Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenvolvimento da qualidade do movimento a partir do estímulo da memória com as turmas do 6º, 7º e 8º anos do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ines mesquita.pdf31.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A memória trabalha em simbiose com a dança. E esta capacidade de recuperação e repetição de vocabulário, sensações e movimentos serviu de inspiração ao presente estudo. Como aliar a memória à aquisição da qualidade do movimento? Uma qualidade composta pelos seus elementos base e que, por vezes, fica esquecida no processo ensinoaprendizagem em estúdio. De modo a unificar e a explorar as duas temáticas, com o intuito de melhorar os conteúdos técnicos e artísticos na Técnica de Dança Contemporânea, opta-se por aplicar o estágio curricular nas turmas do 6º, 7º e 8º anos do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada, no ano letivo 2022/2023. No plano de estudos da Ca.DA Escola, no curso secundário de Ensino Artístico Especializado, encontra-se previsto que as alunas cooperem em tarefas criativas; explorem o vocabulário de movimento individual, através do uso ferramentas de improvisação e processos coreográficos; adquiram destreza e fluidez na mobilização da coluna vertebral e membros e colaborem com as colegas, criando boas relações interpessoais. Dada a faixa etária e o percurso de formação anterior, a turma apresenta uma base técnica consolidada, possibilitando a exploração mais detalhada da sua qualidade do movimento. O relatório assenta numa metodologia de investigação-ação, de caráter qualitativo e pretende cultivar a partilha, o desenvolvimento da capacidade de reflexão e a criatividade das alunas, aliando estas às competências a trabalhar no contexto educativo selecionado, juntamente com o seu desenvolvimento pessoal enquanto ser humano. Assim sendo, para que exista um maior entendimento e conjunto de dados empíricos que suportem o objeto de estudo serão utilizados os seguintes instrumentos de recolha de dados: diário da investigadora, grelhas de observação, inquérito por questionário, registo audiovisual e entrevista. Em suma, após a análise e reflexão dos resultados obtidos durante o estágio curricular é relevante mencionar que as estratégias de estimulação da memória utilizadas, na sua maioria, contribuíram positivamente para o desenvolvimento da qualidade do movimento esperada nas alunas.
ABSTRACT - Memory works in symbiosis with dance. And this ability to retrieve and repeat vocabulary, sensations and movements served as inspiration for this study. How can memory be combined with the acquisition of movement quality? A quality made up of its basic elements that is sometimes forgotten in the teaching-learning process in the studio. In order to unify and explore the two themes, with the aim of improving the technical and artistic content of the Contemporary Dance Technique, it was decided to apply the curricular internship in the 6th, 7th and 8th year classes of the secondary dance course at the Escola da Companhia de Dança de Almada, in the 2022/2023 academic year. Ca.DA Escola's syllabus for the secondary course in Specialised Artistic Education requires students to cooperate in creative tasks; to explore their individual movement vocabulary through the use of improvisation tools and choreographic processes; to acquire dexterity and fluidity in the mobilization of the spine and limbs and to collaborate with their classmates, creating good interpersonal relationships. Given their age group and previous training, the class has a consolidated technical base, making it possible to explore their movement quality in more detail. The report is based on an action-research methodology of a qualitative nature and aims to cultivate sharing, the development of the students' capacity for reflection and creativity, combining these with the skills to be worked on in the selected educational context, along with their personal development as human beings. Therefore, in order to have a better understanding and a set of empirical data to support the object of study, the following data collection instruments will be used: the researcher's diary, observation grids, a questionnaire survey, audiovisual recordings and interviews. In short, after analysing and reflecting on the results obtained during the curricular internship, it is important to mention that the memory stimulation strategies used, for the most part, contributed positively to the development of the quality of movement expected in the students.

Description

Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança com vista à obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Dança

Keywords

Técnica de dança contemporânea Memória Qualidade do movimento Awareness Psicomotricidade Contemporary dance technique Memory Movement quality Awareness Psychomotricity

Citation

Mesquita, Inês (2023). Desenvolvimento da qualidade do movimento a partir do estímulo da memória com as turmas do 6º, 7º e 8º anos do curso secundário de dança da Escola da Companhia de Dança de Almada [ Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Lisboa]. Repositório Científico do IPL. https://repositorio.ipl.pt/handle/10400.21/16755

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança