ESCS - Dissertações de Mestrado
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer ESCS - Dissertações de Mestrado por Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) "03:Saúde de Qualidade"
A mostrar 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de ordenação
- Beleza ética: o impacto dos produtos de dermocosmética Clean Beauty e Cruelty-Free nas escolhas do consumidorPublication . Alves, Tatiana Fernandes; Machado, Ana TeresaA crescente preocupação com questões ambientais e éticas tem influenciado de forma significativa o comportamento dos consumidores, em particular no setor da dermocosmética. Esta investigação teve como objetivo analisar de que forma os atributos Cruelty-Free e Clean Beauty impactam a intenção de compra e recompra de produtos dermocosméticos, considerando diferenças geracionais entre as Gerações Z, Y e X. Através da aplicação de um questionário online a uma amostra de consumidores portugueses, foram exploradas perceções, atitudes e comportamentos relacionados com o consumo consciente. Os resultados evidenciam uma forte consciência ambiental transversal às gerações, ainda que com diferenças marcadas na literacia ética e ambiental, sobretudo no que respeita à valorização da composição dos produtos e ao conhecimento sobre práticas de testes em animais. As análises de regressão linear e múltipla confirmaram que ambos os atributos influenciam positivamente a intenção de compra e recompra, embora em intensidades distintas: o atributo Cruelty-Free assume um impacto mais robusto, especialmente junto da Geração Z, enquanto o atributo Clean Beauty revela maior relevância entre as Gerações Y e X. Estas conclusões reforçam a importância da segmentação geracional nas estratégias de marketing das marcas, ao mesmo tempo que sublinham a necessidade de uma maior educação, transparência e comunicação ética no setor da dermocosmética sustentável. Palavras-
- A influência da atratividade e da credibilidade dos skinfluencers — skincare lovers e profissionais de saúde — na intenção de compra de produtos de dermocosméticaPublication . Carocha, Inês Teixeira; Machado, Ana Teresa; Santos, Zélia RaposoA pandemia da COVID-19 alterou profundamente os padrões de consumo e os comportamentos dos consumidores, originando uma transformação significativa na indústria da beleza. A redução do uso de maquilhagem, associada à utilização prolongada de máscaras e ao surgimento de problemas cutâneos, como a acne, impulsionou o interesse pelos cuidados de pele e pela dermocosmética. Este contexto contribuiu para o crescimento do segmento de skincare, atualmente responsável por cerca de 40% do mercado global da beleza, e estimulou novas formas de comunicação e interação entre marcas e consumidores. As redes sociais emergiram, assim, como um canal privilegiado de influência e recomendação, onde social media influencers especializados — os skinfluencers — assumem um papel determinante na mediação entre as marcas e os consumidores. Estes social media influencers, que podem ser tanto profissionais de saúde como skincare lovers, produzem conteúdos sobre rotinas, produtos e cuidados para a pele, construindo comunidades digitais assentes na confiança, na empatia e na partilha de experiências. A presente dissertação tem como objetivo analisar o impacto dos skinfluencers na intenção de compra de produtos de dermocosmética, considerando as dimensões de atratividade, autenticidade, expertise e confiabilidade, bem como o papel mediador do engagement e das motivações de consumo hedónicas e utilitárias. O estudo pretende, ainda, compreender se o tipo de skinfluencer — profissionais de saúde ou skincare lovers — modera as relações entre estas variáveis. Este trabalho contribui para o avanço da investigação em influencer marketing e dermocosmética, abordando um fenómeno ainda pouco explorado no contexto português. Ao fazê-lo, oferece também insights relevantes para marcas e profissionais do setor, ajudando-os a desenvolver estratégias de comunicação mais eficazes e alinhadas com as novas dinâmicas de influência digital.
- Papel das campanhas publicitárias do setor de cosmética na promoção de autoconfiançaPublication . Filipe, Inês Sofia Alves de Oliveira; Veríssimo, JorgeO setor da cosmética tem tido um crescimento nos últimos anos, sendo importante na construção da imagem pessoal e definição dos padrões de beleza atuais. Neste contexto, a publicidade assume um papel determinante ao promover narrativas que vão para além do produto, explorando valores como a autoconfiança e o empoderamento. No entanto, a sociedade está familiarizada com imagens irrealistas e representações de papéis sociais muito limitativos, levantando-nos a questionar o impacto destas mensagens nos consumidores. Por isso, a presente investigação tem como objetivo, compreender se as campanhas publicitárias do setor da cosmética podem desempenhar um papel relevante na promoção da autoconfiança. Com base numa metodologia mista, numa primeira fase, procedeu-se à análise da mensagem de uma campanha da marca Dove. Esta campanha tem como objetivo transmitir autoconfiança e romper com vários estereótipos. Mais tarde, realizou-se uma análise quantitativa com questionário onde esta campanha foi apresentada a uma amostra variada de consumidores. Revelou-se que a autoconfiança, de modo geral, é reconhecida como essencial para o indivíduo. Contudo, não foi registado um aumento do sentimento de autoconfiança na amostra em geral, depois de ver o anúncio, possivelmente por ter sido visualizado apenas uma vez. Porém, a maioria da amostra confirmou que a exposição repetida a campanhas tem um maior impacto. Conclui-se, portanto, que os consumidores são sensíveis e estão atentos às mensagens a que são expostos. Para além disso, a autoconfiança é um sentimento importante e, por isso, este tema quando trabalhado regularmente em campanhas, pode desempenhar um papel muito relevante no bem-estar pessoal.
