Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Relatório Final | 2.09 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Considera-se a primeira infância o período propício a um maior desenvolvimento neurológico, o qual se repercutirá nos vários domínios do desenvolvimento humano. Afirma-se também que o bebé possui uma inteligência baseada na acção, pelo que a estimulação nesse sentido é fundamental. Partindo destas verdades, cada vez mais, os profissionais da educação procuram oferecer aos bebés variadas experiências através de actividades didácticas.
Com uma breve pesquisa encontram-se documentos sobre actividades para esta faixa etária em diferentes áreas, porém, poucas são as obras que encaram os bebés como público-alvo da Dança, e as que existem são escassas no que toca a propostas práticas. Surge, deste modo, este estudo, como projecto de investigação-acção que tem como objectivo adaptar a metodologia de dança educativa a bebés a partir dos seis meses em contexto de creche. Para tal colocou-se a seguinte questão como ponto de partida: como levar a dança para a creche, em sessões com educadoras, auxiliares e pais? Como produto final pretende-se a apresentação de estratégias metodológicas no âmbito da dança adaptada à primeira infância.
O projecto teve a sua realização prática na Creche Geração Chupeta do Restelo, em Lisboa e na Creche da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais em Tomar. A aplicação prática iniciou em Outubro de 2009 e terminou em Julho de 2010. O trabalho é sustentado por uma revisão bibliográfica nacional e internacional sobre a caracterização das capacidades desta faixa etária, das actividades estimulantes para bebés, sobre o que é a dança educativa e a actividade na creche. No que toca à Metodologia fez-se um reconhecimento da amostra, indicaram-se os instrumentos de avaliação, foram analisados os dados recolhidos e por fim apresentam-se as conclusões.
Description
Relatório Final de Projecto Pedagógico apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança.
Keywords
Dança Estratégia metodológica Bebé