Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didático

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste capítulo, realizar-se-á um enquadramento do uso de sensores pelas crianças na atual sociedade de conhecimento, quer no seu quotidiano informal, quer em contextos educativos formais e não formais. Este uso será enquadrado no desenvolvimento tecnológico dos sensores, mas também na evolução do uso pedagógico-didático das Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Básico. Apresentar- se-á um conjunto de projetos, desenvolvidos nos últimos quinze anos, de uso didático de sensores pelas crianças, para exploração e caracterização do ambiente da escola, analisando-se a evolução dos referidos projetos e o seu enquadramento e agência nas mudanças sociais, científicas e educacionais ocorridas. Uma análise dos resultados, nomeadamente dos sucessos e desafios, dos projetos apresentados permitem informar o projeto Eco-Sensors4Health, no que se refere às opções tecnológicas, como a escolha de hardware e software, mas também às opções pedagógicas e didáticas, como sejam a escolha do contexto de desenvolvimento das atividades, a seleção dos participantes, a definição dos objetivos didáticos, dos conteúdos e das tarefas a concretizar, a criação de registos e as estratégias e técnicas a usar no desenvolvimento das referidas tarefas.

Description

Keywords

Sensores eletrónicos Crianças Eco-Sensors4Health Tecnologias da Informação Ensino Básico LISBOA-01-0145-FEDER-023235

Citation

Silva, M. J., Gomes, A. G. (2019) A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didático. In M. J. Silva, R. Brito (coord.) Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 16-29). Lisboa: CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.003

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais

CC License

Altmetrics