Browsing by Author "Souza, Alexandra"
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- Children using sound sensors to improve school environmental healthPublication . Souza, Alexandra; Alves, Ana Rita; Rodrigues, Sofia; Gomes, Cristina Azevedo; Silva, Maria JoãoThe teaching and learning experience, reported in this paper, aims at empowering schoolchildren in the promotion of environmental health in schools, emphasizing the role of Information and Communication Technologies in such promotion. Sound sensors (integrated in tablets) together with a free app were used by children to improve their awareness in what concerns noise, and its consequences. A set of strategies were designed and implemented to support children in making sense of the use of sound sensors in the specific context of a science museum school, with their own teachers, and where each class stays only for a week. Children’s registers and answers to a satisfaction questionnaire contributed to validate the developed strategy. Primary school teachers’ feedback made it possible to follow-up the experience. The dissemination of the experience to other primary schools is being planned in the context of a research project on Environmental Health (Eco-sensors4Health).
- Conceção e Desenvolvimento de uma Plataforma para a Participação das Crianças na Saúde Ambiental das suas EscolasPublication . Silva, Maria João; Ferreira, Eduarda; Souza, Alexandra; Alves, Ana Rita; Rito, Pedro; Gomes, CristinaA investigação apresentada neste artigo está centrada no processo de conceção e desenvolvimento de uma plataforma, que permite a participação das crianças na saúde ambiental das suas escolas. O processo de conceção e desenvolvimento integrou-se num processo de investigação baseada em design (design-based research), foi colaborativo, iterativo e situou-se no contexto das escolas de 1º ciclo do ensino básico (primárias) portuguesas e dos seus problemas de saúde ambiental, bem como nas suas atividades curriculares de educação em ciências. A plataforma foi concebida e desenvolvida para permitir a monitorização de variáveis de saúde ambiental, as intervenções na saúde ambiental, e para incluir uma base de dados que integra os dados de saúde ambiental adquiridos, registados e introduzidos pelas crianças na plataforma, com as respetivas anotações, os blogues e documentos colaborativos das escolas. Desta forma, a estrutura da plataforma permite o registo do processo de participação (pesquisa e intervenção) realizado por cada turma, produzindo conhecimento sobre os problemas de saúde ambiental das escolas
- Contributos de um estudo de aula para o conhecimento didático do professor do 1.º ciclo em organização e tratamento de dadosPublication . Souza, Alexandra; Rodrigues, Margarida; Ponte, João Pedro daNesta comunicação focamo-nos no trabalho realizado com base numa tarefa de organização e tratamento de dados, numa perspetiva de ensino exploratório, para compreender como é que o estudo de aula promove o desenvolvimento do conhecimento didático dos professores do 1.º ciclo envolvidos. Prestamos particular atenção à fase de escolha e preparação de uma tarefa para a aula de investigação, ao trabalho realizado em sala de aula e à reflexão pós-aula. A investigação insere-se no paradigma interpretativo e segue uma abordagem qualitativa. As participantes são cinco professoras do 1.º ciclo e a primeira autora, que dinamizou o estudo de aula. Os dados foram recolhidos por observação participante pela primeira autora desta comunicação, com a elaboração de um diário de bordo, recolha documental e gravação áudio das sessões de trabalho e vídeo da aula assistida. Os resultados mostram que as professoras participantes valorizam o ensino exploratório com tarefas desafiadoras e que reconhecem a importância de tirar partido de situações próximas da realidade dos alunos, usando tarefas matemáticas com significado, capazes de tornar as aprendizagens contextualizadas e transversais ao currículo. Na preparação da tarefa procuram antecipar dificuldades e introduzir adaptações que facilitem o trabalho dos alunos, sem diminuir o grau de dificuldade da tarefa. Na reflexão pós-aula consideram que as decisões tomadas na preparação da aula e a antecipação das dificuldades dos alunos contribuíram para a eficácia na gestão da aula e valorizam a discussão e apresentação de estratégias no quadro. A opinião dos alunos manifestada no final da aula reforça a importância deste tipo de tarefas.
