ESCS - Recensões
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Browsing ESCS - Recensões by Author "Rezola, Maria Inácia"
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- A descolonização portuguesa e as batalhas da memória [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaRecensão crítica à obra ROSAS, Fernando; Machaqueiro, Mário; Oliveira, Pedro Aires (Org.). O Adeus ao Império – 40 anos de descolonização portuguesa. Lisboa: Nova Vega, 2015.
- Dos ‘Anos Quentes’ à estabilidade democrática: Memória e ação política no Portugal Contemporâneo [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria Inácia“Parece-nos desnecessário justificar a importância que os acontecimentos revolucionários de 1974-1975 tiveram na sociedade portuguesa ou demonstrar como contribuíram para moldar um novo país. Por isso, e como seria expectável, a Revolução de Abril e o período de consolidação democrática, que se lhe seguiu, há muito que se constituíram como objeto de interesse de académicos e estudiosos, alimentando um impressionante número projetos, de iniciativas de disseminação científica assim como uma intensa atividade editorial. Apresentando-se modestamente como “mais um contributo” para este já amplo acervo de publicações, a obra coletiva Dos “anos quentes” à estabilidade democrática pode, neste contexto, ser perspetivada numa dupla dimensão.” (excerto da recensão)
- A hora da liberdade: o 25 de Abril, pelos protagonistas [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaUm documento único que, pela primeira vez, reúne inúmeros protagonistas do 25 de Abril, para um relato dos acontecimentos na primeira pessoa.
- Plínio Salgado: Um católico integralista entre Portugal e o Brasil (1895-1975) de L.P. Gonçalves [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria Inácia“Resultado a adaptação de uma tese de doutoramento apresentada na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, em 2012, a obra Plínio Salgado: Um Católico Integralista entre Portugal e o Brasil (1895-1975) analisa o percurso político mas também, e sobretudo, o pensamento filosófico-doutrinário do líder integralista brasileiro que, “exaltado e idolatrado por uns, esquecido e ocultado por outros devido ao radicalismo de direita” (p. 355), é uma figura incontornável da política brasileira da época contemporânea.” (excerto da recensão)
- O poder caiu na rua: crise de estado e acções colectivas na revolução portuguesa [de] Diego Palacios Cerezales [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaTrinta anos passados sobre a revolução do 25 de Abril de 1974, dispomos neste momento de uma abundante bibliografia sobre a transição portuguesa. Depois de uma primeira vaga de publicações de carácter essencialmente memorialista e jornalístico, em que as marcas da conjuntura revolucionária são ainda bem visíveis, assistimos, no final dos anos 80, ao florescimento do interesse académico sobre esta questão.
- Tempos decisivos. O General e a Democracia [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaRecensão à obra de David Castaño - Eanes e a Democracia. Lisboa: Penguin Random House, 2018, 556 pp. “Depois de Soares e a Revolução, David Castaño retoma a história da construção do Portugal democrático com Eanes e a Democracia, obra lançada em finais de 2018. Soares e a Revolução gravita em torno da figura do líder histórico do PS, enfatizando o seu papel na definição da nova ordem e analisando a sua estratégia e intervenção nos conturbados anos de 1974-1975. Eanes e a Democracia, por seu lado, tem como referência inicial o ano da institucionalização da democracia representativa (1976) - de que a eleição de Ramalho Eanes como presidente, por sufrágio directo, livre e universal, é um dos símbolos-, e acompanha os caminhos, nem sempre fáceis ou lineares, percorridos até à revisão constitucional de 1982”. (excerto)
- The revolution in school or a school in revolution. About a recent essay [recensão crítica]Publication . Rezola, Maria InáciaStarting from the recent publication of Joaquim Pintassilgo, O 25 de Abril e a educação: discursos, práticas e memórias docentes, this paper intends to initiate a reflection on the importance of the date of April 25, 1974, in which there was in Portugal the glorious military revolution, that culminated in the fall of regime established by Antonio de Oliveira Salazar. Which was the role of this revolution inside the Portuguese school system? Which was the influence of the school in the Portoguese revolution?