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Browsing ESCS - Artigos by Author "Antunes, Ana Cristina"
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- Cartografia do ódio em rede: análise da Liga de futebol profissional em PortugalPublication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Di Fátima, BrancoA presente investigação tem como principal objetivo analisar as narrativas de ódio de tipo racista que são proferidas nos social media dos clubes da Liga Portuguesa de futebol profissional, na temporada de 2020/2021. Para o efeito, adotou-se uma metodologia mista, quantitativa e qualitativa, organizada em três momentos sequenciais: extração de dados do Facebook, o tratamento e a análise de conteúdo. Os dados postos em evidência mostram, essencialmente, a presença de manifestações discursivas racistas de cariz impulsivo, instrumental e, por vezes, regionalista. Em sentido oposto, monitorizou-se um conjunto de comentários de repúdio face às expressões de racismo e um apelo ou mesmo incitação à atuação dos clubes de futebol e dos seus órgãos para travar tais manifestações de racismo.
- Consistency one-to-many: an analysis of crossplatform visual consistency in the most accessed global sitesPublication . Antunes, Ana Cristina; Souto, Jorge; Saboia, IngaUsers are accessing the same content on multiple platforms. From a user-centric perspective, these different platforms impose different constraints to web designers, namely visually, since the graphic elements of the interfaces need to be adapted and reconfigured to multiple contexts and screen sizes. In this context, visual consistency emerges as a relevant issue because of its impact on user experience across desktop and mobile screens. This study examines visual consistency on the world's most accessed 15 websites, in their smartphone and desktop versions. Our findings suggest that users perceive different levels of cross-platform visual consistency. There are visual elements, like image texture in logos, icons and photographs, where standards and conventions clearly emerge. But when we examined elements like image size, results indicate less perceived visual consistency.
- Dark, smoke-filled room: Política nas organizações, revisitar o passado e perspetivar o futuroPublication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana CristinaA política é, reconhecidamente, uma componente relevante da vida e das dinâmicas organizacionais que, atuando de um modo mais ou menos encapotado, pode ter um profundo impacto, construtivo ou nefasto, no comportamento organizacional. Num trajeto que cobre as últimas quatro décadas de desenvolvimentos teóricos e empíricos da política nas organizações, com a presente revisão de literatura pretende-se traçar uma visão completa e ampla sobre esta área. Neste sentido, a par da discussão em torno das (in)definições dos diversos conceitos, perspetivas teóricas e linhas de pesquisa que lhe estão associados, levantam-se um conjunto de interrogações, propostas e pistas para reflexão que, ao decorrerem das atuais lacunas de conhecimento, estabelecem novas agendas para investigação futura. Esperamos, com este artigo, reenergizar uma área que tem registado pouco interesse em Portugal, estimulando e promovendo vindoiros desenvolvimentos teóricos e empíricos em torno da política nas organizações.
- Diz-me porque poupas, dir-te-ei como te comportas: uma análise das motivações e dos comportamentos de poupança em PortugalPublication . Antunes, Ana Cristina; Calado, João Paulo ToméEmbora Portugal seja um país onde tradicionalmente se mantinham elevados níveis de poupança, essa tendência esbateu-se na década passada, fruto de factores diversos e de uma realidade sócio-económica menos favorável. Todavia, na presente conjuntura económica reveste-se de particular importância a adopção de compor- tamentos de poupança. É, por isso, necessário compreender claramente os factores que estão na sua origem. Neste estudo, que envolveu uma amostra de 835 portugueses, procurámos investigar a relação entre as motivações de poupança e os comportamentos de poupança dos portugueses. Os resultados indicam que as motivações de pou- pança estão relacionadas com a percepção da capacidade de gestão financeira, com a elaboração de um orçamento familiar e com a frequência de poupança dos agregados familiares em Portugal.
- Examining brand post characteristics that drive Facebook consumer engagementPublication . Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Machado, Ana TeresaThe development and increased use of social media by the consumers has brought new challenges for brands and marketeers. Relying on the relational paradigm and being aware of social media enormous potential to reach, to foster relationships and engage and to create bonds between brand and consumer, marketeers are increasingly using and considering them in their marketing strategy. In this context, social networking sites and, in particular, Facebook, are achieving an increasing relevance for marketeers to communicate and engage their target. Building on the Uses & Gratifications (U&G) theory and online consumer engagement research, our study analyzes the influence of marketing strategies related to Facebook post characteristics, such as post media and content type on fans response in terms of liking, sharing, and commenting brand posts, considered as online consumer engagement activities. For this purpose, the authors have collected and coded approximately 2800 posts sourced from the Facebook brand pages of four top selling fashion brands (Cubanas, Paez, Havaianas and Fly London), considering the period between 1st March 2015 until 31th December 2017. This research identifies differences across different consumer engagement activities. As such, informational, interactive and remunerational posts seem to have a positive effect on the several online consumer engagement activities examined, while vividness and entertainment yield mixed results. These findings and their implications are discussed in the context of branding and relationship marketing.
- Hate speech on social media: behaviour of Portuguese football fans on FacebookPublication . Miranda, Sandra; Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Antunes, Ana CristinaThis article examines how Facebook is shaping the nature of hate speech. The observation field is the Facebook pages of the 18 Portuguese football clubs of the Portuguese League – the main professional competition in the country. Data extraction was performed automatically via Facebook Graph API in the first three months of the 2020/2021 season. The analysed dataset has 5,192 publications and 276,231 fan comments, which regis-tered over 5 million reactions (like, haha, love, sad, wow, etc.). The findings reveal that the volume of hate speech material on Facebook pages has a low incidence. In any case, the most significant comments are racists, xenophobes, and regional antagonisms. These cases are also the ones that have attracted the most reactions from fans.
- Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV)Publication . Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Miranda, SandraA responsabilidade social tem vindo a crescer de importância na formulação estratégica das empresas ao nível organizacional, individual e comunicacional, sendo para muitas delas um elemento diferenciador e de proximidade ao cliente cada vez mais sensível ao bem-estar individual e coletivo (Carrol & Shabanna, 2010). Mas o bem-estar social não é apanágio apenas das empresas mas também das Organizações Não Lucrativas (ONG) que o integram na sua actividade como um objetivo em si mesmo. Para muitas destas é a causa social a razão da sua existência. Este estudo incide sobre uma destas organizações - a APAV - que tem como missão a prevenção, o combate e a protecção das vítimas. O objecto deste estudo é uma das mais recentes campanhas publicitárias da APAV que tem como principal objectivo alertar e modificar os comportamentos dos vários agentes (vitimas, testemunhas, sociedade no geral) para o drama social da violência doméstica. Para o efeito optou-se pela investigação quantitativa com base em inquéritos por questionário administrados a uma amostra de 134 participantes. Procurou-se avaliar o efeito das emoções desencadeadas ao assistir à campanha pré seleccionada da APAV na intenção de comportamento face à violência doméstica considerando o papel mediador de atitudes e normas subjetivas. Os resultados obtidos com base no modelo de equações estruturais (MEE) indicam que a atitude relativamente à publicidade tem um efeito positivo sobre as atitudes em relação à violência doméstica que influenciam por sua vez, a intenção comportamental face a esta. As principais contribuições sociais e académicas desta pesquisa são discutidas.
- Millenials e a tecnologia: desafios e oportunidades para as marcasPublication . Antunes, Ana Cristina; Gomes, Daniel RoqueO presente estudo visa examinar a forma como a geração Millenial se relaciona com marcas, tecnologia e redes sociais, diferenciando-a de outras gerações. De forma a concretizar este objetivo, o presente trabalho foi desenvolvido através de uma metodologia quantitativa, utilizando uma amostra de conveniência composta por 188 participantes de ambos os sexos, oriundos de diferentes zonas do país e com idades compreendidas entre 18 e mais de 61 anos. Ao nível dos resultados, quando comparado com outras gerações, foi possível encontrar diferenças de perfis na forma como a geração Millenial se posiciona face à tecnologia, interação com marcas, ou face à utilização das redes sociais. Os resultados do presente trabalho são discutidos sob o ponto de vista das suas implicações teóricas, empíricas e práticas.
- Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricosPublication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Di Fátima, Branco; Machado, Ana TeresaA sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pelo envelhecimento demográfico, pelo empoderamento do consumidor sénior (65+) e pela popularização das tecnologias digitais, sobretudo da internet e dos media sociais. Porém, o conhecimento científico sobre a relação dos seniores com as plataformas digitais ainda apresenta numerosas lacunas, principalmente na Península Ibérica - uma das regiões mais envelhecidas do planeta. Este artigo problematiza essa relação, em Portugal e Espanha, escrutinando os motivos de adesão e permanência dos mais velhos nos media sociais, aferindo quais as páginas das marcas (na rede social Facebook) que os seniores mais visitam e interagem e, descortinando o papel das fanpages das marcas no processo de tomada de decisão de consumo. A investigação, de cariz exploratório, seguiu uma metodologia mista. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de cinco Focus Group (FG) realizados nos dois países em estudo. Já os dados quantitativos foram extraídos do Facebook Audience Insights, a partir de uma amostra oficialmente representativa dos seniores na região. Os resultados mostram evidentes sinais de “fractura digital” com os seniores a configurarem apenas 17,8% (10% PT e 7,8% ES) dos perfis activos na Península Ibérica, destacando se uma maior presença das mulheres. Os portugueses tendem a gostar, comentar e partilhar conteúdos com mais frequência do que os espanhóis. No que se prende com os motivos de adesão e permanência na rede social, verifica-se unanimidade ibérica na indicação do incentivo dos familiares próximos, tal como na constatação de que se trata de um espaço potenciador do reforço e multiplicação dos laços sociais. A procura e o envolvimento com as páginas de marcas comerciais serve, sobretudo, como ferramenta de apoio e redução da incerteza no processo de tomada de decisão de compra on e offline.
- The (not so) secret life of senior social media influencers: an analysis of the top five 'granfluencers', on InstagramPublication . Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, AnaThe changing media landscape and consumption along with the decreased efficacy of traditional advertising have confronted brands with the challenge to unravel different and innovative ways to effectively communicate with their targets. Influencer marketing is one of the strategies that is thriving and proved valuable for marketeers in this pursuit of new ways of reaching out to their audiences. Despite the relevance that digital influencer communication has recently gained for brands, academic research has been slow to catch up and some of the aspects related to digital influencers remain understudied. Within this context little is known about this exercise of influence by senior digital influencers and how they communicate with their followers. Traditionally associated with a more passive role of content receivers, some of the older citizens have been developing their digital knowledge and skills and are now active content creators on social networking sites and even, in some cases, building up a vast audience and a wide range of interested, involved, and engaged followers. Yet, there is scarce evidence regarding these elderly digital content creators. To help fill this gap, this exploratory study aims to study the Instagram profile of the top five older influencers and examine their personal brand subjectivities, communicative styles, and social media practices. A qualitative methodology was adopted, involving a set of dimension analyses such as the tone of communication, posting frequency, themes/subjects of interest, audiovisual and multimedia resources, as well as their interaction and engagement with followers. The results challenge the negative stereotype associated with old age and suggest that senior influencers already take part in the influencer economy. Academic and business implications of the study are examined for influencer marketing.