhar prospetivo a partir do qual se possam ensaiar as melhores respostas adaptativas face aos desafios e às exigências emergentes das várias escalas do meio onde esta se insere. Somente em função disso é que se tornará viável estabelecer objetivos concretos, assim como desenhar as soluções e os mecanismos que melhor respondam e assegurem, num plano operacional, a sua melhor concretização. Algo para que os planos de atividade e os relatórios de atividade estão privilegiadamente vocacionados, pois é neste tipo de documentos institucionais que se explicitam em termos práticos os objetivos gerais e específicos, se planificam e programam, a partir da análise das condições e dos recursos, as atividades e ações (planos de atividade), e posteriormente se avaliam as ações efetivamente desenvolvidas na instituição (relatórios de atividade). No caso do presente plano de desenvolvimento estratégico, este procura constituir-se como um instrumento de suporte à gestão, no sentido de poder ser orientador relativamente aos desafios emergentes; de promover a mudança e a reformulação do trabalho desenvolvido; e de permitir a inovação quanto à atuação futura. Estes pressupostos estão, de resto, bastante alinhados com a própria discussão académica relativa aos fundamentos, mas sobretudo às razões da crescente indispensabilidade do planeamento estratégico no contexto das instituições do ensino superior. Um dos motivos maiores reside no reconhecimento de que estas se confrontam hoje com múltiplas metamorfoses, a começar, desde logo, pelo próprio quadro político e institucional em que se situam. Ou seja, um contexto marcado por novos equilíbrios quanto ao papel do Estado e das suas políticas públicas em relação ao sistema de ensino superior, nomeadamente em termos da regulação, controlo e financiamento das suas instituições, mas também à assunção de novas finalidades, objetivos e exigências imputadas ao ensino superior, como o alinhamento da investigação e formação com a economia, o tecido empresarial e os requisitos do mercado de trabalho. Acresce a esta realidade a crescente internacionalização e globalização do ensino superior no quadro das novas dinâmicas e imperativos da economia global e da competitividade dos mercados.
- Inserção profissional dos diplomados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa nos anos lectivos de 2006/2007 e 2007/2008: relatório de pesquisaPublication . Tavares, David; Silva, Carina; Raposo, Hélder António; Medeiros, Nuno; Correia, Patrícia; Denis, TeresaEm Portugal, a partir de finais da década de 1980, têm-se acentuado as dificuldades de inserção profissional dos diplomados do ensino superior nas diferentes áreas científicas e, ao nível da empregabilidade, o desemprego entre os licenciados passa a consubstanciar-se como um problema social, no quadro de um fenómeno estrutural assente na relativa massificação deste grau de ensino que origina uma alteração radical da relação entre a escola e o mercado de trabalho, inviabilizando a possibilidade de estabelecimento de formas de planeamento e de regulação entre o sistema de ensino e o sistema de emprego, entre a qualificação e as necessidades de mão-de-obra qualificada. Este problema passa a reflectir-se no campo das tecnologias da saúde a partir da última década, em que se verificaram alterações profundas nos cenários de empregabilidade com a alteração da relação entre a oferta formativa e a oferta de trabalho/emprego, devido sobretudo ao exponencial aumento da oferta de ensino nesta área que é muito superior aos lugares disponíveis no mercado de trabalho. Até ao início da década de 2000, o desemprego não constituía um problema nas diferentes áreas funcionais das Tecnologias da Saúde, pelo contrário, em geral, existia uma oferta de trabalho superior à procura, o mercado absorvia os diplomados e criou a possibilidade de acumulação do exercício profissional para grande parte destes profissionais. Actualmente, não há dados seguros sobre a real dimensão do problema, contudo existe uma tendência crescente para este se acentuar, com efeito, entre 2000 e 2009, o número de escolas que ministram cursos nas áreas das Tecnologias da Saúde multiplicou-se (6 em 2000 e 24 em 2009), estando no conjunto dessas escolas matriculados 14318 estudantes (ano lectivo 2008/09 - Fonte: Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais – GPEARI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), ou seja, cerca de metade das cédulas profissionais que eram 27361 em 2010 (Fonte: Administração Central do Sistema de Saúde - ACSS), mesmo considerando que esse número possa não representar o total de profissionais destas áreas. Este cenário impõe um estudo rigoroso sobre a incidência do desemprego e das diferentes formas de inserção profissional dos diplomados nos cursos do campo das tecnologias da saúde como base para se definirem estratégias activas de promoção de emprego e inserção profissional, de modo a minimizar o problema. Embora a transição do ensino superior para a actividade profissional se enquadre num processo multidimensional que envolve dinâmicas sociais, económicas e políticas que ultrapassam a esfera de acção das instituições escolares e, portanto, a inserção dos diplomados não dependa apenas das instituições de ensino, estas têm a obrigação de se preocuparem com o destino profissional daqueles que aí foram formados. Consciente deste aspecto, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) tem identificado esta necessidade em diferentes «Planos de Desenvolvimento», desde 2002. É neste contexto que se apresenta este relatório com o intuito de expor os resultados do estudo efectuado acerca das diferentes formas de inserção profissional dos diplomados da ESTeSL nos últimos anos e criar as condições para implementar um Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da situação (inserção profissional dos ex-estudantes da ESTeSL), ferramenta importante para a definição de estratégias futuras, delineadas com base no conhecimento e reflexão actualizada sobre o tema.
- Inserção profissional dos diplomados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2014: relatório de pesquisaPublication . Tavares, David; Silva, Carina; Raposo, Hélder António; Medeiros, Nuno; Correia, PatríciaHá seis anos, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promoveu o primeiro estudo aprofundado sobre a incidência do desemprego e as diferentes formas de inserção profissional dos diplomados nos cursos aí ministrados. Até então, não existiam dados seguros sobre a dimensão real deste problema relacionado, em primeira instância, com as alterações profundas nos cenários de empregabilidade e inserção profissional dos diplomados do ensino superior nas diferentes áreas científicas e, em particular, no campo das tecnologias da saúde, verificadas a partir do início deste novo século. Os resultados do estudo relativo aos licenciados em 2007 e 2008 permitiram identificar um conjunto de tendências observadas na inserção profissional dos diplomados pela ESTeSL, em diferentes dimensões, nomeadamente os diferentes modos de acesso à vida ativa e de inserção no mercado de trabalho, os percursos profissionais associados às trajetórias de inserção e às suas perspetivas e projetos de futuro. Com o presente estudo, pretende-se comparar as tendências dos processos de inserção profissional destes diplomados relativamente aos que terminaram o seu curso recentemente (2014), com vista a identificar as principais linhas de continuidade e de mudança verificadas durante este período.