Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Crenças dos docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aula

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este artigo tem como objetivo identificar as crenças dos docentes do 1.º CEB sobre as aprendizagens em Matemática fora da sala de aula e quais os aspetos positivos e constrangimentos que os mesmos indicam existirem na implementação de situações de aprendizagem fora do contexto de sala de aula. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, tendo os dados sido recolhidos através da aplicação de um questionário. Os resultados encontrados permitem-nos concluir que os docentes valorizam as aprendizagens matemáticas fora da sala de aula, na medida em que consideram que estas consolidam e reforçam o trabalho desenvolvido dentro da sala de aula e contribuem para a formação geral do aluno, diversificando os contextos de aprendizagem. De igual modo, consideram que as conexões estabelecidas são mais fortes porque resultam das interações realizadas e os conceitos desenvolvidos passam a estar associados às práticas e contextos em que foram negociados, tornando-se em aprendizagens contextualizadas.
This article aims to identify primary school teacher’s beliefs about mathematics learning outside of classroom and what are the positive aspects and limitations that those teachers indicate to exist in the implementation of those learning situations. We used a quantitative methodology approach, with a survey to collect the data. We may conclude that teachers value mathematics learning outside classroom, considering that it reinforces the work developed inside the classroom and contributes for general education of the students, diversifying the learning contexts. They also consider that the established connections are stronger because they result of interactions and the developed concepts are associated to specific practices and contexts, which become in contextualized learning.

Description

Keywords

Crença Professor Aprendizagem matemática Aprendizagem situada

Citation

Souza, A., & Rodrigues, M. (2018). Crenças dos docentes do 1.º ciclo sobre a aprendizagem matemática fora da sala de aula. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Orgs.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 263–279). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-69-0

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

Collections

CC License