Browsing by Author "Antunes, David"
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- AcrasiaPublication . Antunes, DavidNesta entrada de dicionário, descreve-se em detalhe o fenómeno da acrasia e a sua extrema relevância no entendimento do funcionamento da acção e dos fenómenos de irracionalidade na conduta humana.
- Agostinho, o roubo das pêras e os porcosPublication . Antunes, DavidTrata-se de um ensaio longo, em que se explora a questão da infelicidade da linguagem, e da consequente impossibilidade de enunciados unívocos, na esteira das teses da Desconstrução. Neste texto, contudo, essa questão é mais acutilante porque o objecto de análise é um texto de natureza confessional e autobiográfica, a saber: o Livro II das Confissões de S. Agostinho.
- Arte & efeitos: sobre a questão de a arte ter efeitos: uma teoria pornográfica da arte?Publication . Antunes, DavidNeste texto, apresenta-se a tese de que a arte não tem nem deve ter efeitos determinados, nomeadamente de índole ética. Na sequência desta tese, discute-se então que modo de relação podemos ter com os objectos de arte, qual a sua justificação e de que modo se constituem como arte.
- Arte e liberdade - nota introdutóriaPublication . Antunes, DavidA Rhinocervs - Cinema, Dança, Música, Teatro é um periódico científico do Instituto Politécnico de Lisboa, especialmente dedicado às áreas artísticas e científicas do cinema, dança, música e teatro. A publicação do nº. 2 reafirma não só o compromisso das escolas de arte do IPL na produção e divulgação de investigação e prática artística relevantes nas áreas indicadas, em particular, obedecendo, porém, a um princípio extenso de entendimento das artes e das suas relações, em geral, mas sobretudo à pretensão de intervenção e pertença a um contexto alargado de investigação e prática artísticas, a nível nacional e internacional.
- Biografias de uma acção: uma leitura da tragédiaPublication . Antunes, DavidNeste texto, procura-se uma discussão do significado de ‘uma acção’ na proposta de Aristóteles segundo o qual «A tragédia é a imitação de uma acção.» É proposta a tese de que a função da tragédia não é educativa e que os seus efeitos se esgotam na sua realização cénica.
- Caminhos da vontadePublication . Antunes, DavidEm Caminhos da Vontade, é feita uma descrição de alguns aspectos essenciais do funcionamento da vontade e da sua relação com as ideias de liberdade e responsabilidade. Esta descrição começa na tragédia grega, detém-se na argumentação de Agostinho e termina no comentário de alguns autores contemporâneos que equacionam a questão da compatibilidade entre leis naturais e vontade livre.
- Cesário, poeta sem cidadePublication . Antunes, DavidNeste texto, apresenta-se uma leitura do poema maior de Cesário Verde, sugerindo que o poeta se expulsa da cidade que pretensamente descreve, seguindo assim Platão na República. A tese fundamental é que quanto mais Cesário escrever sobre a cidade menos ela lhe pertence e mais se distancia dela, no sentido em que cada linha diminui ou encurta a realidade habitável. Este texto faz parte de uma série que homenageia M. S. Lourenço.
- Da criação e das palavras dos homensPublication . Antunes, DavidUma dificuldade do narrador do Génesis é a situação de, inevitavelmente, ter de se servir de uma matriz antropomórfica, para descrever Deus, simulando e pretendendo, ao mesmo tempo, cumprir os desígnios de uma narrativa sobre a criação e da criação.
- O efeito Pingo Doce: performance e in-betweennessPublication . Antunes, DavidNeste artigo, experimenta-se a possibilidade de leitura de um evento do quotidiano, uma afluência massiva ao supermercado, em virtude de uma promoção especial, ser entendido como evento performativo de significado relevante e, por consequência, discutem-se os limites da arte, em geral, e da performance e do teatro, em particular. No exercício desta leitura, consideram-se fatores habituais na caracterização do evento que se descreve e discute, a saber: os agentes e/ou atores, a ação, o contexto, os espetadores, a participação, as emoções, a crítica, as implicações políticas e éticas, etc..
- Ensaios sobre teatro e outras coisasPublication . Antunes, DavidOs oito ensaios deste livro representam alguns dos meus interesses mais recorrentes, enquanto professor cujas referências são demonstrativas de uma filiação a que se poderia chamar clássica e, sobretudo, da incapacidade de separar o pensamento artístico do pensamento filosófico. São também textos que alimentam e se alimentam da prática pedagógica e, por isso, de forma direta ou indireta, são em muito devedores do privilégio de ser professor na Escola Superior de Teatro e Cinema e, em particular, dos muitos alunos com quem, nesta casa, me cruzei e espero continuar a cruzar. Pensar o teatro ou as questões que o teatro me coloca é sempre para mim um motivo para pensar ‘fora do teatro’ e, por vezes, ‘contra o teatro’. Pensar outras coisas, por outro lado, conduz-me, na maior parte dos casos e invariavelmente, ao teatro. Não creio que a arte se constitua como um regime especial ou excêntrico da atividade humana e, nesse sentido, entendo-a como uma atividade humana entre outras, querendo com isto dizer que os seus praticantes aprendem, se quiserem, a praticá-la, a pensá-la e a descrevê-la. Contudo, pensar, fazer e descrever uma atividade instável, no sentido de esta se furtar à aplicabilidade de índices de operacionalidade técnica, é estar aberto ao sucesso relativo dos pronunciamentos e das ações que possamos fazer ou realizar sobre essa atividade. Estes ensaios evidenciam essa condição e as eventuais virtudes e deméritos que possam ter decorrem da capacidade de mostrarem um pensamento em processo de se pensar e constituir.
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