Browsing by Issue Date, starting with "2024-09-20"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Conceções de alunos do 1.º ciclo face à posse de animais selvagens em casa: resultados de uma intervenção promotora do seu pensamento críticoPublication . Silva, Catarina Nunes; Almeida, AntónioO presente relatório foi elaborado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, integrante do plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa. O relatório contempla duas partes distintas. Na primeira, apresenta-se uma descrição sintética das práticas pedagógicas desenvolvidas nos contextos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, seguida de uma comparação reflexiva entre ambos os contextos. Na segunda, é descrito o estudo realizado com 22 alunos de uma turma de 2.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 7 e 8 anos. Esta investigação incide sobre a influência do tema sociocientífico “animais selvagens como animais de companhia” no desenvolvimento do pensamento crítico de alunos do 2.º ano de escolaridade. A nível metodológico, o estudo assemelha-se a uma pesquisa do tipo experimental sem a seleção aleatória de indivíduos, mas também pode ser considerado um estudo exploratório devido à escassez de outros estudos que abordem o tema. Para avaliar o desenvolvimento de algumas capacidades de pensamento crítico dos alunos, recorreu-se a entrevistas e registos de notas de campo antes, durante e após uma intervenção delineada com a referida finalidade. A análise dos dados recolhidos indica que a intervenção sobre esta temática ajudou a promover uma melhoria ao nível de algumas capacidades de pensamento crítico, nomeadamente em termos de capacidade de interpretação, resposta a questões de clarificação e argumentação centrada nos animais. Contudo, nem todas as capacidades de pensamento crítico exploradas apresentaram um desenvolvimento positivo, fruto de limitações relacionadas com o tempo de intervenção e com a resistência de algumas ideias que tendiam a considerar positiva a referida posse. Por isso, as capacidades de generalização, tomada de decisão e formulação de juízos de valor coerentes foram menos conseguidas.
- O contributo das histórias multissensoriais para o desenvolvimento de uma criança com necessidades de saúde especiaisPublication . Florindo, Ana Margarida Batista; Dias, JoanaO presente relatório tem como objetivo documentar a intervenção e investigação levada a cabo no âmbito da Prática Profissional Supervisionada II (PPSII), integrada no currículo do Mestrado em Educação Pré-Escolar (MEPE), através da explicitação e reflexão fundamentada das minhas ações e estratégias desenvolvidas em contexto de pré-escolar, ao longo de quatro meses, com um grupo de 23 crianças com três anos de idade. Tendo como título de investigação “O contributo das Histórias Multissensoriais para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Necessidades de Saúde Especiais”, apresento os seguintes objetivos de investigação: (i) compreender o contributo das Histórias Multissensoriais (HMS) para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Necessidades de Saúde Especiais (NSE); (ii) Compreender as conceções que a equipa disciplinar que acompanha a criança com NSE tem acerca das HMS; (iii) Entender de que forma uma criança com NSE se envolve com as HMS. A investigação foi conduzida por meio de uma observação cuidada e pormenorizada. Para isso, foi necessário realizar uma observação participante e não participante, o registo e análise das notas de campo, entrevistas à equipa disciplinar (i.e., Educadora, Auxiliar de Ação Educativa e Terapeuta da Fala) e, ainda, análise documental. Os resultados da investigação demonstraram que as HMS apresentam um papel fundamental no desenvolvimento holístico da criança com NSE em contexto de Jardim de Infância, uma vez que promove o desenvolvimento do domínio físico e psicomotor, socioemocional e cognitivo. Como conclusão, a investigação ressalta a valorização e promoção das HMS como uma atividade essencial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança com NSE. Para isso, os/as educadores/as desempenham um papel muito importante na implementação deste tipo de histórias. Assim, a investigação enfatiza a necessidade de incorporar as HMS nos momentos de leitura como uma ferramenta valiosa para a inclusão desta criança.
- From social wires to neurobiological connections: a neuropsychobiological focus on parent-child interaction [editorial]Publication . Livio Provenzi; Fuertes, Marina; Isabella L. C. Mariani Wigley; Sarah NazzariThe early social interactions between parents and children are foundational to both the neurobiological development of the child and the establishment of parental mental health and wellbeing. These connections, forged through daily interactions, are much more than mere exchanges of affection or communication; they are integral to shaping the brain and behavior of both the parent and the child. This intricate interplay serves as a driving force behind critical developmental processes (Provenzi et al., 2018; Tronick and Hunter, 2024).