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Browsing ESELx - Artigos by Subject "2.º ciclo do ensino básico"
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- O ensino da gramática no 2.º CEB: a voz dos alunosPublication . Pereira, Susana; Rato, Valter; Valente, Bianor; Leite, TeresaO presente artigo visa contribuir para a discussão sobre a voz dos alunos no processo educativo, a partir do trabalho em desenvolvimento no projeto O Ensino da Gramática: perspetiva dos alunos de 2.º CEB. Embora o desenvolvimento de competências de explicitação gramatical deva acompanhar, desde os primeiros anos de escolaridade, o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, esta constitui uma das competências mais problemáticas no ensino e aprendizagem do Português. O facto de os alunos apresentarem, continuadamente, resultados francamente insatisfatórios em exercícios de explicitação gramatical constitui um claro indicador das dificuldades neste domínio. Na literatura da especialidade, prevalece a ideia de que os alunos não se sentem motivados nem gostam de aprender gramática, sem que esta perceção se apoie em estudos especificamente concebidos para conhecer a visão dos alunos. Visto que pouca voz se tem dado aos alunos a respeito do que pensam e das dificuldades que sentem neste domínio da sua língua materna, este estudo define como objetivos: (i) conhecer as conceções dos alunos de 2.º CEB, sobre o ensino e a aprendizagem da gramática do Português; (ii) relacionar as suas conceções com os desempenhos que apresentam; (iii) caracterizar, de acordo com as perceções dos alunos, as diferentes metodologias adotadas pelos docentes no ensino dos conhecimentos gramaticais; (iv) e relacioná-las com as conceções e com os desempenhos escolares dos alunos. Numa fase inicial da investigação, a pilotagem dos instrumentos de recolha de dados permite elaborar um primeiro esboço das respostas a questões como (i) Que papel atribuem os alunos do 2.º CEB ao ensino da gramática na aula de Português?; (ii) Em que conteúdos os alunos consideram ter uma maior/menor facilidade de aprendizagem?; (iii) Será que os alunos do 2.º CEB gostam de aprender gramática?; (iv) Na perspetiva dos alunos, em que atividades se baseia o ensino da gramática? Ao realizar este esboço, pretende-se ainda aferir a adequação dos questionários à faixa etária dos alunos e ao nível de escolaridade, assim como identificar possíveis incoerências nos instrumentos a aplicar.
- O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: contributos da história e geografia de PortugalPublication . Gameiro, Maria Inês; Ferreira, Nuno MartinsOs objetivos do estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB, são: conhecer as conceções de futuros professores acerca da Educação para o Desenvolvimento (ED); reconhecer as perceções dos alunos acerca dos seus direitos e a igualdade de Género; e analisar a presença e grau de aprofundamento da ED nos Programas e Metas Curriculares de HGP e no manual escolar. Foram feitas entrevistas a um docente do 1.º CEB e a dois do 2.º e aplicaram-se questionários de natureza mista a 37 alunos do 5.º ano e de natureza quantitativa a 29 estudantes da formação inicial de professores. Analisaram-se o Programa de HGP, documentos orientadores da Educação e um manual escolar de HGP do 5.º ano do CEB. Os resultados mostram que os autores do manual de HGP relacionam pouco o passado com o presente, não potenciando esta disciplina para o trabalho em torno da cidadania. Verificou-se também que alunos do 5.º ano não dominam conceitos-chave como Igualdade de Género ou Direitos Humanos. As práticas dos professores entrevistados e observados ficam aquém do desejável neste âmbito, por fatores como a gestão tempo/currículo e a complexidade dos temas a tratar. Já na formação inicial, os resultados mostram claramente que os mestrandos consideram benéfica a inclusão de Unidades Curriculares no âmbito da Educação para a Cidadania/ para o Desenvolvimento.