Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O papel da comunicação intercultural para o Secretariado

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
cartaz 2017.pdf128.56 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A profissão de secretariado tem-se afirmado nos últimos anos como uma profissão em constante evolução. Tal facto deve-se à inovação que a tecnologia impulsionou e que contribuiu para o aumento da importância que o secretariado desempenha dentro das organizações. A crescente necessidade de internacionalização por parte das empresas - em particular nas últimas décadas face à crise financeira -, tornou imprescindível que também os profissionais de secretariado adquirissem conhecimentos no âmbito do protocolo internacional e da comunicação multicultural. Estas novas competências do secretariado visam um apoio mais abrangente aos gestores, nas suas tarefas de exploração de novos mercados, com vista à promoção e à comercialização de bens e serviços noutros continentes. O objetivo deste estudo passa por (1) analisar as competências exigidas pelos empregadores no recrutamento de profissionais especializados na área do secretariado; (2) Analisar o valor de mercado dos diferentes perfis funcionais da carreira de secretariado; (3) Analisar a pertinência percebida das novas competências – protocolo empresarial e comunicação multicultural – por parte de profissionais de secretariado. Para o efeito foram analisados os anúncios publicados em portais de emprego entre 1 de setembro de 2014 e 31 de dezembro de 2016, e as tabelas de remuneração da Egor e da Page Personnel, para 2016. Foram ainda realizadas entrevistas semiestruturadas a sete profissionais na área do secretariado. Os resultados mostram que as empresas exigem profissionais com licenciatura em secretariado e assessoria de direção. Verifica-se ainda a solicitação de profissionais com competências core de gestão e com licenciatura em gestão. Para além disso, verificou-se ainda que os profissionais nesta área valorizam as competências inovadoras na profissão, nomeadamente o protocolo e comunicação multicultural.

Description

Keywords

Profissão de secretariado Organizações Comunicação intercultural Protocolo empresarial

Citation

Casanova, S., & Miranda, S. (2017, outubro,26-28). O papel da comunicação intercultural para o Secretariado. Comunicação apresentada no Congresso Internacional de Secretariado - COINS 2017: “O Empoderamento do Secretariado: Protagonizando o Presente e o Futuro”, São Paulo, Brasil.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

SINSESP (Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo)
DEVELOP (Centro de Desenvolvimento Profissional)