Browsing by Author "Casanova, Susana Salazar"
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- Comunicação intercultural: ferramenta essencial das organizaçõesPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraCom a globalização, com o acelerado desenvolvimento da tecnologia, a par da acentuada crise económica que se vive na Europa, constituiu-se como uma alternativa, cada vez mais premente, às empresas negociarem noutros países, com pessoas de culturas distintas. Os gestores, para além de enfrentarem os desafios de uma negociação internacional – com todas as dificuldades que lhe são inerentes – precisam de desenvolver aptidões comunicacionais interculturais para negociarem em mercados globalizados. Trata-se de saber articular as habilidades de gestão com este tipo de competências comunicacionais, uma vez que estas determinam o sucesso de uma transação internacional. Nesta comunicação demonstrar-se-á a importância das competências de gestão intercultural no perfil do novo gestor global, bem como os seus benefícios, comprovando que estas valências são determinantes para o desempenho da atividade profissional e organizacional.
- A existência de vigilância por parte dos empregadores restringe a liberdade dos utilizadores nas redes sociaisPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraO presente artigo aborda as questões da existência de vigilância feita sobre utilizadores e colaboradores, pelas entidades empregadoras, nas redes sociais. Estuda a problemática da própria definição de vigilância, na sociedade moderna, nomeadamente na web 2.0. As redes selecionadas para a análise foram o LinkedIn e o Facebook por serem duas das principais plataformas de comunicação na internet.O objetivo deste estudo foi, fundamentalmente, analisar o tipo de vigilância que os empregadores fazem, em primeiro lugar aos atuais funcionários, para monitorizar a sua exposição nas redes sociais e a eventual partilha de informação reservada, sobre a organização, quer seja através de texto, ou de imagem. Em segundo lugar, este trabalho analisa a temática da restrição de privacidade imposta aos candidatos na procura de emprego, uma vez que, os seus perfis na web 2.0 são frequentemente consultados, com o propósito de se obterem dados adicionais, sobre a atitude e o comportamento dos candidatos. Cada vez mais, além das competências técnicas que são exigidas, é também vigiado o comportamento e a informação que se partilha nas redes sociais.Neste alinhamento e recorrendo à análise documental, são discutidos e analisados três casos concretos, ocorridos internacionalmente, em que foi exercida vigilância pelos empregadores, junto dos colaboradores, tendo conduzido essas pessoas à situação de despedimento, devido a uma excessiva exposição e partilha de informação reservada.Na parte final do estudo, faz-se uma breve verificação dos elementos que os empregadores mais valorizam nos perfis dos candidatos, além de várias sugestões, com vista à proteção e à otimização da sua exposição nas redes sociais.
- A importância das competências de gestão intercultural no perfil do novo gestor globalPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraNas últimas décadas, tem-se acentuado em Portugal a necessidade de internacionalização das empresas, em grande parte devido ao impacto que a crise económica global teve na nossa economia. Tornou-se assim imprescindível que os gestores portugueses explorassem novos mercados, internacionalizassem as suas empresas e promovessem os seus bens e serviços noutros continentes. Esta realidade contribuiu para o aparecimento de um novo perfil de gestor que, além de enfrentar as adversidades e os desafios de uma transação internacional, se confronta com a necessidade de desenvolver aptidões culturais para negociar. Abordar-se-á, numa perspetiva teórica, os desafios de articulação das habilidades de gestão e de liderança com as competências de comunicação inerentes e que são determinantes para o sucesso de uma negociação internacional. Tal como se demonstrará que as habilidades de gestão intercultural são imprescindíveis no perfil deste gestor global, em particular na interação com diferentes culturas, trazendo benefícios para o desempenho da sua atividade profissional e organizacional.
- Importância das competências de gestão intercultural no perfil do novo gestor globalPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraEm Portugal, nas últimas décadas, tem-se acentuado a necessidade de internacionalização das empresas, em grande parte devido ao impacto que a crise económica global teve na economia. Tornou-se imprescindível ao gestor português explorar outros mercados com vista à internacionalização dos seus negócios. Estes factos concorreram para o aparecimento de um novo perfil de gestor que, além de enfrentar as adversidades de uma transação internacional, se viu confrontado com a necessidade de adquirir e desenvolver aptidões comunicacionais que lhe permitam negociar em mercados globalizados. Abordam-se os desafios de articulação das habilidades de gestão com competências comunicacionais, que podem determinar a realização de um negócio internacional. Nesta comunicação demonstrar-se-á a importância destas competências de gestão intercultural no perfil do novo gestor internacional, bem como os seus benefícios para o desempenho da atividade profissional e organizacional.
- Intercultural management and communication: essential tools in today’s global market for managers and organizationsPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraIn the last decades, managers in Portugal have been dealing with the increasingly important need to internationalize their organizations, largely due to the impact that the global crisis has had on our small economy. It has thus become imperative that Portuguese managers explore new markets to promote their products and services in other continents. These facts have contributed to the raise of a new manager profile. The focus will be on three types of managers: top managers, middle managers and first line managers. In addition to their daily routines, these global managers have to face adversity and several cultural challenges while undertaking an international negotiation. They are faced with the need to develop critical cultural skills to be able to negotiate. This paper addresses the challenges of the theoretical articulation between management, leadership skills and communication, essential tools for the success of an international negotiation process. This article will demonstrate that intercultural management skills are fundamental for this new type of global manager, which has to interact with many different cultures. Such skills highly benefit the new global manager’s professional and organizational performance and are key for the success of their business relations. The data presented in this article are the result of several exploratory interviews with Portuguese managers working in Africa, specifically in Luanda.
- Intercultural management and communication: essential tools in today’s global market for managers and organizationsPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraIn the last decades, managers in Portugal have been dealing with the increasingly important need to internationalize their organizations, largely due to the impact that the global crisis has had on a small economy. It has thus become imperative that Portuguese managers explore new markets to promote their products and services in other countries. These facts have contributed to the raise of a new manager profile. The focus of this research will be on three types of managers: top managers, middle managers, and first line managers. In addition to their daily routines, these global managers have to face adversity and several cultural challenges while undertaking an international negotiation. They are faced with the need to develop critical cultural skills to be able to negotiate. This paper addresses the challenges of the theoretical articulation between management, leadership skills and communication, essential tools for the success of an international negotiation process. This article will establish that intercultural management skills are fundamental for this new type of global manager, which has to interact with many different cultures. Such skills highly benefit the new global manager's professional and organizational performance and are key for the success of their business relations. The data presented in this article are the result of several exploratory interviews with Portuguese managers working in Africa, specifically in Angola-Luanda.
- O papel da comunicação intercultural para o SecretariadoPublication . Casanova, Susana Salazar; Miranda, SandraA profissão de secretariado tem-se afirmado nos últimos anos como uma profissão em constante evolução. Tal facto deve-se à inovação que a tecnologia impulsionou e que contribuiu para o aumento da importância que o secretariado desempenha dentro das organizações. A crescente necessidade de internacionalização por parte das empresas - em particular nas últimas décadas face à crise financeira -, tornou imprescindível que também os profissionais de secretariado adquirissem conhecimentos no âmbito do protocolo internacional e da comunicação multicultural. Estas novas competências do secretariado visam um apoio mais abrangente aos gestores, nas suas tarefas de exploração de novos mercados, com vista à promoção e à comercialização de bens e serviços noutros continentes. O objetivo deste estudo passa por (1) analisar as competências exigidas pelos empregadores no recrutamento de profissionais especializados na área do secretariado; (2) Analisar o valor de mercado dos diferentes perfis funcionais da carreira de secretariado; (3) Analisar a pertinência percebida das novas competências – protocolo empresarial e comunicação multicultural – por parte de profissionais de secretariado. Para o efeito foram analisados os anúncios publicados em portais de emprego entre 1 de setembro de 2014 e 31 de dezembro de 2016, e as tabelas de remuneração da Egor e da Page Personnel, para 2016. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas a sete profissionais na área do secretariado. Os resultados mostram que as empresas exigem profissionais com licenciatura em secretariado e assessoria de direção. Verifica-se ainda a solicitação de profissionais com competências core de gestão e com licenciatura em gestão. Para além disso, verificou-se ainda que os profissionais nesta área valorizam as competências inovadoras na profissão, nomeadamente o protocolo e comunicação multicultural.