Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Posicionamento de alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
PosicionamentodeAlunossobreDilemascomanimais.pdf190.28 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O presente estudo teve por objetivo identificar como se posicionava um grupo de 201 alunos do 6.º ano de escolaridade de uma escola do concelho de Cascais acerca de um conjunto de dilemas ecológicos envolvendo animais. Para tal foi administrado um questionário de respostas abertas com sete dilemas sobre os seguintes temas: utilização de animais no circo, touradas, adoção de animais exóticos, uso de aerogeradores, produção animal, ataque de lobos a rebanhos na Serra da Estrela e controlo da população de veados na Tapada de Mafra. O posicionamento dos alunos em relação a cada dilema foi categorizado em três perspetivas: o antropocentrismo, o biocentrismo e o ecocentrismo. Para cada dilema foi calculada a frequência relativa de incidência de ideias tradutoras destas perspetivas. Na maioria dos dilemas, os alunos defenderam posições de defesa do bem-estar dos animais, biocentrismo, muito embora algumas das ideias veiculadas encontram-se desenquadradas da realidade. Contudo, no caso da produção de animais para a alimentação, por os alunos considerarem estar em risco a própria sobrevivência humana, constatou-se um maior equilíbrio na veiculação de ideias antropocêntricas e biocêntricas. O estudo ajuda a compreender a forma como os alunos encaram várias das situações que envolvem uma relação entre o ser humano e os outros animais, evidenciando as suas formas de pensar, o que ajudar os docentes na abordagem destes temas no processo de ensino aprendizagem.

Description

Keywords

Antropocentrismo Biocentrismo Dilemas éticos Ecocentrismo Ensino Básico

Citation

Gomes, J. & Almeida, A. (2019). Posicionamento de Alunos do 6.º ano de escolaridade perante dilemas ecológicos envolvendo animais. In B. Cavadas, E. Linhares, M. C. Martins, M. Correia, N. Mestrinho, N. Branco, R. Santos & S. Colaço (Orgs.). Inovação no Ensino da Matemática e das Ciências 2019 (pp. 127-132). Santarém: Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém. ISBN: 978-989-54541-0-5

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue