Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

A obra Pathways into Information Literacy and Communities of Practice: Teaching approaches and case studies, editada por Dora Sales e María Pinto, reúne um conjunto de contributos diversificados e abrangentes de peritos internacionais sobre a literacia da informação, à luz do conceito de comunidades de prática. Ao longo do livro confirma-se a riqueza desta abordagem. O objetivo principal dos autores é descrever como a literacia da Informação pode ser abordada em situação e em contexto, podendo assim ser adaptada às formas que revestem as suas práticas de ensino e moldável aos aspetos culturais e sociais que a envolvem. Assim, assente no conceito chave de comunidade de prática, que é por si mesmo idiossincrática, é explicado que a informação gerada, pesquisada e usada a partir de recursos e fontes de informação é diferente de caso para caso, sendo que a forma como a Literacia da Informação é adotada em cada realidade deve ser também diferente. Os tópicos sobre os quais se confrontam estes especialistas, abordam por exemplo o pensamento crítico como base para se apresentarem propostas formativas adaptáveis a diversas situações, indo para além dos standards com que muitos profissionais se têm guiado até hoje para preparar o ensino das competências em informação.

Description

Keywords

Literacia da informação Comunidades de prática Pensamento crítico Processo ensino-aprendizagem Currículo académico Ciência Aberta

Citation

Sanches T, Antunes ML, Lopes C. Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies [Ed. Dora Sales, María Pinto. Amsterdam: Chandos Publishing, 2017. ISBN 978-0-08-100673-3]. Páginas a&b. 2019;3(12):183-8.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Collections