Browsing by Author "Matoso, Rui"
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- Activismo cultural e transformação social: casos e estratégias de práticas e políticas urbanasPublication . Matoso, RuiO campo cultural é tido usualmente como potencial crítico do status quo vigente. A revolução cultural de Maio de 1968 é um marco no combate às políticas culturais conservadoras na Europa. No entanto, como bem sabemos, é à escala dos territórios locais que a produção social de espaços de acção diferenciados e significativos, maior potencial permite gerar face às forças alienantes da desterritorialização global. Por outro lado, sabemos também que as práticas de cidadania e a diversidade cultural foram sendo negligenciadas em favor de lógicas mercantilistas e da competitividade entre “cidades marca”, na formatação de identidades e imaginários no seio de uma cultura financeira neoliberal. A economia criativa surgiu como novo paradigma da economia mundial, gerando conceitos que hoje ocupam o discurso político oficial sem se perceber concretamente os seus modelos de aplicação aos territórios. Há diversas razões para que este desvio se concretizasse nas sociedades contemporâneas. Uma delas prende-se certamente com a globalização enquanto sintoma de homogeneização e mercantilização da cultura. Mas também na ausente, ou débil, construção de políticas culturais locais, sem formulação de estratégias publicadas e debatidas. Todavia, esta deriva confronta-se hoje com reivindicações opostas: a Democracia Cultural, o Direito à Cidade, a Política dos Comuns, os Direitos Culturais, entre outras. Mas, como conceber estratégias artísticas, culturais e políticas que visem o desenvolvimento da Democracia e da Cidadania Cultural? Como revitalizar o quotidiano cultural das nossas cidades? De que modo afinal se cumpre a Constituição da República Portuguesa na efectivação da Democracia Participativa e dos Direitos Culturais?
- Arte pública, espaço e poderPublication . Matoso, RuiA instalação de arte pública em território nacional revela um peculiar modus-operandis do poder político-administrativo enquanto sintoma lacunar da distribuição de poder relacional, dando assim azo a um certo grau de estetização da política, designadamente quando se trata da programação cultural do espaço público e dos seus efeitos na construção social do consenso. É de facto nesta dimensão crítica e política do espaço público, na esteira de Jürgen Habermas e Rosalyn Deutsche, que importa pois perguntar de que modo a “Arte Pública” tem sido instrumentalizada? De que modo o poder executivo local, acumulado fortemente na figura do Presidente da Câmara, pode mobilizar o sensus comunis em prol do reforço da legitimidade e do poder ? Ou, dito de forma mais genérica, como é que a mobilização estética da ação política reforça o consenso social e diminui a intensidade democrática?
- A computação do (in)isível: imagem, ideologia e neocibernéticaPublication . Matoso, RuiNo que se refere à categoria das imagens mentais e à sua suposta invisibilidade fenomenológica, a partir do momento em que uma tecnologia extractiva transduz os impulsos eléctricos que se formam nas redes neuronais do córtex visual, em pixeis, e nos fornece uma representação sintética das imagens produzidas no interior da camera obscura craniana, estamos diante de um novo patamar que nos permite visualizar o último reduto do invisível. Imersos no dispositivo tecno-estético global, somos mobilizados pela estru- tura técnica da premediação, cujo desígnio é o de mobilizar e modular, no presente, orientações afectivas – individuais e colectivas – em direção a um futuro potencial, ou seja, em direção à formação de uma virtualidade real. Mas não nos iludamos, a au- tomação e a invisibilidade neocibernética da dominação não resulta do poder transcendental de um artífice supremo, mas antes de um novo regime de go- vernamentabilidade e controlo das subjectividades potenciado pelo tratamento algorítmico da informação acumulada (governação algorítmica).
- O contributo das bibliotecas públicas para a efetivação da democracia culturalPublication . Matoso, RuiA importância das bibliotecas para as comunidades locais é amplamente reconhecida na sociedade, designadamente porque cumprem os pressupostos de um serviço público de cultura, e porque de facto estes equipamentos contribuem para que exista ainda alguma vitalidade cultural no quotidiano das cidades. Neste trabalho pretende-se analisar o contributo das bibliotecas públicas para a efetivação da democracia cultural nos municípios portugueses, num contexto de descentralização e municipalização da cultura, bem como propor estratégias e práticas culturais transformadoras que visem a vitalidade cultural urbana. Defende-se igualmente que o papel das bibliotecas públicas na emancipação da sociedade civil só pode ser o de favorecer a expansão da criação cultural autónoma, critica e plural dos cidadãos e das cidadãs.
- A crise e o pensamento crítico no campo culturalPublication . Matoso, RuiNa sequência da leitura de um artigo redigido por Lluís Bonet e Fabio Donato, sobre o impacto da crise financeira nos modelos de governança e gestão do sector cultural, publicado no Journal of Cultural Management and Policy nº1 (ENCATC), decidi escrever este artigo tendo em consideração o apelo dos autores à promoção de um debate crítico.
- Cultura e desenvolvimento humano sustentávelPublication . Matoso, RuiA cultura é cada vez mais o centro das políticas locais, pela importância que vem revelando no contexto de um paradigma de desenvolvimento humano integral. Para além da atenção que lhe é dirigida graças à sua intima conexão a fatores de índole económica, social e urbana; a sua relevância deve-se essencialmente às relações intrínsecas que mantém com as questões da identidade, da memória, da criatividade, da ciência e do pensamento e conhecimento crítico. Optámos por dividir este livro em três capítulos de modo a permitir uma sequência de leitura, desde as temáticas gerais de grande escala – da União Europeia e da Globalização, até ao cerne do problema que em nosso entendimento urge solucionar nas cidades: a efetiva e definitiva integração da dimensão cultural nas estratégias territoriais de desenvolvimento humano sustentável.
- Cultura, espaço público e desenvolvimento: que opões para uma política cultural transformadoraPublication . Matoso, RuiO Ciclo de Conferências, cujas intervenções se encontram comentadas e compendiadas por Rui Matoso neste volume, inseriu-se no conjunto de iniciativas desenvolvidas no Alentejo Central (território que abarca os municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa), em relação com parceiros e instituições com poder de decisão e de influência nas políticas e ações de apoio ao setor cultural. O estudo, reflexão e debate são essenciais, numa área que envolve diversas dinâmicas e transversalidades – quer no projeto e constatação de resultados, quer na definição de perspetivas e orientações para ação futura. O Ciclo de Conferências agora apresentado insere-se no projeto 3C 4 Incubators – Culture, Creative and Clusters for Incubator e foi organizado pela CIMAC (Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central).
- E agora, o que fazemos com istoPublication . Matoso, RuiUma reformulação global das políticas culturais há muito que devia conter a exigência, muito pouco convocada pelos agentes culturais, da requalificação das políticas municipais, cuja relevância para a concretização dos direitos, da cidadania, da diversidade e da democracia cultural, é fundamental. Não nos esqueçamos que é ao nível municipal, nos territórios de proximidade, na construção da democracia local participativa e na vitalidade cultural das cidades (vilas e aldeias) que o bem-estar e a qualidade de vida dos cidadãos (e não apenas dos artistas ou dos a gentes culturais profissionais) se realiza, ou não.
- Harun Farocki, trabalho e cinema em rede: o projecto colaborativo Labour in a single shotPublication . Matoso, RuiA obra artística e o pensamento crítico de Harun Farocki estiveram constantemente focados em torno das questões da produção e do trabalho material e imaterial. O motivo dialético produção/trabalho está presente directamente, sob diversas formas, em três dos seus projectos: Workers leaving the factory (1995); In comparison (2009) e Labour in a single shot (2011). São três abordagens distintas à forma de fazer cinema, e três modulações de ritmo e forma em torno da repetição do mesmo leitmotiv, o trabalho no contexto da modernização capitalista. Labour in a single shot (2011) consiste numa outra aproximação ao tópico do trabalho, através de uma plataforma colaborativa online onde estão alojados os 413 filmes produzidos por muitas pessoas em diferentes partes do mundo, e no seguimento dos workshops ministrados por Antje Ehmann and Harun Farocki. em quinze cidades de todos os continentes. Na sua ampla generalidade de confluências, a relação entre ativismo e globalização é de facto marcada por uma conexão que se pode designar como “ativismo transnacional”, enquanto que o agenciamento coletivo inerente ao projeto Labour in a Single Shot concretiza uma forma específica de ativismo social, proporcionado pelo estabelecimento de uma rede planetária de instituições e indivíduos.
- Hiper.jângal: uma deriva tecno-estética tangencial à peça do Teatro PragaPublication . Matoso, RuiNão é por acaso que o mote de abertura de Jângal é dado pela repetição exaustiva de «We’re in trouble», a consciência de que «We’re trouble and we’re heading for more trouble!» é intrínseca a toda peça, também ela trespassada por uma sensação de urgência. O mundo estás prestes a arder, e talvez por isso esteja na hora de convocar a grande fraternidade planetária interespécies. Nesse sentido, talvez Jângal seja então a clareira na floresta do Ser, um lugar virtual onde a humanidade (ainda) habita poeticamente e os organismos se encontram com as coisas, apesar de tudo. Apesar da sombra lançada por esse terrível e invisível poder, sobre o paradisíaco planeta azul.
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