ISEL - Engenharia de Gestão Industrial
Permanent URI for this community
Browse
Browsing ISEL - Engenharia de Gestão Industrial by advisor "Anes, Vítor Manuel Rodrigues"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Abordagem multicritério de apoio à decisão no planeamento da manutenção: estudo de casoPublication . Patel, Chandni Hitesh; Anes, Vítor Manuel RodriguesO papel da manutenção tem vindo a evoluir devido ao reconhecimento da sua importância em diversas vertentes, nomeadamente na qualidade das prestações do serviço de uma empresa, garantido a fiabilidade e a segurança dos equipamentos, mas também nas vertentes financeiras e económicas pela otimização do ciclo de vida dos equipamentos. O objetivo do presente trabalho consistiu numa análise crítica da situação atual de uma PME, cuja finalidade é a prestação de serviços de alojamento a pessoas com incapacidade física e mental, e criar uma estratégia de gestão de manutenção a ser implementada, baseada na construção de um plano de manutenções de elevadores, de forma a melhorar o resultado empresarial e a qualidade do serviço prestado. Para atingir o objetivo mencionado acima foram necessários vários procedimentos, começando com a análise do equipamento mais critico e o respetivo modo de falha mais critico, com a ajuda das ferramentas de decisão multicritério AHP, Método dos 5 Porquês e FMEA, de forma a decidir para que equipamento e para que finalidade o plano de manutenções deverá ser desenvolvido. Uma vez elaborado o plano de manutenções, fez-se um estudo da viabilidade económica do projeto através das ferramentas de análise de investimento, VAL e TIR, assim como a análise de risco através do processo do Bowtie. Através da identificação dos principais perigos e fontes de risco, desenvolveram-se duas barreiras de prevenção fundamentais a serem incluídas no plano de manutenções de forma a evitar a interrupção ou a não implementação mesmo. Após a introdução das barreiras de prevenção, avaliou-se novamente a viabilidade económica do projeto, onde foram necessários alguns reajustes em relação ao investimento inicial e o tempo de vida útil do projeto. Um dos trabalhos futuros a ser desenvolvido com base no plano de manutenções elaborado, será a criação do programa de Gestão Lean a longo prazo para a organização ser capaz de combater o aumento da taxa de inflação e os respetivos custos, promovendo uma melhor qualidade de serviço ao cliente. Outro aspeto a considerar seria o desenvolvimento de um programa de controlo de circulação diária nos elevadores, de forma a tornar o processo mais rápido e eficaz, regularizando a circulação por todos os elevadores.
- Avaliação do impacto dos riscos associados a projetos na competitividade da organização. Caso de estudo.Publication . Mendes, Adriana Narciso; Abreu, António João Pina da Costa Feliciano; Anes, Vítor Manuel RodriguesPerante uma dinâmica entre mercados e a indústria cada vez mais desafiante, competitiva e globalizado, as organizações têm trabalhado em prol de se tornarem mais flexíveis e inovadoras a fim de alcançar uma vantagem competitiva e diferenciadora face aos seus concorrentes, com a colocação de novos produtos no mercado. O desenvolvimento de novos produtos para além de ser complexo, exige recursos e competências às organizações, apresentando-se como riscos que podem colocar em causa a sustentabilidade das mesmas. Para se ser competitivo, inovador e diferenciador é necessário colocar em prática a estratégia delineada pelo Project Manager, implementada através de projetos e assim alcançar os objetivos com sucesso. A gestão de um projeto tem a si associados riscos desde a definição de âmbito, tempo, orçamentos, alocação de recursos, entre outros. O Processo de Gestão de Risco permite a identificação e avaliação do risco e respetiva a monitorização, permitindo a gestão de incertezas, identificando as oportunidades e ameaças em termos dos seus impactos e probabilidade de ocorrência, contribuindo para a minimização dos efeitos negativos. A presente dissertação pretende desenvolver um modelo de avaliação dos potenciais modos de falha associados a projetos na indústria automotiva, de forma a priorizar o tratamento de eventos que apresentam um índice de risco superior e maior probabilidade de ocorrerem. Com o objetivo de a organização gerir e detetar quais apresentam impacto negativo sobre a sua competitividade, o modelo apresentado é suportado em duas metodologias, FMEA e Fuzzy Logic, concluindo qual o projeto que apresenta uma taxa de risco considerada aceitável pela organização, permitindo a conquista da competitividade através dos seus produtos e, consequentemente, de quota de mercado.
- Avaliação e gestão do risco em projetos AgilePublication . Salgado, André Ataíde; Anes, Vítor Manuel RodriguesEste projeto de dissertação, inserido no plano de estudos do curso de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, analisa a Avaliação e Gestão de Risco em Projetos Ágil. A inevitabilidade do risco em qualquer projeto é uma certeza . Ter consciência dos riscos envolvidos ao longo do ciclo de vida dos projetos e e star capacitado para avaliar e tomar decisões com base nos princípios ágeis para ultrapassar dificuldades é um fator de diferenciação nas empresas e equipas. A avaliação precisa do risco é fulcral para uma gestão eficaz. O caso de estudo analisado teve como principal objetivo a análise da avaliação dos riscos em projetos ágeis e a implementação de métodos e mais valias na gestão á g i l, focados na melhoria da gestão de projetos. Assim, foi iniciada a investigação com uma revisão da literatura sobre a Gestão de Risco, o método Agile, a metodologia SCRUM, a teoria Fuzzy Logic e a implementação de uma ferramenta qualitativa para projetos híbridos. Em seguida, foi analisado um caso de estudo relativo a uma empresa multinacional de ascensores realizando-se um diagnóstico do seu estado a t u a l, procedimentos, desempenho e dificuldades do sistema. Concluída a análise, foi proposto um novo modelo de atuação híbrido com propostas de intervenção, em resposta aos principais problemas identificados. Foi desenvolvido um questionário onde s e analisou a opinião de profissionais que realizam posições de gestão de projeto na empresa em questão, com vista a conhecer quais a s maiores dificuldades que enfrentam neste momento, aferir a sua recetividade na aplicação de novos métodos ágeis e sensibilidade relativamente à avaliação do risco durante o projeto.
- Dimensionamento de uma Cadeia de Abastecimento para o setor AeroespacialPublication . Borrega, Raquel Diniz da Gama Bento; Anes, Vítor Manuel RodriguesDado o estado atual e panorama do futuro próximo da Indústria e Exploração Espaciais, esta investigação procurou avaliar qual seria a viabilidade de uma Cadeia de Abastecimento que apoiasse a sobrevivência e a prosperidade de um Empreendimento Agrícola no Planeta Marte como exemplo do objectivo principal de provar a viabilidade do apoio logístico à expansão da Humanidade para além da Terra. Para tal, foi realizada uma Revisão da Literatura que permitiu a obtenção de dados e a compreensão das implicações, tecnologias, dinâmicas e restantes aspetos relevantes para se definir um Estudo de Caso com base na mesma, assim como o desenvolvimento de três cenários de resposta ao mesmo — com diferentes níveis de dependência de abastecimento alimentar terrestre entre si, desde um cenário caracterizado por uma colónia capaz de, teoricamente, cultivar a totalidade dos alimentos de que necessitaria (juntando-se-lhe, a determinado ponto e, também, crescendo gradualmente, a produção de animais), a outro em que seriam produzidas, também em teoria, metade das suas necessidades alimentares — que consistiram, cada um, numa simulação, durante 60 anos (a ser iniciada em 2035/36), do que seriam as necessidades agrícolas para o funcionamento sustentável do empreendimento descrito (cuja arquitectura e localização foram definidas conceptualmente), tendo-se, a partir das mesmas, calculado a capacidade — tecnológica e financeira — da sua resposta logística, assim como analisado a viabilidade desta, tendo, naturalmente, os resultados obtidos por cenário explorado variado. Não obstante, perante qualquer um dos cenários apresentados — que consistiram, igualmente, na proposta de utilização de um veículo atualmente, ainda, em fase de desenvolvimento e de testes (o Starship-Super Heavy, da empresa SpaceX) —, acredita-se, em conclusão, ter-se validado a possibilidade tecnológica e financeira (num futuro relativamente próximo) da realização do objetivo logístico pretendido, esperando-se, com o presente estudo, gerar-se dados que, de alguma forma, pudessem contribuir para a obtenção de perspetivas e possibilidades no campo de investigação e indústria estudados.
- O efeito da indústria 5.0 na produçãoPublication . Silva, Edvânia da Glória e; Anes, Vítor Manuel RodriguesA dissertação examina a Indústria 5.0 e o seu potencial impacto nas operações industriais. A revisão da literatura começa por introduzir o conceito de Indústria 5.0, destacando as suas raízes históricas e os seus princípios. Além disso, compara a Indústria 5.0 com sua antecessora, a Indústria 4.0, e destaca exemplos de implementações bem-sucedidas. O uso da simulação como ferramenta na otimização dos processos industriais é discutido, incluindo sua evolução histórica, objetivos e vantagens. O software Arena® é apresentado como uma ferramenta de modelação para este estudo, abordando os seus princípios e distribuições estatísticas. A Análise Custo-Benefício (ACB) é introduzida como uma metodologia para avaliar propostas de melhoria, com foco na relação entre ACB e a tecnologia 5.0. As etapas da ACB e os indicadores-chave são detalhados. A secção do caso de estudo descreve o objetivo, contexto e modelação do processo produtivo atual, incluindo os resultados da simulação e são apresentadas propostas de melhoria. A validação das propostas é realizada através da comparação de indicadores de produção e da análise ACB e a tomada de decisão é discutida com base nestes resultados. Finalmente, a dissertação conclui com um resumo das descobertas da pesquisa, incluindo as limitações e propostas para trabalhos futuros. Este trabalho contribui para o entendimento da Indústria 5.0 e seu potencial para otimizar operações industriais, destacando a importância da simulação e da análise custo-benefício nesse contexto.