Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Ilustração satírica na comunicação política partidos challengers vs partidos dominantes

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

A presente investigação tem como objetivo principal compreender a ilustração satírica enquanto ferramenta de comunicação política, distinguindo a comunicação dos partidos challengers e dos partidos dominantes. O estudo foca-se na análise da comunicação dos partidos portugueses, durante a pré-campanha e campanha das Eleições Legislativas de 2024, comparando a comunicação política dos partidos com maior representação (PS e PSD) – partidos dominantes – com os restantes partidos com representação parlamentar (CH, IL, BE, L, PCP, PAN) – partidos challengers. A investigação analisou uma amostra de 60 outdoors dos oito partidos representados na Assembleia da República (XV Legislatura – 2022/2024), recolhidos nos concelhos de Lisboa e Loures, durante o período de pré-campanha e campanha. A abordagem metodológica quantitativa permitiu a análise da presença de ilustração satírica e da utilização de fotografias do “candidato a primeiro-ministro” nos outdoors, avaliando a respetiva associação com o tipo de partido. Os resultados demonstraram uma adoção de estratégias visuais mais convencionais por parte dos partidos dominantes e de uma comunicação relativamente mais diferenciadora por parte dos partidos challengers. Desta forma, foi possível identificar diferenças entre a comunicação dos partidos challengers e dos partidos dominantes, em Portugal.
ABSTRACT The current investigation has the main goal of understanding satirical illustration as a tool of political communication, distinguishing the communication of the challenger parties from the dominant parties. This study focuses on the analysis of communication from Portuguese parties, during the electoral pre-campaign and campaign of the Legislative Elections of 2024, comparing the political communication from parties with a larger representation (PS and PSD) – dominant parties – with the remaining parties with parliamentary representation (CH, IL, BE, L, PCP, PAN) – challenger parties. This investigation analysed a sample of 60 outdoors from the eight parties represented in the Republic Assembly (XV Legislature – 2022-2024), collected from the municipalities of Lisbon and Loures, during the period of the electoral pre-campaign and campaign. The quantitative methodological approach permitted the analysis of the presence of satirical illustration and the utilisation of photographs of the "candidate for prime minister" on the outdoors, evaluating the respective association with the type of party. The results demonstrated an adoption of more conventional visual strategies by the dominant parties and of a relatively more differentiative communication by the challenger parties. With this, it was possible to identify differences in communication between the challenger parties and the dominant parties, here, in Portugal.

Description

Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.

Keywords

Ilustração satírica Comunicação política Partidos challengers Partidos dominantes Eleições legislativas Satirical illustration Political communication Challenger parties Dominant parties Legislative elections

Citation

Folque, M.C. (2024). Ilustração satírica na comunicação política partidos challengers vs partidos dominantes. [Dissertação de mestrado, Escola Superior de Comunicação Social]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/21390

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social