Browsing by Issue Date, starting with "2013-01"
Now showing 1 - 10 of 55
Results Per Page
Sort Options
- Avaliação da rentabilidade económica dos sistemas de microgeração fotovoltaica em Portugal (1990-2010)Publication . Castro, Tiago Miguel Antunes de; Sousa, Jorge Alberto Mendes de; Faias, Sérgio Miguel RedondoEnergia renovável é qualquer fonte de energia que deriva direta ou indiretamente de processos naturais relacionados com a luz solar, armazenamento de calor na terra ou de forças gravitacionais e que é constante e naturalmente restabelecida. Esta dissertação pretende analisar e determinar em que medida a aposta no Sol, a fonte mais preciosa e inesgotável de energia que conhecemos, contribui para o restabelecimento do equilíbrio não apenas sócio-económico, mas também do meio ambiente do nosso planeta. Esta dissertação começa por abordar a descoberta da tecnologia fotovoltaica, a sua evolução em termos de rendimento e de produção, as tecnologias do presente e perspetivas de futuro e referem-se algumas das suas principais aplicações, iluminação pública e sinais rodoviários, por exemplo. Caracteriza-se o estado actual da energia fotovoltaica em Portugal em três vectores fundamentais: energia, economia e ambiente. Na vertente energética analisa-se a dependência energética nacional e a distribuição geográfica das instalações de micro geração de fotovoltaico, apenas para referir alguns pontos analisados. Na parte ambiental será analisado o estado atual do ambiente ao nível de gases nocivos e o que tem vindo a ser feito para combater este flagelo, nomeadamente o Protocolo de Quioto e as metas a cumprir. A parte económica analisa a evolução do custo dos sistemas fotovoltaicos, a legislação que regulamenta este tipo de actividade, as tarifas pagas ao produtor e o emprego gerado pelo crescimento desta atividade. Desenvolveu-se um estudo de caso onde se calcula a rentabilidade de sistemas fotovoltaicos já implementados, atendendo a diferentes índices económicos e variáveis (custos de instalação para o utilizador, custo médio unitário do kW e produção de energia). No final, espaço para as conclusões acerca do trabalho efetuado e ideias que podem ser implementadas/aperfeiçoadas.
- Utilização de materiais anti-vibráteis e de isolamento acústico na via férreaPublication . Macedo, Bruna Helena de Sousa e Andrade Pinheiro de; Martins, Armando do Carmo; Fortes, Luísa Maria Ferreira Cardoso Teles; Pinto, Paulo Jorge dos Santos AlmeidaO ruído e a vibração gerados pelo tráfego ferroviário são o resultado de um processo complexo, originado principalmente pela interação roda-carril. Este processo representa uma das fontes mais importante de contaminação acústica das áreas urbanas, quer pela emissão de ruído aéreo quer pelas vibrações transmitidas às estruturas vizinhas. O aumento das redes de transportes urbanos e a construção de edifícios na proximidade das vias (devido à forte pressão urbanística dos últimos anos), em paralelo com uma legislação mais exigente e uma maior sensibilização por parte dos especialistas e da população em geral no que respeita ao conforto acústico, leva a que seja cada vez maior a necessidade de adoção de medidas de minimização do ruído e vibrações nasinfraestruturas ferroviárias. Para além da diversidade de soluções no âmbito do isolamento passivo, a introdução de elementos resilientes na infraestrutura de uma Via Férrea, como forma de intervir ativamente no isolamento das vibrações, tem sido uma das medidas mais adotadas ao longo dos últimos anos. Os materiais anti-vibráteis e de isolamento acústico, surgem assim com a pretensão de minimizar ou mesmo eliminar estas carências. A correta seleção e ajustamento às condições de operação, à tipologia da via e às exigências acústicas, são fatores imprescindíveis para se obter um correto desempenho, minimização dos custos ao longo do seu ciclo de vida, garantindo assim uma solução sustentável para a Via Férrea. As matérias-primas utilizadas no fabrico dos materiais anti-vibráteis têm geralmente uma componente que deriva de materiais reciclados, aproveitando assim não só as suas características (mecânicas e funcionais), mas também possibilitando a resolução de um problema de natureza ambiental (armazenamento ou eliminação resíduos), aspeto que hoje em dia assume cada vez mais importância. Com o presente estudo, para além de uma breve caraterização da via férrea, pretende-se analisar a viabilidade e os efeitos práticos da utilização destes materiais, numa ótica de eliminar (ou no mínimo reduzir) os desconfortos causados pela exploração de vias férreas em especial em zonas próximas de aglomerados populacionais, ou de equipamentos especiais como sejam hospitais.
- Otimização de um sistema de "Free-Cooling" de uma instalação de climatização: incluindo a definição de um algoritmo de controlo de funcionamentoPublication . Cruz, Miguel Ângelo Batista da; Marcos, Rui Alberto de Almeida CavacaA utilização de equipamentos de climatização é cada vez mais frequente, e surgem novas tecnologias para aumentar a eficiência do processo, e neste caso, a opção da instalação de um sistema de Unidade de Tratamento de Ar com Economizador é a fundamental temática deste trabalho de dissertação. O “Free-Cooling” baseia-se na utilização total ou parcial do ar exterior para proceder à climatização de um espaço, quando se verificam as condições ótimas para o processo, e quando o sistema apresenta um controlador que permita gerir a abertura dos registos face à temperatura exterior e interior medida. A análise das condições exteriores e interiores é fundamental para dimensionar um Economizador. É necessário determinar o tipo de clima do local para fazer a seleção do tipo de controlo do processo, e recolher também, o perfil de temperaturas exterior para justificar a utilização de “Free-Cooling” no local. A determinação das condições interiores como a quantificação da utilização da iluminação, ocupação e equipamentos, é necessária para determinar a potência das baterias de arrefecimento ou aquecimento, e no caso de ser utilizado “Free-Cooling”, determinar o caudal de ar exterior a insuflar. O balanço térmico das instalações explicita todas as cargas influentes no edifício, e permite quantificar a potência necessária para climatização. Depois, adicionando o Economizador no sistema e comparando os dois sistemas, verifica-se a redução dos custos de utilização da bateria de arrefecimento. O desenvolvimento de um algoritmo de controlo é fundamental para garantir a eficiência do Economizador, onde o controlo dos registos de admissão e retorno de ar é obrigatoriamente relacionado com a leitura dos sensores de temperatura exterior e interior. A quantidade de ar novo insuflado no espaço depende, por fim, da relação entre a carga sensível do local e a diferença de temperatura lida entre os dois sensores.
- Controlo de custos de uma obra pública, por parte do dono de obraPublication . Sernache, Hugo Alexandre Marques; Ferreira, Maria Clara Ribeiro Pires; Santos, João Alfredo Ferreira dosDe acordo com o contrato estabelecido entre a Administração do Porto de Sines, S.A. e a PSA Sines, concessionária do Terminal de Contentores de Sines (TCS), cabe à Autoridade Portuária a proteção necessária à operação portuária. Neste sentido, foi estabelecido um planeamento faseado do desenvolvimento do Molhe Leste do Porto de Sines, de acordo com o desenvolvimento do Terminal XXI. Tendo já o concessionário procedido à ampliação do cais de 380 metros para 730 metros, cabe à Autoridade Portuária proceder às operações necessárias que proporcionem as adequadas condições de abrigo à agitação marítima. Com um investimento de €32 500 000,00, por parte da APS, S.A., surge a empreitada “2.ª Fase de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines”. Trata-se portanto, de uma oportunidade única para um aluno de Engenharia Civil no ramo de Hidráulica, proceder ao acompanhamento e fiscalização da empreitada numa empresa de referência a nível Mundial. A finalidade deste relatório será enunciar o procedimento adotado na tarefa de fiscalização de controlo de custos, durante a fase de execução da “2.ª Fase de Ampliação do Molhe Leste do Porto de Sines”, do ponto de vista do Dono de Obra (APS, S.A.), descrevendo todas as etapas decorrentes do processo de fiscalização de controlo de custos de uma obra pública de acordo da legislação em vigor, nomeadamente o Código dos Contratos Público (C.C.P.).
- Soluções de reabilitação de rebocos exteriores em edifícios antigosPublication . Carreira, José Miguel Rosado; Gamboa, Manuel Augusto; Azevedo, Ana Cristina Gaminha Ribeiro Borges deAssociando o papel que a reabilitação de edifícios pode vir a registar de futuro aos rebocos de edifícios antigos, o trabalho desenvolvido pretende apresentar diferentes soluções de reabilitação consoante o suporte em causa, com base nas características fundamentais exigidas na execução de rebocos. O trabalho realizado incluiu uma campanha experimental, em laboratório e in-situ, onde se avaliou a influência de alguns factores de aplicação (tipo de argamassa, natureza do suporte, número de camadas e espessura da camada) no desempenho mecânico (ultra-sons, resistência à compressão e flexão, pull-off, martelo de schimdt, retração), físico (tubos de Karsten, humidade superficial e absorção por capilaridade) e químico (pH e teor em sais) e as funções a respeitar numa solução de reabilitação. Assim sendo, foram estabelecidos três tipos de rebocos – praticado em obra, tradicional e pré-doseado – e três suportes – betão, pedra e tijolo – por forma a conhecer as características de cada um a curto prazo e a sua adequabilidade aos suportes usados. Com a realização dos ensaios também foi possível identificar e analisar os aspectos que condicionam os resultados alcançados e como tal, a interpretação dos dados exige prudência.
- Projecto de execução de uma obra de artePublication . Mendes, André Filipe Rodrigues; Vaz, Carlos Jorge Amorim Miragaia TrancosoCom o intuito de concluir o Mestrado em Engenharia Civil, são apresentadas três hipóteses de Trabalho Final de Mestrado: Estágio, Dissertação ou Projecto. Tendo em conta o Ramo de especialização ser o Ramo de Estruturas, pareceu natural a escolha recair sobre a opção de Projecto, procedendo-se então à elaboração do trabalho apresentado neste documento. Este trabalho propõe-se a elaborar o projecto de execução do Viaduto 1 inserido na via alternativa à Estrada Nacional 10 (Corroios-Rouxinol), sendo que o referido viaduto transpõe superiormente a Estrada Nacional. A solução adoptada para execução da obra compreende uma estrutura em betão armado pré-esforçado longitudinalmente, desenvolvendo-se em perfil longitudinal ao longo de 138m, apresentando vãos extremos de 24m e vãos correntes de 30m, em perfil transversal a obra apresenta o tabuleiro com uma plataforma de 20,42m que compreende duas estruturas de 10,2m e uma junta longitudinal de 0,02m. O tabuleiro será suportado por um total de 16 pilares em betão armado com secção transversal circular dispostos em 4 grupos de 4, 2 encontros perdidos em betão armado compreendendo 4 pilares de secção rectangular por encontro. De modo a elaborar o trabalho proposto, será necessário recorrer a diversos conhecimentos adquiridos nas Unidades Curriculares frequentadas ao longo do curso, bem como a software específico necessário ao cálculo expedito da estrutura, indispensável na prática profissional de engenharia.
- Acompanhamento da construção do Hotel Porto Bay Liberdade, em LisboaPublication . Noronha, Luis Nuno da Silva Cabral de; Silva, José Carlos Azevedo Camacho da; Cabral, António José Coutinho LopesEste relatório apresenta-se como Trabalho Final de Mestrado, realizado no âmbito do Mestrado em Engenharia Civil, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa e tem como objetivo expor as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular. O estágio, de 4 meses de duração, iniciado em Julho de 2012, foi realizado na empresa Porto Bay Hotels & Resorts, onde o estagiário integrou a equipa de fiscalização, para a construção do Hotel Porto Bay Liberdade A obra localiza-se na Rua Rosa Araújo do n.º 4 ao n.º 10, em Lisboa, sendo o Hotel constituído por 7 pisos acima da cota de soleira e 4 pisos enterrados. No início do estágio a obra encontrava-se na fase inicial, desta forma procedeu-se à análise de propostas para a empreitada, à montagem do estaleiro, à contenção e recalçamento das paredes de fachada do edifício existente e à demolição parcial do mesmo. Durante o estágio, o aluno desenvolveu diversas atividades de fiscalização por parte do dono de obra, tais como a análise e comparação de propostas para a empreitada, o acompanhamento e controlo de execução, a aprovação e verificação de materiais, o controlo de custos e planeamento, as consultas e contactos entre todos os intervenientes da obra, com o objetivo de resolução de incompatibilidades de projeto e alterações. O estágio permitiu a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo do percurso académico, através do contacto direto com a obra e o acompanhamento dos vários processos construtivos empregues na mesma, assim como, a compreensão do relacionamento das diversas entidades envolvidas na obra.
- Planetário, um ciclo de canções: o conceito da canção juvenil na formação musicalPublication . Campos, Bruno Miguel Pezerat Correia da Silva Campos; Cruz, Cristina Brito daAs canções infantis têm um papel determinante na aprendizagem musical das crianças, de um ponto de vista informal ou no contexto das aulas de Iniciação Musical. Na transição da Iniciação para a Formação Musical esse repertório é, de modo geral, subitamente substituído por canções ‘eruditas’ (Lieder, Chansons, Songs, etc.). No trabalho de investigação aqui apresentado, testou-se uma solução alternativa que permite dar continuidade ao tipo de repertório que é usado na Iniciação Musical. Para esse efeito foi composto um ciclo de cinco canções, o Planetário, com caraterísticas semelhantes às das canções infantis mas direcionadas para os alunos que frequentam o 1º e 2º graus de Formação Musical (10 a 12 anos), aqui referidas como canções juvenis. A adequação dessas canções a este nível de ensino foi testada no âmbito de um estudo exploratório que envolveu 310 alunos e 11 professores, de escolas do ensino artístico especializado de música, na região da grande Lisboa e Setúbal. Os dados para análise foram recolhidos através do preenchimento de questionários pelos alunos e da realização de entrevistas aos professores. Na análise dos questionários usaram-se métodos de estatística descritiva e foi feita a análise temática das entrevistas transcritas, obtendo-se uma análise de natureza quantitativa e qualitativa, respetivamente. Os resultados mostram que as canções juvenis compostas foram bem aceites tanto pelos alunos como pelos professores, potenciando um elevado gosto pela aprendizagem e diversas oportunidades para a aquisição de competências musicais.
- Graffiti nas edificações: identificação e resolução do problemaPublication . Silva, Jorge André da; Farinha, Manuel Brazão de CastroEste trabalho concentra-se no problema de vandalismo em propriedades mais frequente na actualidade, os graffiti. Uma propriedade coberta de graffiti está ligada à degradação e ao abandono, criando um clima de insegurança e de possível violência em toda a área. De tal modo que para além dos proprietários, as câmaras municipais e empresas com os seus negócios nas áreas afectadas procuram resolver o problema que se torna bastante dispendioso. Para solucionar a anomalia relacionada com os graffiti e os problemas daí associados terá de se executar uma intervenção eficiente e sem falhas para não agravar ainda mais os problemas com as edificações, enquanto uma política tolerante aos graffiti poderá levar a que os custos de reabilitação de toda a área sejam cada vez maiores. Com base em todos estes pressupostos, este trabalho apresenta-se como uma análise a uma adequada prevenção, que é essencial para evitar de todo a degradação e uma eventual reabilitação quer através da segurança, quer pelo conhecimento do problema e meios de o evitar. Apresenta-se, ainda, uma análise aos diversos tipos de graffiti que poderão surgir, à sua remoção de forma correcta segundo várias metodologias e avaliações das mesmas, bem como à protecção que poderá ser executada contra os graffiti, e por fim, uma forma original de prevenção automática desenvolvida pelo autor, propondo-se um sistema original que pretende facilitar as intervenções de remoção e até mesmo evitar que possa ser executado.
- Processos de construção na reabilitação estrutural de edifícios antigosPublication . Santos, Diogo André de Oliveira Martins; Fernandes, Júlio Walter Miguel; Pereira, Jorge Alexandre GonçalvesO presente relatório de estágio surge no âmbito do trabalho final de mestrado, tendo sido desenvolvido na empresa Gonçalves Pereira, Engenheiros, Lda. Durante o período de estágio foi possível ao estagiário participar de forma ativa na elaboração de projetos de especialidades bem como de arquitetura, sendo realizada uma adaptação no presente TFM dos projetos praticados. Esta adaptação consiste no desenvolvimento de soluções construtivas por forma a dar resposta às necessidades impostas pelas intervenções levadas a cabo em quatro edifícios em Lisboa. Algumas das soluções aqui apresentadas foram devidamente comprovadas, tendo sido acompanhadas e garantida a sua funcionalidade em obra. Numa primeira fase deste trabalho realizar-se-á uma caracterização do tipo de edifícios em estudo - edifícios antigos, estando os mesmos compreendidos cronologicamente entre os edifícios anteriores ao terramoto de 1755 e os edifícios do início do séc. XX. Posteriormente caracterizar-se-ão quais os procedimentos a ter no caso da reabilitação deste tipo de edifícios. Por fim apresentar-se-ão os processos construtivos desenvolvidos no âmbito do estágio. Com este trabalho pretendesse não só a integração no mercado de trabalho do estagiário e a aplicação das competências adquiridas academicamente mas também trazer à comunidade científica propostas de novas soluções construtivas possíveis de serem utilizadas no mesmo tipo edifícios intervencionados.