ESCS - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESCS - Dissertações de Mestrado por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "10:Reduzir as Desigualdades"
A mostrar 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de ordenação
- A importância da investigação jornalística para a construção de uma telenovela sobre desporto: Transpor as metodologias do real para a ficçãoPublication . Rodrigues, André Filipe Lameiras; Cardoso, Fátima Lopes; Félix, JoãoO jornalismo e a ficção constroem acontecimentos baseados na realidade e partilham-nos com um público que procura manter-se informado ou entretido, respetivamente. Ambos os formatos têm a capacidade de desempenharem o papel de agenda setters por influenciarem e definirem os temas que são debatidos na esfera pública e conceberem «estórias» através das quais veiculam valores culturais da sociedade em que são produzidos. Através da identificação das semelhanças entre o jornalismo e a ficção, bem como da compreensão dos métodos de produção jornalística é possível apresentar, no final deste trabalho, um projeto de telenovela que se propõe a refletir sobre um fenómeno presente na imprensa desportiva: a hegemonia do futebol e a escassa presença de peças jornalísticas a respeito de modalidades de menor expressão mediática, como é o caso do polo aquático.
- A representatividade racial nas campanhas publicitárias de cosmética e o impacto na imagem de marca, amor à marca e intenção de compra da geração z – o caso da SephoraPublication . Parsotamo, Iara Moreira; Veríssimo, JorgeO presente estudo teve como principal objetivo analisar de que modo a representatividade racial nas campanhas publicitárias de marcas de cosmética influencia a imagem de marca, amor à marca e a intenção de compra da Geração Z, em Portugal, tendo tomado como referência a marca Sephora. Para a avaliação desta relação, foi conduzido um estudo de natureza quantitativa, através da aplicação de um questionário a 204 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, residentes em Portugal. A partir da análise descritiva e correlacional dos dados, observou-se uma discrepância face à literatura internacional. Embora a diversidade seja reconhecida e facilmente identificada na publicidade, verificou-se a existência de uma relação ténue, e em alguns casos praticamente inexistente, entre a representatividade racial nas campanhas publicitárias e as dimensões de ‘Imagem de Marca’, ‘Amor à Marca’ e ‘Intenção de Compra’. Estes resultados sugerem que a inclusão comunicada, por si só, não se traduz diretamente em alterações significativas na perceção da Geração Z sobre a marca, na criação ou reforço de laços afetivos ou na predisposição para a compra, constatando-se que, no momento de decisão de aquisição, este público se orienta essencialmente por fatores de natureza funcional e económica, em detrimento de motivações simbólicas ou emocionais.
