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- Aquaponics as a sustainable and healthy food production system for PortugalPublication . Mata, F.; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaThe aquaponics biological cycle Aquaponics has enormous potential in the regulation and recycling of valuable nutrients, otherwise lost to the environment with pollution potential. Aquaponics integrates freshwater aquaculture and hydroponics in a mini ecosystem. It uses the water of a Recirculating Aquaculture System (RAS) in soilless plant farming. The process includes a biofilter where nitrifying bacteria oxidize ammonia, resulting from fish excreta or uneaten feed, into nitrates and nitrites. While fish are extremely sensitive to ammonia, they are more tolerant to nitrates and nitrites. Nevertheless, these need also to be removed from the fish environment before accumulation to toxic levels. This is where hydroponics may come in as a useful manner of disposing nitrogen off the RAS. Nitrogen is the main macronutrient for plant growth, therefore an indispensable element in fertilization. The advantages of combining a RAS with hydroponics becomes therefore evident as a win-win solution for the problematic nitrates of the RAS and the expensive nitrogen fertilizers of plant production.
- Arquivo de Memória Oral das Profissões da Comunicação (AMOPC)Publication . Barros, Júlia Teresa Pinto De Sousa; Mendes, André Melo; Nuno, Carlos; Silvestre, Cláudia; Subtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalves; Sena Santos, Francisco; Viana, Graziela Melo; Rocha, João Manuel; Cavaleiro Rodrigues, José; Eiró-Gomes, Mafalda; Samara, Maria Alice; Rezola, Maria Inácia; Mata, Maria J.; Alves, Marta Sofia; Barbosa, Paulo Alexandre Rosa Amorim; Neto, Pedro Pereira; Nogueira, Ricardo Real; Miranda, Sandra; Pereira, Sandra Cristina MartinsO AMOPC designa um repositório de memórias orais dos profissionais das várias áreas da comunicação. O objetivo é a criação de um arquivo audiovisual em formato eletrónico, para recolha, recuperação, catalogação, preservação, disponibilização e aproveitamento de registos de memória histórica sobre as profissões da comunicação, aberto à sociedade civil e à comunidade académica mais alargada. O AMOPC poderá ser acedido e pesquisável através da internet, permitindo a rentabilização de materiais que se constituirão como fonte permanente de informação pedagógica e científica. Os media constituem um dos elementos mais determinantes das sociedades contemporâneas. À medida que à escala mundial se vai constituindo um híper sector, assistindo-se a fenómenos de convergência e de homogeneização cultural, os estudos na área da comunicação assumem um papel relevante para a compreensão das reconfigurações da esfera pública. Face à mudança nas atividades profissionais da área da comunicação, em termos tecnológicos, organizacionais e laborais, consideramos como prioridade o resgatar de memórias e vestígios plurais que tendem a ser ignorados e esquecidos, nas fontes oficiais e nos registos institucionais sobre a área da comunicação social. Optámos aqui por tomar a atividade da comunicação social como um todo, rejeitando a perspectiva de uma análise parcelar, por sector ou por suporte tecnológico, colocando as várias áreas ligadas aos media como um conjunto ocupacional (onde muitas trajetórias de vida cruzam diferentes áreas). Procuraremos diversificar as “ vozes” que “contam”, a nossa preocupação recairá na inclusão dos diversos grupos de profissionais, do diretor de informação de um canal de televisão, ao tipógrafo, ao gestor de comunicação, ao jornalista, ao account em comunicação, ao diretor do serviço ao cliente, ao revisor, ao assessor de imprensa, ao operador de imagem, ao copyright, ao fotógrafo, ao regente de estúdios, ao sonoplasta, etc. O caracter interdisciplinar é assegurado por uma equipa que 21 investigadores, de várias instituições do ensino superior, de Portugal e do Brasil. O nosso objectivo é alargar o projeto a outras instituições académicas e associações profissionais da área da comunicação. O projeto está numa fase de arranque, para a qual obteve financiamento em Dezembro de 2017, no Concurso Anual para Projectos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística do IPL-2016.
- A avaliação 360º e a comunicação organizacional: criação de um modelo de análisePublication . Mourão, Rita Monteiro; Miranda, Sandra; Gonçalves, GiselaEste estudo visa compreender qual o papel da avaliação 360º na comunicação organizacional, mais concretamente, na comunicação que se estabelece entre chefias e subordinados. Como tal, realizou-se um estudo qualitativo exploratório, tendo sido entrevistados 30 experts (i.e., professores universitários, formadores e responsáveis pela gestão da comunicação interna). De uma forma genérica, tornou-se possível concluir que a aplicação da avaliação 360º contribui para uma comunicação mais eficaz das chefias, sendo vantajosa também ao nível do feedback abrangente que potencia e relativamente à transparência que promove. A revisão de literatura e os dados provenientes desse estudo tornam-se, assim, bastante pertinentes, pois irão contribuir para a construção de um modelo teórico que será, posteriormente, testado através da concretização de um estudo quantitativo.
