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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste capítulo, realizar-se-á um enquadramento do uso de sensores
pelas crianças na atual sociedade de conhecimento, quer no seu
quotidiano informal, quer em contextos educativos formais e não formais.
Este uso será enquadrado no desenvolvimento tecnológico dos
sensores, mas também na evolução do uso pedagógico-didático das
Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino Básico. Apresentar-
se-á um conjunto de projetos, desenvolvidos nos últimos quinze
anos, de uso didático de sensores pelas crianças, para exploração e
caracterização do ambiente da escola, analisando-se a evolução dos
referidos projetos e o seu enquadramento e agência nas mudanças
sociais, científicas e educacionais ocorridas. Uma análise dos resultados,
nomeadamente dos sucessos e desafios, dos projetos apresentados
permitem informar o projeto Eco-Sensors4Health, no que se refere
às opções tecnológicas, como a escolha de hardware e software, mas
também às opções pedagógicas e didáticas, como sejam a escolha do
contexto de desenvolvimento das atividades, a seleção dos participantes,
a definição dos objetivos didáticos, dos conteúdos e das tarefas a
concretizar, a criação de registos e as estratégias e técnicas a usar no
desenvolvimento das referidas tarefas.
Description
Keywords
Sensores eletrónicos Crianças Eco-Sensors4Health Tecnologias da Informação Ensino Básico LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Citation
Silva, M. J., Gomes, A. G. (2019) A utilização de sensores por crianças do ensino básico na exploração e caracterização do ambiente da escola: enquadramento tecnológico e pedagógico-didático. In M. J. Silva, R. Brito (coord.) Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 16-29). Lisboa: CIED-Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais DOI:https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.003
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais