Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A sonata para piano nº. 4 op. 7 de L. van Beethoven: considerações musicológicas e pedagógicas como suporte ao processo de ensino-aprendizagem

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de Estágio - Pedro Sá Costa.pdf1.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - A primeira secção deste trabalho contempla a prática pedagógica desenvolvida durante o Estágio do Ensino Especializado exercido no âmbito do Mestrado em Ensino de Música. O presente estágio foi realizado no ano letivo de 2022/2023 em regime de observação na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN), contemplando um trabalho com três alunos de diferentes níveis escolares, permitindo, assim, ao estagiário uma aprendizagem abrangente e diversificada. Nesta secção constam os objetivos do estágio, a caracterização da instituição, uma breve descrição da classe de piano e dos três alunos selecionados, assim como a descrição das aulas observadas e lecionadas ao longo do ano letivo. As aulas lecionadas foram gravadas em registo audiovisual, permitindo a observação e análise pelo Professor Orientador Miguel Henriques, tendo como objetivo a avaliação e a discussão das práticas de ensino realizadas pelo estagiário. Em forma de conclusão foi realizada uma reflexão final em relação a todo o trabalho desenvolvido durante o estágio.
Resumo II - A segunda parte deste trabalho é reservada ao Projeto de Investigação. Esta secção compreende a análise e a consequente reflexão crítica da sonata para piano n.º 4 Op.7 de Ludwig van Beethoven. O trabalho a desenvolver contempla uma breve biografia do compositor, informação de caráter histórico em relação à forma sonata e ao piano, a análise estrutural da obra, a exposição e debate de questões de caráter interpretativo e de questões no âmbito prático/técnico relevantes. Adicionalmente, como suporte ao texto, serão utilizadas ilustrações em forma de notação. Este trabalho, direcionado ao estudante de piano, pretende contribuir para um conhecimento aprofundado da obra, para uma abordagem teórica e técnica da mesma, tendo por objetivo uma prática pedagógico/didática informada e fundamentada, contemplando caminhos para a solução de problemas/dificuldades, nomeadamente no âmbito de passagens técnicas mais exigentes, no campo da compreensão da forma, ao nível da notação ou que levantem algum tipo de problemática em relação à sua execução.
Abstract I - The first section of this work concerns the pedagogical practice developed during the Specialized Teaching Internship carried out within the scope of the Master in Music Education. This internship was carried out in the academic year of 2022/2023 under observation, at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN), regarding a work with three students from different school levels, thus, allowing the intern a comprehensive and diversified learning. This section contains the objectives of the internship, the characterization of the institution, a brief description of the piano class and the three students selected, as well as the description of the classes observed and taught throughout the school year. The classes taught were recorded in audiovisual format allowing for the observation and analysis by the Guiding Professor Miguel Henriques, with the aim of evaluating and discussing the teaching practices carried out by the intern. As a conclusion, a final reflection was carried out in relation to all the work developed during the internship.
Abstract II - The second part of this work regards the Research Project. This section concerns the analysis and subsequent critical reflection of the piano sonata n.º 4 Op.7 by Ludwig van Beethoven. The developing work includes a brief biography of the composer, historical data, and information about the sonata form and the piano, the work’s structural analysis, the exposition and debate of interpretative issues and relevant practical/technical issues. Additionally, illustrations will be used in the form of notation to aid with the written text. This work, aimed at piano students, attempts to contribute to an in-depth knowledge of the work, with theoretical and technical information, providing an informed and well-founded pedagogical/didactic practice, including ways to solve problems/difficulties, namely in the context of more demanding technical passages, in the field of understanding the form, at the level of notation or passages that raise some type of problematic relative to its execution.

Description

Relatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música, conforme Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio.

Keywords

Piano Beethoven Interpretação Ensino-aprendizagem Interpretation Teaching-learning

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa