ESCS - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESCS - Dissertações de Mestrado por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "12:Produção e Consumo Sustentáveis"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- Fatores influenciadores da decisão de compra de bebidas espirituosasPublication . Beijoco, Catarina Jambas; Rosário, João Ferreira doO mercado das bebidas espirituosas tem registado um crescimento expressivo, impulsionado pela inovação e pela procura por produtos autênticos e experiências diferenciadas. Neste contexto, torna-se essencial compreender os fatores que influenciam a decisão de compra dos consumidores. Esta dissertação teve como objetivo identificar os principais fatores que influenciam a decisão de compra de bebidas espirituosas em Portugal. Foram analisadas variáveis como os aspetos sensoriais, o preço, a comunicação, a embalagem, a origem e autenticidade, bem como a imagem, o conhecimento e o hábito de consumo da marca. Com base num questionário online aplicado a 278 participantes, das quais 215 compuseram a amostra final para o estudo. Os dados obtidos permitiram confirmar oito das dez hipóteses formuladas. Assim, foi possível concluir que os aspetos sensoriais, o preço líquido, as recomendações de familiares e amigos, a embalagem e a rotulagem, o país de origem, a imagem de qualidade de Marca, o conhecimento da Marca e o hábito de consumo prévio de uma Marca.
- Podcasts de vídeo como ambiente de product placement: efeitos na relação consumidor–marcaPublication . Neto, Luiz Mauro de Oliveira; Silvestre, Cláudia Vasconcelos; Pina, Helena FigueiredoEste estudo examinou como o product placement funciona em podcasts de vídeo, um meio que se tornou importante para marcas, especialmente para alcançar um público jovem. O principal objetivo foi entender como a presença de marcas afeta a perceção dos consumidores, medindo o impacto na notoriedade da marca, na afeição à marca, na sua autenticidade e na intenção de compra. Para tal, recorreu-se a um inquérito por questionário, do qual se obtiveram 104 respostas. De acordo com os dados recolhidos, a amostra é maioritariamente de jovens adultos pertencentes à Geração Z e aos Millennials, identificados na literatura como os principais consumidores de podcasts de vídeo. Os resultados indicam que o sucesso do product placement depende mais de como ele é feito do que da quantidade de vezes que aparece: falar da marca de forma natural e de acordo com os valores de quem apresenta o podcast gerou mais identificação, enquanto anúncios forçados não foram bem recebidos. A pesquisa também indicou que as pessoas tendem a procurar ou pelo menos considerar comprar produtos que veem em podcasts, mostrando que ser autêntico e coerente é essencial para transformar o conhecimento da marca em simpatia do consumidor e em vontade de comprar.
