ESELx - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESELx - Dissertações de Mestrado by Sustainable Development Goals (SDG) "10:Reduzir as Desigualdades"
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- Estudo sobre uma abordagem bioecológica à interação e à participação de uma criança com perturbação do espetro do autismo no pré-escolarPublication . Santana, Fátima Marina Neto Santos Silva; Fuertes, MarinaNeste single study pretendemos pesquisar a interação e participação de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) com a sua educadora, mãe e pares no pré-escolar, durante uma atividade lúdica de construção conjunta, e perceber se os modelos dos adultos são transferidos para a criança com PEA. Nesta pesquisa participaram 2 crianças, uma diagnosticada com PEA e outra com desenvolvimento típico (DT), a mãe e educadora da criança alvo desta investigação. Organizaram-se 3 díades distribuídas da seguinte forma: educadora-criança PEA; mãe-criança PEA; criança PEA-criança DT. Cada díade foi filmada durante 30 minutos numa atividade livre de construção conjunta em contexto de jardim-de-infância, com materiais pré-definidos, o tempo definido para a atividade não seguiu o protocolo original do Estudo Tandem, uma vez que a equipa considerou pertinente adaptar a duração tarefa às características específicas da criança. Os modelos comportamentais da criança PEA foram cotados com as tipologias Tandem relativamente à participação, envolvimento e cooperação. A análise e cotação da qualidade do comportamento interativo e colaborativo da criança abrangeu 4 categorias: empatia/comunicação, pensamento critico, resiliência/resolução de problemas e autorregulação/adaptabilidade. Adicionalmente, avaliou-se o brincar da criança alvo na dimensão, intencionalidade e capacidade utilizando o “Test of Playfulness”. Os resultados do nosso estudo indicam uma transferência positiva de modelos de interação para a criança. Embora a criança tenha demonstrado maior flexibilidade em contextos do seu interesse, persistem desafios, como na interação com a mãe. Conclui-se que um ambiente estruturado, com suporte emocional e oportunidades para participação ativa, é essencial para o progresso da criança, maximizando o seu envolvimento e promovendo o desenvolvimento de competências sociais. O presente estudo pretende contribuir, com os seus resultados para a melhoria das práticas no campo da Educação Especial ao fornecer um estudo de caso que ajude a entender melhor as necessidades, capacidades, desafios, comportamentos e preferências da criança com PEA. As evidências obtidas poderão ser valiosas para futuras pesquisas nomeadamente no que diz respeito à importância do papel do adulto (educadora e mãe) e pares na interação, na participação e na brincadeira de crianças diagnosticadas com PEA na idade pré-escolar.
- O contributo das histórias multissensoriais para o desenvolvimento de uma criança com necessidades de saúde especiaisPublication . Florindo, Ana Margarida Batista; Dias, JoanaO presente relatório tem como objetivo documentar a intervenção e investigação levada a cabo no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), através da explicitação e reflexão fundamentada das minhas ações e estratégias desenvolvidas em contexto de pré-escolar, ao longo de quatro meses, com um grupo de 23 crianças com três anos de idade. Tendo como título de investigação “O contributo das Histórias Multissensoriais para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Necessidades de Saúde Especiais”, apresento os seguintes objetivos de investigação: (i) compreender o contributo das Histórias Multissensoriais (HMS) para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Necessidades de Saúde Especiais (NSE); (ii) Compreender as conceções que a equipa disciplinar que acompanha a criança com NSE tem acerca das HMS; (iii) Entender de que forma uma criança com NSE se envolve com as HMS. A investigação foi conduzida por meio de uma observação cuidada e pormenorizada. Para isso, foi necessário realizar uma observação participante e não participante, o registo e análise das notas de campo, entrevistas à equipa disciplinar (i.e., Educadora, Auxiliar de Ação Educativa e Terapeuta da Fala) e, ainda, análise documental. Os resultados da investigação demonstraram que as HMS apresentam um papel fundamental no desenvolvimento holístico da criança com NSE em contexto de Jardim de Infância, uma vez que promove o desenvolvimento do domínio físico e psicomotor, socioemocional e cognitivo. Como conclusão, a investigação ressalta a valorização e promoção das HMS como uma atividade essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança com NSE. Para isso, os/as educadores/as desempenham um papel muito importante na implementação deste tipo de histórias. Assim, a investigação enfatiza a necessidade de incorporar as HMS nos momentos de leitura como uma ferramenta valiosa para a inclusão desta criança.