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Authors
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Abstract(s)
A obra artística e o pensamento crítico de Harun Farocki estiveram constantemente focados
em torno das questões da produção e do trabalho material e imaterial. O motivo dialético
produção/trabalho está presente directamente, sob diversas formas, em três dos seus projectos:
Workers leaving the factory (1995); In comparison (2009) e Labour in a single shot (2011). São três
abordagens distintas à forma de fazer cinema, e três modulações de ritmo e forma em torno da
repetição do mesmo leitmotiv, o trabalho no contexto da modernização capitalista.
Labour in a single shot (2011) consiste numa outra aproximação ao tópico do trabalho,
através de uma plataforma colaborativa online onde estão alojados os 413 filmes produzidos por
muitas pessoas em diferentes partes do mundo, e no seguimento dos workshops ministrados por
Antje Ehmann and Harun Farocki. em quinze cidades de todos os continentes.
Na sua ampla generalidade de confluências, a relação entre ativismo e globalização é de
facto marcada por uma conexão que se pode designar como “ativismo transnacional”, enquanto que
o agenciamento coletivo inerente ao projeto Labour in a Single Shot concretiza uma forma
específica de ativismo social, proporcionado pelo estabelecimento de uma rede planetária de
instituições e indivíduos.
Description
II Congresso Internacional de NetAtivismo - Área temática: Ativismo em rede e artes colaborativas/relacionais
Keywords
Harun Farocki Cinema Ativismo