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- A sonata para piano nº. 4 op. 7 de L. van Beethoven: considerações musicológicas e pedagógicas como suporte ao processo de ensino-aprendizagemPublication . Costa, Pedro Guilherme Sá da; Henriques, MiguelResumo I - A primeira secção deste trabalho contempla a prática pedagógica desenvolvida durante o Estágio do Ensino Especializado exercido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. O presente estágio foi realizado no ano letivo de 2022/2023 em regime de observação na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN), contemplando um trabalho com três alunos de diferentes níveis escolares, permitindo, assim, ao estagiário uma aprendizagem abrangente e diversificada. Nesta secção constam os objetivos do estágio, a caracterização da instituição, uma breve descrição da classe de piano e dos três alunos selecionados, assim como a descrição das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo. As aulas lecionadas foram gravadas em registo audiovisual, permitindo a observação e análise pelo Professor Orientador Miguel Henriques, tendo como objetivo a avaliação e a discussão das práticas de ensino realizadas pelo estagiário. Em forma de conclusão foi realizada uma reflexão final em relação a todo o trabalho desenvolvido durante o estágio.
- O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democráticaPublication . Reis, Ana Catarina Oliveira; Hortas, Maria JoãoO presente Relatório de Estágio, intitulado O estudo da cidade no 1.º CEB: contributos para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática, desenvolve-se no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II integrada no Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB. Este documento é composto por duas partes, sendo que na primeira é realizada uma breve caracterização, análise e reflexão das práticas pedagógicas realizadas no 1.º e 2.º CEB e, na segunda parte, desenvolve-se um estudo de investigação contextualizado na turma de 1.º CEB, do 3.º ano de escolaridade com a seguinte problemática: A exploração da cidade através da realização de atividades investigativas, que impliquem a interação dos alunos com o meio, potencia a construção de aprendizagens sobre o espaço próximo e o desenvolvimento de competências histórico-geográficas e de cidadania democrática. Na construção da resposta à problemática definiram-se os seguintes objetivos específicos: (i) Analisar as caraterísticas de um processo investigativo potenciador da construção de conhecimento a partir do meio local; e (ii) Analisar as competências histórico-geográficas e de cidadania desenvolvidas pelos alunos a partir do envolvimento num projeto investigativo que valoriza o meio local como recurso didático. Neste estudo, de natureza qualitativa, desenvolvem-se procedimentos próximos das etapas definidas na metodologia de investigação-ação: diagnóstico, planeamento da ação, implementação e avaliação. Os resultados da investigação permitem compreender e confirmar que a exploração da cidade com recurso a atividades investigativas potencia o desenvolvimento de competências histórico-geográficas destacando-se as seguintes: utilizar diferentes fontes de informação, selecionar e localizar fenómenos no tempo e no espaço e conhecer lugares e regiões nas suas dinâmicas. Na avaliação realizada pelos alunos, também é destacado o desenvolvimento de competências de cidadania democrática, tais como: o respeito, a cooperação, a análise e pensamento crítico, o conhecimento e compreensão crítica do mundo e as capacidades de escuta e observação.
- Lugar nenhum: entre a imagem e a palavraPublication . Besen, Alice Salvi; Mendes, MartaLugar Nenhum é um projeto de guião de curta metragem de ficção ensaística. O filme narra a história de Maria, que na sequência da morte de seu marido vive um luto que a coloca em um ambíguo estado de liberdade e transformação, provocando uma dissociação da realidade e culminando na descoberta de um mundo de espíritos - referido no projeto como "Outro Lugar". A dissociação torna-se, assim, um mecanismo que move a narrativa, em alusão à experiência de criação, que pode ser pensada como um desligamento temporário da realidade objetiva. A experiência de Maria dar-se-á, para além das imagens, através da narração em off de excertos de Perto do Coração Selvagem, de Clarice Lispector. O presente trabalho contém uma primeira versão do guião, materiais de apoio ao desenvolvimento futuro do filme e uma reflexão sobre o processo da escrita, que procura articular o conceito de "dissociação" em dois planos: o da desconexão entre experiência física e mental, visto na história da personagem, e o de disjunção entre o plano da imagem e o da palavra (falada), que pode ser percebida na estrutura da obra, através dos movimentos contrários destes planos ao longo do filme, que se desfazem e materializam, respectivamente.
- O impacto das novas tecnologias e redes sociais nas relações interpessoais no desenvolvimento de um trabalho de composição coreográfica com alunos do ensino secundário do Conservatório de Dança do Vale do Sousa no ano letivo de 2022/2023Publication . Pombal, Mariana; Marques, AnaO presente Relatório de Estágio é apresentado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa. A rápida ascensão tecnológica e o aumento da convivência virtual têm-se refletido na nossa sociedade, principalmente na forma como os jovens interagem socialmente. Com o intuito de explorar esta temática, pretendeu-se aprofundar e estudar como a fluência da comunicação através de um mundo virtual pode influenciar a relação, presente e real, entre indivíduos, e quais as consequências que pode trazer para o desenvolvimento psicossocial dos adolescentes. O processo coreográfico foi adotado como método de ensino-aprendizagem neste estudo, tornando-se um veículo condutor para a reflexão sobre a temática acima descrita durante a adolescência. O objetivo foi promover a consciencialização e o desenvolvimento da capacidade de reflexão acerca do próprio comportamento e dos que o rodeiam, uma vez que estes desempenham um papel crucial na formação do indivíduo. Especificamente, desejou-se averiguar como a Geração Alfa, caracterizada pelo nascimento num mundo digital/virtual, se comporta face à utilização excessiva das novas tecnologias e das redes sociais e as consequências que comportamentos nocivos, derivados desta, causam no desenvolvimento psicossocial durante a adolescência. A principal questão levantada neste estudo foi: pode um processo coreográfico conceber consciencialização de comportamentos e ações relacionadas com a dependência tecnológica e o impacto que estes têm nas relações interpessoais? O processo foi implementado no Conservatório de Dança do Vale do Sousa, no âmbito do Ensino Artístico Especializado de Dança, com os alunos do ensino secundário na disciplina de Composição Coreográfica, durante o ano letivo de 2022/2023. Partindo de uma metodologia de investigação-ação, foram utilizados instrumentos de recolha de dados como inquérito por questionário, grelhas de observação, diários de bordo e gravações audiovisuais, que foram implementados como ferramentas de monitorização e registo da evolução do processo. Através de propostas de improvisação e processos criativos compreendeu-se que a dependência tecnológica tem impacto em vários aspetos do desenvolvimento na adolescência, principalmente na forma como se veem e como são vistos, a influência que têm no comportamento dos outros e como são influenciados.
- Motivação para o estudo individual diário do instrumento: um estudo de caso com os alunos da classe de trompete do Conservatório de Música de CoimbraPublication . Costa, Inês Alexandra Vinagre; Rombo, TeresaResumo I - No âmbito da obtenção do grau de Mestre no Ensino Especializado de Música, na Escola Superior de Música de Lisboa, o presente relatório retrata o estágio realizado no Conservatório de Música de Coimbra e analisa a prática pedagógica realizada com três alunos de Trompete de níveis diferentes: 1º Grau, 3º Grau e 5º Grau. Nesta secção insere-se a caracterização da instituição e dos alunos selecionados para o estágio, assim como a descrição da prática pedagógica utilizada durante o ano letivo. Por último, é apresentada uma reflexão crítica da atividade pedagógica e uma análise das dificuldades sentidas ao longo do estágio, bem como as facilidades da prática pedagógica. O objetivo principal do processo ensino-aprendizagem é que haja condições para que os alunos estejam motivados por si próprios, que atinjam altos níveis de motivação para que sejam bons alunos, instrumentistas e que também evoluam enquanto pessoas. Toda esta a experiência do estágio foi bastante positiva, sendo que fui exposta a um ambiente profissional exigente, podendo retirar ensinamentos de um docente com bastante experiência, e toda esta aprendizagem deu-me confiança e recursos para seguir um bom percurso profissional. Deste estágio posso realçar que é bastante importante os docentes se manterem atualizados, que estejam ativos musicalmente, pois tudo isto é transmitido para os seus alunos.
- Digital storytelling sobre perturbação bipolar: análise de receção em espectadores com este diagnósticoPublication . Marques, Beatriz Gomes; Montargil, Filipe; Silvestre, Cláudia Marisa VasconcelosO presente estudo teve como principal objetivo a análise da receção de um conteúdo de digital storytelling (DST), que aborda a doença mental e o transtorno bipolar, nas pessoas com este diagnóstico. A análise consiste na perceção de potenciais impactos e consequentes gratificações de uma experiência contada através de um conteúdo de digital storyletting, quando recebido por espectadores com perturbação bipolar. Através de uma abordagem metodológica quantitativa, foi utilizada a técnica de recolha de informação por questionário, que foi preenchido antes e depois de o público visualizar o conteúdo de digital storytelling. Foram obtidas 23 respostas. Também foi realizada uma entrevista a um psicoterapeuta, de forma a compreender o ponto de vista de um profissional de saúde relativamente à utilização de uma narrativa digital para fins terapêuticos. Através desta investigação exploratória, foi possível analisar que o conteúdo de DST recebido pelos/as indivíduos/as provocou impactos nos/as mesmos/as. Apesar de alguns espectadores não se identificarem com o conteúdo visualizado, analisa-se que os mesmos defendem a representação desta e de outras doenças num suporte como o digital storytelling. Os espectadores acreditam ainda que a visualização de conteúdos de digital storytelling pode contribuir para a realização de conversas sobre a perturbação bipolar, sendo esta uma das gratificações para recomendarem o conteúdo a terceiros.
- A influência da prática da música de câmara na formação de instrumentistas de cordas friccionadasPublication . Nogueira, Nelson Filipe Rodrigues; Neto, TiagoResumo I - Prática Pedagógica - A primeira parte deste trabalho é direcionada para a Prática Pedagógica e procura descrever o Estágio realizado em exercício de funções no Conservatório Regional Silva Marques, em Alhandra, no ano letivo 2017/2018, no âmbito do Mestrado em Ensino de Música da Escola Superior de Música de Lisboa - Instituto Politécnico de Lisboa. Para o efeito foram previamente selecionados três alunos de diferentes níveis de ensino (iniciação, terceiro e sétimo graus), e elaboradas 30 planificações de aula e uma planificação anual para cada um dos alunos. Foram ainda gravadas três aulas de cada aluno que serviram como objeto de análise da unidade curricular de Didática do Ensino Especializado, lecionada pelo Professor Doutor Tiago Neto, servindo de base de reflexão das Práticas Pedagógicas do Estagiário. O Relatório apresenta ainda uma contextualização histórica e organizacional da escola onde foi desenvolvido o Estágio, assim como a caracterização da classe de violino e as atividades artísticas e educativas desenvolvidas na instituição. Por último, é feita uma reflexão sobre as Práticas Pedagógicas desenvolvidas no decorrer do Estágio.
- A importância das redes sociais na cobertura jornalística do primeiro mês da guerra entre a Ucrânia e a Rússia, em 2022, no Jornal das 8 da TVIPublication . Damázio, Ana Margarida Filipe; Moura, PauloO presente estudo pretende compreender a importância e a influência das redes sociais na cobertura jornalística do primeiro mês da guerra entre a Ucrânia e a Rússia em 2022, ou seja, entre 24 de fevereiro e 24 de março de 2022, no Jornal das 8 da TVI. O método de investigação utilizado é o misto, sendo aplicadas técnicas de investigação de carácter quantitativo e qualitativo. A análise de conteúdo quantitativa dos 28 episódios do Jornal das 8 da TVI permite caracterizar e compreender o uso dos conteúdos das redes sociais durante as emissões do telejornal. Com uma análise descritiva adicional é também possível acrescentar e reforçar os dados da caracterização. Já as duas entrevistas semiestruturadas realizadas aos enviados especiais da TVI, que estiveram na Ucrânia durante o primeiro mês de guerra em 2022, permitem entender o uso das redes sociais e dos seus conteúdos no terreno de guerra no período referido. Através de uma análise interpretativa dos resultados obtidos com as duas técnicas é ainda possível identificar a rede social mais utilizada quanto aos conteúdos utilizados na emissão, e quanto ao trabalho jornalístico dos enviados especiais. Pedro Moreira e Filipe Caetano dão ainda a conhecer os desafios que as redes sociais geram numa situação de conflito, abordam a concorrência ao jornalismo e refletem sobre a importância das redes sociais na cobertura deste conflito.
- A influência da pandemia nas práticas e rotinas de um jornalista de rádio: os casos da TSF, Renascença e Antena 1Publication . Almeida, Ana Isabel Cristóvão Gonçalves de; Neto, Pedro PereiraA rádio é um meio simples, mas muito multifacetado. Se ao longo dos anos se pensou que a rádio morreria com o aparecimento da televisão, da Internet e, mais tarde, das redes sociais online, depressa se percebeu como este meio é camaleónico e muito adaptável a qualquer tecnologia que possa surgir. A rádio teve de se adaptar aos tempos modernos e os jornalistas e profissionais de rádio viram-se obrigados a modernizar as suas práticas e rotinas profissionais, de modo a corresponder à procura e às novas necessidades dos ouvintes. Não foram só os avanços tecnológicos a obrigar os profissionais de rádio a adaptar-se: em 2020, a pandemia de Covid-19 levou muitos jornalistas a adaptar o seu trabalho às circunstâncias que esta crise de saúde pública impôs. Neste sentido, o presente trabalho pretende analisar a influência que a pandemia teve (e continua a ter) no trabalho e na rotina diária dos jornalistas de rádio; investigar como é que as redes sociais online ajudaram estes profissionais e, ainda, tentar perceber quais as alterações que a pandemia suscitou nas rotinas de produção noticiosa.
- A auto-regulação da aprendizagem no ensino do eufónio em PortugalPublication . Arraiano, Nuno Filipe Henriques; Carneiro, Adélio da CostaResumo I - O presente relatório foi realizado no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado da Música, para a conclusão do Mestrado em Ensino de Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. Neste sentido, foram descritas todas as práticas pedagógicas e didácticas elaboradas durante o ano lectivo de 2022/2023, na Escola Profissional Metropolitana, na modalidade de observação. A caracterização da escola e dos respectivos alunos, dos planos curriculares e dos critérios de avaliação faz parte da contextualização deste período descrito no documento. No que respeita à prática pedagógica, foram realizadas fichas de observação das aulas acompanhadas, planos das aulas leccionadas pelo mestrando e a planificação anual dos alunos participantes. Durante este período, foram postas em prática as aprendizagens adquiridas durante as Unidades Curriculares do primeiro ano de Mestrado, entre as quais: Psicopedagogia, Didáctica da Música e Psicologia da Educação aplicando estratégias, diferentes estilos de aprendizagem, ferramentas para o desenvolvimento de competências, dinâmicas emocionais e motivacionais e a compreensão das teorias da aprendizagem e da pedagogia da performance musical.