Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Projecto Ano Zero : desenvolvimento de competências técnico-artísticas em jovens adultos através da Técnica de Dança Clássica, com vista ao ingresso no curso de Licenciatura da Escola Superior de Dança

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RF_PP_MED-2011CarMor.pdfRelatório final2.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O curso de Licenciatura em Dança da Escola Superior de Dança (ESD) apresenta um currículo substancial e intensamente, prático que visa a formação do “artista” completo. Apesar de se pressupor uma maturação nesta área artística, a grande maioria dos candidatos à ESD não apresenta formação anterior sólida em técnicas de dança. Identificada esta problemática, o presente projecto pedagógico propôs a implementação de aulas de Técnica de Dança Clássica (TDC) durante um ano lectivo com vista o desenvolvimento de competências físicas, técnicas e artísticas, com o objectivo de aumentar o grau de preparação e, implicitamente, o nível técnico e artístico de jovens adultos candidatos à ESD, colmatando-se, assim, a referida lacuna. O Projecto Ano Zero foi, então, implementado nas instalações da ESD durante o ano lectivo de 2009/2010 (de Outubro a Julho). A amostra foi composta por um total de 16 indivíduos (número que foi variando ao longo do ano lectivo) do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 18 e os 28 anos. Para sustentar o estudo foi empreendida uma revisão crítica da literatura sobre os cursos ano zero, a transição para o ensino superior artístico, o jovem adulto e a iniciação à dança nesta fase. Para sustentar a prática e a construção de um programa de TDC, foram aplicados os instrumentos previstos na Investigação-Acção para a recolha de dados, promovendo a constante reflexão sobre a acção. Os resultados apontam para um aumento das competências dos alunos que se empenharam numa prática regular destas aulas, a excepção da componente equilíbrio, e para uma evolução técnico-artística positiva destes jovens adultos no contexto da TDC. Os alunos que se candidataram à ESD obtiveram classificação positiva nas provas de acesso. Conclui-se, então, que o grau de preparação dos alunos candidatos foi aumentado e confirma-se, assim, a pertinência da implementação de um curso Ano Zero na ESD.

Description

Relatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança.

Keywords

Técnica de dança clássica Competências físicas e técnico-artísticas Escola Superior de Dança Ano zero Jovens adultos

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License