- Crenças de docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aulaPublication . Souza, Alexandra; Rodrigues, MargaridaEste artigo tem por base um estudo feito no âmbito de um mestrado em educação matemática, com uma população de docentes do 1.º CEB e com o objetivo de identificar as suas crenças sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aula, pondo em evidência os aspetos positivos e constrangimentos que os mesmos referem existir na implementação de situações de aprendizagem fora do contexto de sala de aula. Esta população foi selecionada pelo facto de ter participado numa iniciativa que decorre fora do contexto formal da escola. Trata-se de um estudo de natureza quantitativa, em que os dados foram recolhidos através da aplicação de um inquérito por questionário, respondido on-line, e analisados através da estatística descritiva ou da análise de conteúdo, consoante eram questões fechadas ou abertas, respetivamente. Os resultados indicam que estes docentes valorizam as aprendizagens matemáticas fora da sala de aula, na medida em que consideram que estas consolidam e reforçam o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e contribuem para a formação geral do aluno, ampliando os contextos de aprendizagem. Consideram também que as conexões estabelecidas são mais fortes porque resultam das interações realizadas e os conceitos desenvolvidos passam a estar associados às práticas e contextos em que foram negociados, tornando-se em aprendizagens contextualizadas.
- Crenças dos docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aulaPublication . Souza, Alexandra; Rodrigues, MargaridaEste artigo tem como objetivo identificar as crenças dos docentes do 1.º CEB sobre as aprendizagens em Matemática fora da sala de aula e quais os aspetos positivos e constrangimentos que os mesmos indicam existirem na implementação de situações de aprendizagem fora do contexto de sala de aula. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, tendo os dados sido recolhidos através da aplicação de um questionário. Os resultados encontrados permitem-nos concluir que os docentes valorizam as aprendizagens matemáticas fora da sala de aula, na medida em que consideram que estas consolidam e reforçam o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e contribuem para a formação geral do aluno, diversificando os contextos de aprendizagem. De igual modo, consideram que as conexões estabelecidas são mais fortes porque resultam das interações realizadas e os conceitos desenvolvidos passam a estar associados às práticas e contextos em que foram negociados, tornando-se em aprendizagens contextualizadas.
- Práticas na aula de matemática: tarefas que desafiamPublication . Souza, Alexandra; Rodrigues, MargaridaA ênfase colocada na realização de tarefas desafiantes responsabiliza o professor pela seleção, adaptação ou construção de tarefas que possam servir os propósitos de um ensino exploratório, considerando-as como oportunidades de aprendizagem oferecidas aos alunos. Neste texto analisamos as reflexões de 5 professoras do 1.º ciclo, participantes num estudo de aula, a partir das quais procuramos compreender como é que analisam tarefas selecionadas, com o critério de serem desafiantes, a partir do ponto de vista das dificuldades dos alunos e das estratégias usadas. Os dados foram recolhidos por observação participante, com gravação áudio das sessões de trabalho, recolha documental e recurso a um diário de bordo. Os resultados apontam para a importância dos enunciados das tarefas e para a antecipação de dificuldades e de estratégias como fatores determinantes no efeito da tarefa. Este processo também favoreceu a reflexão colaborativa sobre as aprendizagens dos alunos e, assim, estas professoras desenvolveram o seu conhecimento didático sobre a escolha e adaptação de tarefas, fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional.
- A utilização de tablets pelas crianças do 1.º CEB, para a resolução de problemas de poluição sonora e de qualidade do ar interior na escola: construção de propostas didáticasPublication . Souza, Alexandra; Alves, Ana Rita; Silva, Maria JoãoNa nossa sociedade, as crianças utilizam desde muito cedo dispositivos digitais móveis, como os tablets, usando funcionalidades diversas, incluindo sensores como a câmara fotográfica e o microfone. Neste capítulo, descreve-se o uso de tablets em atividades de promoção de saúde ambiental com crianças do 1.º ciclo do ensino básico, numa escola de um Museu de Ciência em Portugal. O sensor de som dos tablets foi usado pelas crianças para o estudo dos níveis de som em contexto escola e sensores específicos de dióxido de carbono foram usados, em conjunto com os tablets, para a avaliação da qualidade do ar do ambiente da escola. As atividades foram desenvolvidas para se integrarem na curta estadia das turmas na Escola do Museu de Ciência e incluíram atividades de exploração e familiarização com as propriedades do som e do ar, medições de níveis de som e de concentrações de dióxido de carbono e, ainda, a interpretação dos dados adquiridos e registados, para identificação de problemas e propostas de melhoria da saúde ambiental da escola. As atividades e os seus recursos são apresentados de forma a poderem ser replicadas, refletindo-se criticamente sobre os sucessos e desafios das mesmas.