Browsing by Author "Pereira, Teresa Matos"
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- Açúcar Amargo: Escravatura, Resiliência e Memória na obra de María Magdalena Campos-PonsPublication . Pereira, Teresa MatosEste artigo propõe uma abordagem à obra da artista cubana María Magdalena Campos-Pons considerando a relação que esta estabelece com questões como a identidade, a memória, o deslocamento, exílio, diáspora ou a resiliência cultural. Estas problemáticas são encaradas numa transversalidade histórica e geracional associando autobiografia com a memória coletiva e propondo uma revisitação da narrativa histórica acerca de Cuba, onde o açúcar e a escravatura se apresentam como binómio indissociável.
- António Ole: Arqueologias do quotidiano e da memóriaPublication . Pereira, Teresa MatosPara mim a arte...
- Antropografias – Corpo, Performatividade e Artes PlásticasPublication . Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosNuma estreita articulação entre Escultura e Pintura e respetivo alargamento dos campos de criação, propusemos a ideação e conceção de interfaces corpóreas, que mediassem a ação pictórica, num momento performativo registado em vídeo. Neste sentido, estudantes do 3.º ano da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa — ESELx/ IPL — deram resposta à proposta de trabalho lançada pelas docentes dos módulos de Pintura e Escultura, projetando e construindo próteses (escultóricas) que, integradas no corpo, possibilitaram a materialização de registos gráficos e pictóricos, onde o desenho e a pintura foram entendidos na sua expressão essencial — como resultado material do gesto, utilizando meios como a tinta, carvão, etc. ou instrumentos como lápis, pincéis, entre outros. O procedimento de pintar/desenhar surge como um ato performativo, registado e comunicado através do vídeo.
- Arte, comunidade e memória local. reflexão acerca de processos artísticos participativos na comunidadePublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaO texto que a seguir é apresentado incide sobre um conjunto de intervenções de street art realizadas em Santiago do Cacém entre os anos 2016 e 2019 por grupos de estudantes e docentes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias a convite da Associação Cultural de Santiago do Cacém. Procurar-se-á fazer um balanço do trabalho realizado tendo em consideração aspetos de natureza conceptual e metodológica, estética e artística bem como de natureza educativa, atendendo às múltiplas ligações entre prática artística e a comunidade.
- Arte, comunidade e memória local. projeto de street art em Santiago do CacémPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaA presente comunicação refere-se à intervenção de street art em Santiago do Cacém, realizada no âmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto Politécnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervenções com e para a comunidade, disseminadas por três concelhos - Loures, Seixal e Santiago do Cacém- para além de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vídeo instalação.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Artes plásticas: da prática criativa à prática pedagógica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudêncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plásticas I e Artes Plásticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as práticas com futuros atores educativos no âmbito das artes visuais.
- Artes visuais e comunidade. Reflexões em torno de um processo pedagógicoPublication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosA comunicação proposta sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva. Prevê-se assim a possibilidade de fomentar – de acordo com a natureza de cada projeto – processos de trabalho colaborativo entre os estudantes e as diferentes comunidades, conducentes ao desenvolvimento de aprendizagens através da experiência vivencial e do enriquecimento dos discursos artísticos pelo contacto com diferentes formas de pensar e agir. Neste sentido será realizado um balanço dos 6 projetos desenvolvidos na referida disciplina e que integraram residências artísticas nos contextos de atuação: este projetos centraram-se: 1) na realização de um painel colaborativo com os utentes do Centro de Dia de Alvalade Sado; 2) na realização de uma intervenção de Land Art num espaço de turismo rural (Monte do Giestal – Casas de Campo & Spa); 3) intervenção em vidrões na freguesia de Benfica em Lisboa; 4) na recolha da memória da construção das cabanas dos pescadores da Costa de Sto. André em especial da sua evolução até ao bairro atual; 5) na criação de uma instalação no painel da fachada do Museu do Trabalho Rural na freguesia de Abela, complementado pela recolha de testemunhos da memória do trabalho rural; 6) Projeto de escrita na paisagem urbana tomando como ponto de partida a Rota Literária de Cerromaior e a obra homónima de Manuel da Fonseca
- Artes visuais e comunidade: processos, impacto e constrangimentosPublication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosO presente texto sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva Em primeiro lugar será realizado um balanço dos seis projetos desenvolvidos na referida Unidade Curricular considerando os processos de trabalho que culminaram em residências artísticas nos contextos de atuação bem como o seu impacto e acolhimento junto das comunidades em causa. Em segundo lugar pretende-se uma reflexão (apoiada pelos testemunhos dos diversos intervenientes) acerca do papel desempenhado por uma abordagem desta natureza no âmbito da licenciatura em AVT bem como dos constrangimentos ao seu desenvolvimento em contexto académico de formação inicial.
- Artes visuais e comunidade: reflexões em torno de um processo pedagógicoPublication . Regatão, José Pedro; Sá, Kátia; Pereira, Teresa MatosA comunicação proposta sintetiza o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo 2014/15 na disciplina Artes Visuais e Comunidade, integrada na Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias da Escola Superior de Educação de Lisboa. Em Artes Visuais e Comunidade pretende-se o desenvolvimento de projetos artísticos de intervenção em espaços públicos de natureza vária (espaços urbanos, rurais, naturais, etc..), que envolvam processos de trabalho com a comunidade atendendo às suas necessidades, motivações, construções identitárias e memória coletiva. Prevê-se assim a possibilidade de fomentar – de acordo com a natureza de cada projeto – processos de trabalho colaborativo entre os estudantes e as diferentes comunidades, conducentes ao desenvolvimento de aprendizagens através da experiência vivencial e do enriquecimento dos discursos artísticos pelo contacto com diferentes formas de pensar e agir. Neste sentido será realizado um balanço dos 6 projetos desenvolvidos na referida disciplina e que integraram residências artísticas nos contextos de atuação: este projetos centraram-se: 1) na realização de um painel colaborativo com os utentes do Centro de Dia de Alvalade Sado; 2) na realização de uma intervenção de Land Art num espaço de turismo rural (Monte do Giestal – Casas de Campo & Spa); 3) intervenção em vidrões na freguesia de Benfica em Lisboa; 4) na recolha da memória da construção das cabanas dos pescadores da Costa de Sto. André em especial da sua evolução até ao bairro atual; 5) na criação de uma instalação no painel da fachada do Museu do Trabalho Rural na freguesia de Abela, complementado pela recolha de testemunhos da memória do trabalho rural; 6) Projeto de escrita na paisagem urbana tomando como ponto de partida a Rota Literária de Cerromaior e a obra homónima de Manuel da Fonseca.