- Beber vinho é dar de comer a um milhão de portuguesesPublication . Silvestre, CláudiaO consumo de bebidas alcoólicas faz parte da nossa cultura, contudo o alcoolismo é um problema social. Conhecer o que leva ao consumo precoce de álcool pode ajudar a amenizar este problema. Entre outros, os factores familiares influenciam o consumo juvenil de bebidas alcoólicas. Neste trabalho, procura-se estabelecer uma relação de importância entre os factores familiares como preditores de consumo de bebidas alcoólicas. A importância é estabelecida usando a análise de domínio (Budescu 1993), que é feita através dos coeficientes de correlação de regressão linear resultantes das regressões feitas com todos os subconjuntos possíveis de preditores.
- Beyond the like button: how European Public health institutions use social media in 2024?Publication . Brito, Duarte Vital; Garcia, AndreiaIn 2024, 62% of world’s population actively use social media (SM), with people aged 16 to 64 spending an average of 2 hours and 23 minutes daily across 6,7 SM platforms - most people use Facebook but spend more time on TikTok. While these platforms are essential for disseminating public health information, this study aims to explore their use by public health institutions in European countries.
- Categorical data clustering using a minimum message length criterionPublication . Silvestre, Cláudia; Cardoso, Margarida; Figueiredo, MárioResearch on cluster analysis for categorical data continues to develop, new clustering algorithms being proposed. However, in this context, the determination of the number of clusters is rarely addressed. We propose a new approach in which clustering and the estimation of the number of clusters is done simultaneously for categorical data. We assume that the data originate from a finite mixture of multinomial distributions and use a minimum message length criterion (MML) to select the number of clusters (Wallace and Bolton, 1986). For this purpose, we implement an EM-type algorithm (Silvestre et al., 2008) based on the (Figueiredo and Jain, 2002) approach. The novelty of the approach rests on the integration of the model estimation and selection of the number of clusters in a single algorithm, rather than selecting this number based on a set of pre-estimated candidate models. The performance of our approach is compared with the use of Bayesian Information Criterion (BIC) (Schwarz, 1978) and Integrated Completed Likelihood (ICL) (Biernacki et al., 2000) using synthetic data. The obtained results illustrate the capacity of the proposed algorithm to attain the true number of cluster while outperforming BIC and ICL since it is faster, which is especially relevant when dealing with large data sets.
- A certificação de alimentos orgânicos: influência na decisão de compra do consumidor ecologicamente conscientePublication . Batista, Manuel José Marques; Reis, Elizabeth; Marques, Catarina; Santos, ConceiçãoO objetivo principal do presente estudo é compreender o processo de decisão de compra de Alimentos Orgânicos do consumidor Ecologicamente Consciente, em particular, o impacto da certificação no referido processo. Pretende-se entender o comportamento do consumidor numa perspetiva de marketing e contribuir para a criação de produtos/serviços sustentáveis, que resultem em fatores críticos de sucesso e em vantagem competitiva para as instituições que os desenvolvam.
- Comunicação nas federações desportivas: um estudo quantitativoPublication . Silvestre, Cláudia; Raposo, Ana Luísa Canelas Rasquilho; Nunes, Tatiana Filipa Gomes; Eiró-Gomes, MafaldaA comunicação faz parte integrante das organizações, mas como esta é entendida pelas federações desportivas? Neste trabalho, pretendemos responder a esta pergunta e, procurar semelhanças nas várias formas de pensar através da análise de agrupamento, usando modelos de mistura de binomiais e recorrendo ao algoritmo EM-MML para a estimação dos parâmetros.
- Consumption of honey in Portugal: consumers’ attitudes, perceptions and trendsPublication . Mata, F.; Dos Santos, Maria José Palma LampreiaConsumers’ attitudes about reveal important information about the production and supply chain of food and the commercialisation process (Unnevehr et al., 2010). To fully understand a consumption market, it is important to study the symbolic representations of consumption habits (Bekker et al., 2017). The consumer perceives consumption accordingly to social norms and values, and consumption habits cannot be analyzed as individual phenomena. Choices are under the influence of norms, values, taboos, permissions, prohibitions, and beliefs (Andorfer & Liebe, 2013). The consumers’ attitudes have been considered important determinants of their behaviour. The Ajzen’s Planned Behaviour Theory (APBT) (Ajzen, 1991) is based in the presumption that people behave in a sensible way, consider the information available, and consider the implications of their actions. The theory postulates that a person’s interest to perform or not a certain behaviour is a direct function of individually and socially related variables. The individual component is based in the individual attitude or mood to react favourably or unfavourably to an object, individual, institution, or event (Kim and Hunter, 1993). The social component includes the subjective norms determined by the perception of the social pressures acting on the individual, to perform or not a certain behaviour (Ajzen 1991
- Os desafios do jornalismo de dadosPublication . Silvestre, Cláudia; Pina, Helena Figueiredo; Araújo, SusanaNuma sociedade orientada por dados, é cada vez mais premente saber extrair conhecimento a partir de bases de dados de grande dimensão, em particular de informação numérica. Daí a importância do ensino da estatística (Spiegelhalter, 2010). Contudo, ensinar estatística pode ser um desafio principalmente quando se lida com pessoas que não se sentem confortáveis em trabalhar com números (Kashyap & Bhaskaran, 2020), como acontece com grande parte dos estudantes da área da comunicação. Com os exemplos que apresentamos, que mostram como a Estatística tem sido usada na área do jornalismo, por professores e alunos, esperamos contribuir para ajudar a vencer este desafio.
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