Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Fazer de Conta.pdf2.5 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este livro reúne um conjunto de aulas experimentadas nas quais o fazer de conta se transforma em teatro e num espaço criativo, um testemunho no qual os alunos colocam as suas ideias em prática, e obedecem a ritmos diferentes de desenvolvimento e de capacidade de conclusão dos alunos e onde o Orientador/Professor deve gerir o tempo que cada aluno e grupos precisam para desenvolver e concluir os momentos teatrais. A realidade das crianças e o meio que as rodeia serve de instrumento dos seus trabalhos, acontecendo teatro a partir de um real, que é transformado em ficção quando acontece cenicamente. Tudo acontece quando este conhecer delas se junta aos jogos dramáticos referidos na bibliografia e à orientação da Professora. Este livro é dirigido aos Professores, Educadores, Atores e Monitores interessados na disciplina de expressão dramática, é uma partilha de várias experiências que convida a quem está de fora desta área, a entender melhor o que nela se passa. Pode ser um livro útil, visto existir uma ausência de informação a partir da “própria experiência”, acerca do que resulta e não resulta fazendo acontecer nas aulas práticas, onde tudo necessita ser constantemente alterado renovado e revisto. O teatro é mediatizado, mas nem sempre o público dispõe dos elementos de reflexão pedagógica-artística, feitos pelos Profissionais desta arte numa linguagem acessível, que lhe permitam formar uma opinião mais definida sobre os seus benefícios. Os desafios apresentados são discutíveis, e visam precisamente abrir a argumentação, longe de qualquer doutrina, mas sim, uma partilha, tendo em atenção o teatro e o espaço infantil no seu imaginário e o fazer de conta como um recurso nosso, que só pode ser melhorado.
ABSTRACT - This book brings together a set of experienced classes in which make believe is transformed into theater and a creative space, a testimony in which students put their ideas into practice, and obey different rhythms of development and students´ ability to complete and where the Advisor/Teacher must manage the time that each student and groups need to develop and conclude the theatrical moments. Children’s reality and the environment that surrounds them serves as na instrument of their works, with theater happening from a reality, which is transformed into fiction when it happens scenically. Everything happens when this knowledge of them joins the dramatic games referred to in the bibliography and the guidance of the Teacher. This book is aimed at Teachers, Educators, Actors and Monitors interested in the discipline of dramatic expression, it is a sharing of various experiences that invites those outside this area to better understand what is going on in it. It can be a useful book, since there is a lack of further information from “one” own experience “, about what works and does not work, making it happen in practical classes, where everything needs to be constantly changed, renewed and revised. Theatre is mediatized, but the public does not always have the elements of pedagogical-artistic reflection, made by the Professionals of this art in na accessible language, which allow them to form a more defined opinion about this Art. The challenges presented are debatable, and aim precisely to open the argument, away from any doctrine. But rather, a sharing, taking into account the theatre and the children`s space in their imagination and make-believe as a resource of ours, which can only be improved.

Description

Dissertação de natureza científica submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro-Artes Performativas

Keywords

Fazer de conta Jogo dramático Ensino artístico Expressão dramática Dramatic expression

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema

CC License

Without CC licence