Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Relatório final | 2.18 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Elaborado no âmbito do Mestrado em Metodologias do Ensino da Dança, este relatório,
referente ao Estágio na Escola de Dança Ana Mangericão, teve como principais objectivos
organizar, fundamentar e sistematizar a metodologia desenvolvida, no âmbito da disciplina de
Criação Coreográfica.
Partimos assim, de uma recolha de elementos relativos à influência da arte na educação,
em especial no ensino da dança, e da forma como, nos dias de hoje, este conceito está
implantado no nosso país, em particular no ensino artístico especializado. Impera assim, uma
análise dos diferentes métodos educacionais existentes no âmbito da área de ensino em questão,
a forma como alguns pedagogos organizaram e desenvolveram as componentes de movimento,
bem como os seus conteúdos e objectivos.
Nesta direcção, aplicou-se uma metodologia de investigação qualitativa, em que a
investigação-acção, constituiu um elemento central na recolha e tratamento de informações numa
dinâmica constante.
A amostra do estudo é composta por alunos do 3º Ciclo, do Ensino Vocacional de Dança,
com os quais foi desenvolvido um conjunto de estratégias e abordagens metodológicas, no
campo de acção da disciplina de criação coreográfica. Procurámos assim, compreender de que
modo os alunos deste grau de ensino, intervêm e interagem em situações ou propostas concretas,
ao nível destas abordagens.
Ao longo deste estágio e após a análise e reflexão final do estudo em causa, constatou-se
que os alunos foram bastante receptivos às estratégias metodológicas aplicadas, desenvolvendo
todas as propostas de trabalho de forma entusiasta.
Description
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à
obtenção do grau de Mestre em Metodologias do Ensino da Dança.
Keywords
Ensino artístico especializado Criação coreográfica Arte na educação Dança
Citation
Publisher
Escola Superior de Dança, Instituto Politécnico de Lisboa