Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
108.77 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os objetivos do estudo, realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino
Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal (HGP) no 2.º CEB, são:
conhecer as conceções de futuros professores acerca da Educação para o Desenvolvimento
(ED); reconhecer as perceções dos alunos acerca dos seus direitos e a igualdade de Género; e
analisar a presença e grau de aprofundamento da ED nos Programas e Metas Curriculares de
HGP e no manual escolar. Foram feitas entrevistas a um docente do 1.º CEB e a dois do 2.º e
aplicaram-se questionários de natureza mista a 37 alunos do 5.º ano e de natureza quantitativa
a 29 estudantes da formação inicial de professores. Analisaram-se o Programa de HGP,
documentos orientadores da Educação e um manual escolar de HGP do 5.º ano do CEB. Os
resultados mostram que os autores do manual de HGP relacionam pouco o passado com o
presente, não potenciando esta disciplina para o trabalho em torno da cidadania. Verificou-se
também que alunos do 5.º ano não dominam conceitos-chave como Igualdade de Género ou
Direitos Humanos. As práticas dos professores entrevistados e observados ficam aquém do
desejável neste âmbito, por fatores como a gestão tempo/currículo e a complexidade dos
temas a tratar. Já na formação inicial, os resultados mostram claramente que os mestrandos
consideram benéfica a inclusão de Unidades Curriculares no âmbito da Educação para a
Cidadania/ para o Desenvolvimento.
Description
Keywords
Educação para a cidadania Educação para o desenvolvimento História e Geografia de Portugal Manual escolar 2.º ciclo do ensino básico
Citation
Gameiro, M., Ferreira, N. (2019) O lugar da cidadania na escola e na sala de aula: contributos da história e geografia de Portugal in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (187-198) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa