Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
126.09 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a globalização, com o acelerado desenvolvimento da tecnologia, a par da acentuada crise económica que se vive na Europa, constituiu-se como uma alternativa, cada vez mais premente, às empresas negociarem noutros países, com pessoas de culturas distintas. Os gestores, para além de enfrentarem os desafios de uma negociação internacional – com todas as dificuldades que lhe são inerentes – precisam de desenvolver aptidões comunicacionais interculturais para negociarem em mercados globalizados. Trata-se de saber articular as habilidades de gestão com este tipo de competências comunicacionais, uma vez que estas determinam o sucesso de uma transação internacional. Nesta comunicação demonstrar-se-á a importância das competências de gestão intercultural no perfil do novo gestor global, bem como os seus benefícios, comprovando que estas valências são determinantes para o desempenho da atividade profissional e organizacional.
Description
Keywords
Comunicação Gestão intercultural Competências comunicacionais Internacionalização
Citation
Casanova, S. & Miranda, S. (2013, outubro). Comunicação intercultural: ferramenta essencial das organizações. Comunicação apresentada 8º Congresso SOPCOM: Comunicação Global, Cultura e Tecnologia, Escola Superior de Comunicação Social (ESCS-IPL), Lisboa, Portugal