ESTC - Livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTC - Livros by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 77
Results Per Page
Sort Options
- A cidade de FaustoPublication . Ribeiro, Carlos"A Cidade de Fausto", é uma peça de teatro que tem como ponto de partida o mito de Fausto. O desenvolvimento da peça centra-se em torno de uma meditação cénica sobre o saber viver em comunidade. A comunidade teatral, os actores e as personagens, servem esse objectivo de um micro-laboratório social, tragicómico, onde se ensaiam, estratégias de colaboração e convivência que passam pela multiplicidade de registos que espelham, por sua vez, a diversidade característica da Cidade. Esta Cidade plural encontra na poesia cénica, que esbate lirismo e ironia, o magma em que se refaz. Fausto torna-se pois sinónimo de um “simulado incêndio”, porventura imperdoável.
- A moda e o traje militarPublication . Morais-Alexandre, PauloRESUMO - A introdução do Uniforme nas forças armadas em Portugal deu-se no século XVII e este é claramente influenciado e por vezes mesmo condicionado pelo vestuário civil e pelas modas em voga.
- Dicionário de história de Portugal: [entradas]Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Barreto, António; Mónica, Maria FilomenaO Dicionário de História de Portugal contém informação sobre pessoas, conceitos, lugares e acontecimentos da história de Portugal. Estão aqui reunidas as entradas feitas pelo autor sobre: «Faria, Francisco Dutra»; «Fernandes, António de Castro»; «Fernandes, Vasco da Gama»; «Figueiredo, Fausto de»; «Figueiredo, Mário de»; «Freitas, José Vicente de»; «Godinho, José Magalhães»; «Gouveia, Acácio»; «Guedes, Francisco Nobre»; «Guerra, João Pedro Minar»; «Leite (Lumbralles), João Pinto da Costa»; «Lima, Fernando Pires de»; «Lima, Henrique Linhares de»; «Macedo, Henrique Veiga de»; «Machado, Ângelo César»: «Machado, Francisco Vieira»; «Matias, Marcelo Gonçalves Nunes Duarte»; «Melo, Martinho Nobre de»; «Moda»; «Moniz, Júlio Botelho»; «Morgado, Vasco»; «Múrias Júnior, Manuel Maria»; «Navarro, André»; «Negreiros, Joaquim Trigo de»; «Neves, Francisco Moreira das»; «Oliveira, Artur Aguado de»; «Oliveira, Domingos de»; «Oliveira, Eduardo de Arantes e»; «Oliveira, Manuel Barradas de».
- Dicionário de história de Portugal: [entradas]Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Barreto, António; Mónica, Maria FilomenaO Dicionário de História de Portugal contém informação sobre pessoas, conceitos, lugares e acontecimentos da história de Portugal. Estão aqui reunidas as entradas feitas pelo autor sobre: «Abreu, Augusto Cancella de»; «Almeida, Francisco Vieira de»; «Amorim, Diogo Pacheco de»; «Amorim, José Pacheco de»; «Araújo, Manuel Gomes de»; «Arriaga, Kaúlza de Oliveira»; «Balsemão, Francisco Pinto»; «Barbosa, António Pinto»; «Barbosa, Daniel Vieira»; «Barbosa, João Tamagnini»; «Beirão, Caetano»; «Borges, António França»; «Cabral, Filomeno da Câmara de Melo»; «Campos, Ezequiel de»; «Campos (Ameal), João Francisco de»; «Carvalho, Henrique Martins de»; «Castro, José Maria Ferreira de»; «Castro, Manuel Anselmo de»; «Champalimaud, António»; «Conservatório Nacional»; «Cordes, João José Sinal de»; «Cortês, Ulisses Cruz de Aguiar»; «Coutinho, Carlos Gago»; «Curto, Amílcar Ramada»; «Deslandes, Venâncio»; «Duarte Nuno, D.»; «Duque, Rafael da Silva Neves»; «Encarnação, Eusébio Tamagnini».
- Ensaios de teatro na casa de Garrett: actas das jornadas Garrett 1999 realizadas a 23 e 24 de Junho no ano das comemorações do bicentenário do nascimento de Almeida GarrettPublication . Vasques, EugéniaActas das Jornadas Garrett, realizadas a 23 e 24 de junho de 1999, no ano das comemorações do Bicentenário do nascimento de Almeida Garrett [1799-1854], no Departamento de Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa.
- Dicionário de história de Portugal: [entradas]Publication . Morais-Alexandre, Paulo; Barreto, António; Mónica, Maria FilomenaO Dicionário de História de Portugal contém informação sobre pessoas, conceitos, lugares e acontecimentos da história de Portugal. Estão aqui reunidas as entradas feitas pelo autor sobre: «Peres, Damião»; «Pinto, Clotário Luís Supico»; «Pinto, Francisco de Paula Leite»; «Ramires, Sebastião Garcia»; «Rapazote, António Gonçalves»; «Rau, Virgínia»; «Rebelo, Horácio de Sá Viana»; «Reis Júnior, Albino»; «Reis, Luís da Câmara»; «Ribeiro, António Lopes»; «Ribeiro, Sebastião José»; «Ribeiro, Manuel Félix»; «Rodrigues, Manuel Maria Sarmento»; «Rogeiro, Clemente»; «Rosa, Fernando Baeta Bissaia Barreto»; «Rosas, João Augusto Dias»; «Santana, Vasco»; «Santos Júnior, Alfredo dos»; «Saraiva, José Hermano»; «Schultz, Arnaldo»; «Silva, António»; «Ulrich, José Frederico»; «Ulrich, Rui Ennes»; «Valadão, Ramiro»; «Verde Gaio»; «Villaret, João».
- A moda e a educaçãoPublication . Morais-Alexandre, PauloNo presente estudo reduz-se a pesquisa à análise do aspecto vestimentar da Moda. Procurar-se-á no entanto inventariar as várias hipóteses de relações entre a questão da educação e os consumos de indumentária, desde a vertente mais formal, à educação menos convencional. Este texto é também um pretexto para pedagogicamente dar indicações bibliográficas na área, destinadas a servir de guia a todos os que procuram informação teórica que os leve a aproximações ao estudo da Moda.
- Espaços teatrais da Lisboa do barroco aos séculos XVIII e XIXPublication . Vasques, EugéniaA situação teatral portuguesa herdada de seiscentos (século XVII), se bem que marcada por alguma pujança em termos de oferta de espectáculos (muitos dos quais importados do estrangeiro, sobretudo de Espanha e de Itália), não apresenta, todavia, quaisquer vestígios de estruturas de produção fixa que permitissem o florescimento de uma expressão teatral própria ou que facultassem o desenvolvimento, entre nós, de companhias nacionais estáveis. As festas teatrais estavam confinadas aos espaços privados do Paço real, da Igreja e da Universidade -- incluindo os colégios jesuíticos --, embora a baixa nobreza e a plebe, sobretudo a plebe lisboeta mais endinheirada, tivessem à sua disposição alguns pátios onde vinham fazendo furor as comédias "de capa e espada" de origem espanhola.
- Piscator e o conceito de "teatro épico"Publication . Vasques, EugéniaO encenador alemão Erwin Piscator (1893-1966) desenvolveu uma actividade sistemática no teatro imediatamente depois da I Guerra Mundial. Ainda que não tenha produzido uma dramaturgia própria, promoveu e desenvolveu processos de escrita cénica nova e processos de produção – nos já então celebrados ateliers de dramaturgia (com base histórica em Lessing) em que figurou Brecht – para um teatro de futuro.