ESD - Artigos
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESD - Artigos by Field of Science and Technology (FOS) "Humanidades"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Ghostdance: Evolving soundscapes in an immersive virtual reality experiencePublication . De Lima, Cecília; Carmo, Maria Beatriz; Cláudio, Ana Paula; Antunes, Rui Filipe; Siopa, José; Universidade LusófonaABSTRACT - “Ghostdance” is an innovative ongoing work in progress of generative art that explores the captivating blend of visual, auditory and immersive experiences in the realm of virtual reality (VR). This project harnesses the potential of generative algorithms to create a dynamic soundscape that continually transforms, inviting participants on a journey through ever-changing abstract and visual soundscapes. In the immersive VR experience, participants are transported to an environment where the auditory field evolves in real time, thanks to central generative algorithms that continually adapt and reshape the experience. Ghostdance's generative algorithms respond to the user's presence and action, detecting the properties of their movement, as defined in Laban terms. Each user embarks on a unique and unpredictable visual and auditory adventure, actively influencing the evolution of the environment through their movements and interactions in the virtual space. Ghostdance takes its name from a research project on dance in virtual reality [9]. It challenges the traditional boundaries between art forms, blurring the line between composition and improvisation. As performers move through the VR environment, they not only witness the harmonious fusion of sound and images, but also actively co-create the evolving composition.
- Longe, na (in)quietude dos céus. Perto, em (multi)versos terrenos: SupernovaPublication . Fernandes, João; Companhia Nacional de BailadoO programa de sala do espetáculo Supernova/The Look da Companhia Nacional de Bailado (CNB), que decorreu entre 17 e 27 de outubro de 2024, no Teatro Camões, inclui um textos escrito por João Fernandes, professor adjunto da Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa. "Longe, na (in)quietude dos céus. Perto de (multi)versos terrenos" é um texto sobre a peça coreográfica Supernova de Iratxe Ansa e Igor Bacovich.
- Vamos dançar, vamos experenciar e pensar: as aprendizagens essenciais no ensino básicoPublication . Marques, Ana SilvaEste workshop tem o objetivo de ser simultaneamente uma oportunidade de divulgação de atividades pedagógicas de Dança Criativa já efetivadas em contexto real, com alunos do 1ºCiclo do Ensino Básico, e igualmente funcionar como uma breve oficina de formação, na qual iremos simular com os participantes envolvidos, vários exemplos de atividades práticas de dança. Iremos dançar e refletir sobre as várias possibilidades de aprendizagem (interdisciplinar; multidisciplinar e transdisciplinar) desta componente artística do currículo. De acordo com as aprendizagens Essenciais do ensino básico, devemos assegurar todas as condições para que se possa integrar a Dança nas dinâmicas educativas e deste modo os alunos possam participar ativamente, tendo sempre em conta o seu perfil, a par de uma metodologia adequada, em que a coerência e progressão pedagógica de cada exercício ou aula é determinante. Os domínios de experimentação e criação, de interpretação e comunicação e de apropriação e reflexão, que são realçados no documento orientador da Direção-Geral da Educação, serão tidos em conta neste workshop e vamos dançar e conectar o seu conteúdo à forma como os podemos pôr em prática nas aulas de Dança, através da dimensão expressiva, comunicativa e criativa. Vamos dançar, vamos experienciar e pensar.