ESD - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESD - Dissertações de Mestrado by advisor "Amaral, Pascoal"
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- Desenvolvimento da qualidade do movimento a partir do estímulo da memória com as turmas do 6º, 7º e 8º anos do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de AlmadaPublication . Mesquita, Inês; Amaral, PascoalA memória trabalha em simbiose com a dança. E esta capacidade de recuperação e repetição de vocabulário, sensações e movimentos serviu de inspiração ao presente estudo. Como aliar a memória à aquisição da qualidade do movimento? Uma qualidade composta pelos seus elementos base e que, por vezes, fica esquecida no processo ensinoaprendizagem em estúdio. De modo a unificar e a explorar as duas temáticas, com o intuito de melhorar os conteúdos técnicos e artísticos na Técnica de Dança Contemporânea, opta-se por aplicar o estágio curricular nas turmas do 6º, 7º e 8º anos do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada, no ano letivo 2022/2023. No plano de estudos da Ca.DA Escola, no curso secundário de Ensino Artístico Especializado, encontra-se previsto que as alunas cooperem em tarefas criativas; explorem o vocabulário de movimento individual, através do uso ferramentas de improvisação e processos coreográficos; adquiram destreza e fluidez na mobilização da coluna vertebral e membros e colaborem com as colegas, criando boas relações interpessoais. Dada a faixa etária e o percurso de formação anterior, a turma apresenta uma base técnica consolidada, possibilitando a exploração mais detalhada da sua qualidade do movimento. O relatório assenta numa metodologia de investigação-ação, de caráter qualitativo e pretende cultivar a partilha, o desenvolvimento da capacidade de reflexão e a criatividade das alunas, aliando estas às competências a trabalhar no contexto educativo selecionado, juntamente com o seu desenvolvimento pessoal enquanto ser humano. Assim sendo, para que exista um maior entendimento e conjunto de dados empíricos que suportem o objeto de estudo serão utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: diário da investigadora, grelhas de observação, inquérito por questionário, registo audiovisual e entrevista. Em suma, após a análise e reflexão dos resultados obtidos durante o estágio curricular é relevante mencionar que as estratégias de estimulação da memória utilizadas, na sua maioria, contribuíram positivamente para o desenvolvimento da qualidade do movimento esperada nas alunas.
- Despertar de sentidos: influência de exercícios de manipulação do campo visual no processo de aprendizagem da técnica de dança contemporânea nos alunos do 5.º ano e ensino secundário de dança na EDLPPublication . Jogo, Ana Rita; Amaral, Pascoal; Duarte, IsabelO presente Relatório de Estágio pretende descrever a prática pedagógica implementada no período de estágio no âmbito doMestrado emEnsino da Dança da Escola Superior de Dança, que se realizou no ano letivo 2022/2023, na Escola de Dança Lugar Presente. Esta intervenção intitulada de ‘Despertar de Sentidos’, teve como objetivo primordial, estimular a consciência psicomotora e corporal dos estudantes de dança, promovendo simultaneamente a sua singularidade de movimento. O projeto foi desenvolvido com os alunos da turma do 5.º ano e na turma de Ensino Secundário do Ensino Artístico Especializado, na disciplina de Técnica de Dança Contemporânea, considerando-se que esta deve oferecer múltiplas experiências para que os alunos evoluam enquanto seres individuais e desenvolvam as suas capacidades técnicas, artísticas e criativas. Para realizar a intervenção, partiu-se do pressuposto de que atualmente a Técnica de Dança Contemporânea se estabelece na ligação entre os processos físicos e mentais. Através destes pode-se desenvolver competências necessárias para a construção de um corpo mais consciente, disponível, sensível e capaz de agir e reagir perante diferentes eventos e consequentemente o desenvolvimento de movimento singular. Como ferramenta pedagógica principal optou-se pela manipulação do campo visual dos estudantes, considerando este como um sentido fundamental para o Ser Humano, que ao ser manipulado poderá Despertar outros Sentidos. Foram aprofundados os princípios da Metodologia de Investigação-Ação pelo que, as estratégias foram progressivamente adaptadas ao longo do processo. Os parâmetros de avaliação tiveram como base os processos mentais na dança, o corpo exterior e o corpo no espaço, estando presentes nos instrumentos de recolha de dados como, Diário de Bordo, Tabelas de Observação e Registo Audiovisual. A análise reflexiva dos resultados baseados nas informações compiladas durante e após a aplicação do plano de ação, permitiu concluir que a estratégia delineada se traduziu numa melhoria significativa da consciência psicomotora e corporal, da capacidade de perceção, propriocepção e cinestesia e no aumento da atenção, concentração e confiança resultando num progresso do movimento do aluno como ser individual.