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Authors
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Abstract(s)
Este estudo procura perceber em que medida e de que forma o discurso sobre a Educação
Artística (EA) foi integrado no plano das políticas educativas, em particular na definição das
estruturas curriculares do sistema de ensino e nos apoios concedidos em geral nesta área,
dez anos passados da Conferência Mundial de Educação Artística (2006).
Foram definidos os seguintes objetivos: i) Mapear a publicação de documentos sobre a EA,
entre 2006 e 2016; ii) Perceber as orientações político-pedagógicas para a área da EA formal,
presentes nos documentos publicados; iii) Compreender os termos em que os atos
produzidos incentivam a criação de medidas de apoio e financiamento à EA.
Esta investigação enquadra-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem do tipo
qualitativo, assente em pesquisa e análise documental. O corpus documental, reunido e
organizado numa base de dados consultável, é composto por 303 atos publicados em Diário
da República, recenseados no período entre 2006 e 2016, subordinados à pesquisa sobre EA.
Os resultados permitiram obter, entre outras, as seguintes conclusões: (i) as linhas
orientadoras dos governos constitucionais e as conceções ideológicas subjacentes não são
claras nem se distinguem entre si de forma acentuada; (ii) as principais opções curriculares
para esta área revelam tendências de desvalorização em detrimento de outras áreas; (iii) a EA
encontra expressão em termos de apoios na dimensão “local”, ainda que se revele
destruturada quanto à sua implementação.
Description
Keywords
Educação artística Ação política Estruturas curriculares Apoios e financiamentos
Citation
Augusto, A., Falcão, M. (2019) Políticas para a educação artística em Portugal (2006- 2016): um olhar a partir das estruturas curriculares e do sistema de apoios in Pires, C., Lino, L., Pereira, S., Leite, T. Atas do IV Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (199-211) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa