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- A influência do BookTok nos hábitos de leitura e na intenção de compra de livrosPublication . Araújo, Ana Cláudia Teixeira; Machado, Ana Teresa; Santos, ZéliaNos últimos anos, o mercado editorial tem sofrido transformações significativas em virtude da crescente influência das redes sociais e das novas tecnologias. Neste contexto, o surgimento do BookTok, uma comunidade literária na plataforma TikTok, desempenhou um papel crucial na promoção de uma cultura de "bookishness" — a valorização e prática do amor pela leitura no ambiente digital. Atualmente, o BookTok constitui um fenómeno global, com a hashtag #booktok a acumular mais de 200 mil milhões de visualizações a nível mundial. Esta comunidade envolvente partilha críticas, recomendações e experiências literárias de forma emocional e entusiástica. O BookTok não apenas modificou os padrões de consumo literário, mas também desafiou as estruturas tradicionais de crítica e recomendação de livros, ao democratizar a influência e oferecer uma plataforma onde leitores comuns podem expressar as suas opiniões e recomendações. O impacto do BookTok estende-se para além das redes sociais, impulsionando a procura por títulos populares e influenciando diretamente a oferta de livros nas livrarias físicas e online. A presente dissertação tem como objetivo explorar e compreender de forma aprofundada o fenómeno do BookTok, investigando o seu impacto nos hábitos de leitura e na intenção de compra de livros. Além de ajudar a preencher uma lacuna na produção científica nacional, este estudo visa fornecer insights valiosos para profissionais do mercado editorial e de marketing, contribuindo para a adaptação de estratégias e para a compreensão do impacto do BookTok na transformação dos hábitos literários contemporâneos.
- Importância das relações públicas para a promoção da literacia em saúde na área da diabetes mellitus: análise da comunicação desenvolvida pela APDP e pela SPDPublication . Gualdino, Cláudia Patrícia Fernandes; Garcia, AndreiaEstima-se que os casos de diabetes mellitus em todo o mundo ultrapassem os 1,310 milhões até ao ano de 2050, mais do dobro face a 2021, caso não sejam adotadas medidas rápidas e mais eficazes para incentivar a sua prevenção, alerta artigo publicado pelo The Lancet (Vinicor et al., 2003). Em Portugal existem duas organizações dedicadas em exclusivo à área da diabetes mellitus: Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP) e a Sociedade Portuguesa de Diabetologia (SPD). Ambas apostam na melhoria da literacia em saúde da população para que possam cumprir a sua missão de assegurar o tratamento e incentivar a prevenção desta doença que marca o século XXI. Esta dissertação de mestrado centra-se na análise da comunicação realizada por estas duas organizações, e consequentemente se esta comunicação contribui ou não, para a literacia em saúde na área da diabetes mellitus, entre os jovens portugueses. O estudo foi realizado tendo em consideração os conteúdos publicados sobre o tema da diabetes mellitus e a sua prevenção, tanto nos websites como nas redes sociais Facebook e Instagram destas organizações. Na primeira parte a atenção emerge sobre o conceito de Relações Públicas, de diabetes mellitus, e da apresentação das duas organizações. Na segunda parte, a partir de uma metodologia mista, realizou-se a análise, apresentação e interpretação dos dados recolhidos, para o desenvolvimento do presente trabalho.
- Estudo sobre uma abordagem bioecológica à interação e à participação de uma criança com perturbação do espetro do autismo no pré-escolarPublication . Santana, Fátima Marina Neto Santos Silva; Fuertes, MarinaNeste single study pretendemos pesquisar a interação e participação de uma criança com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) com a sua educadora, mãe e pares no pré-escolar, durante uma atividade lúdica de construção conjunta, e perceber se os modelos dos adultos são transferidos para a criança com PEA. Nesta pesquisa participaram 2 crianças, uma diagnosticada com PEA e outra com desenvolvimento típico (DT), a mãe e educadora da criança alvo desta investigação. Organizaram-se 3 díades distribuídas da seguinte forma: educadora-criança PEA; mãe-criança PEA; criança PEA-criança DT. Cada díade foi filmada durante 30 minutos numa atividade livre de construção conjunta em contexto de jardim-de-infância, com materiais pré-definidos, o tempo definido para a atividade não seguiu o protocolo original do Estudo Tandem, uma vez que a equipa considerou pertinente adaptar a duração tarefa às características específicas da criança. Os modelos comportamentais da criança PEA foram cotados com as tipologias Tandem relativamente à participação, envolvimento e cooperação. A análise e cotação da qualidade do comportamento interativo e colaborativo da criança abrangeu 4 categorias: empatia/comunicação, pensamento critico, resiliência/resolução de problemas e autorregulação/adaptabilidade. Adicionalmente, avaliou-se o brincar da criança alvo na dimensão, intencionalidade e capacidade utilizando o “Test of Playfulness”. Os resultados do nosso estudo indicam uma transferência positiva de modelos de interação para a criança. Embora a criança tenha demonstrado maior flexibilidade em contextos do seu interesse, persistem desafios, como na interação com a mãe. Conclui-se que um ambiente estruturado, com suporte emocional e oportunidades para participação ativa, é essencial para o progresso da criança, maximizando o seu envolvimento e promovendo o desenvolvimento de competências sociais. O presente estudo pretende contribuir, com os seus resultados para a melhoria das práticas no campo da Educação Especial ao fornecer um estudo de caso que ajude a entender melhor as necessidades, capacidades, desafios, comportamentos e preferências da criança com PEA. As evidências obtidas poderão ser valiosas para futuras pesquisas nomeadamente no que diz respeito à importância do papel do adulto (educadora e mãe) e pares na interação, na participação e na brincadeira de crianças diagnosticadas com PEA na idade pré-escolar.