Publication
Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies
dc.contributor.author | Sanches, Tatiana | |
dc.contributor.author | Antunes, Maria Da Luz | |
dc.contributor.author | Lopes, Carlos | |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T11:35:52Z | |
dc.date.available | 2020-02-19T11:35:52Z | |
dc.date.issued | 2019-12 | |
dc.description.abstract | A obra Pathways into Information Literacy and Communities of Practice: Teaching approaches and case studies, editada por Dora Sales e María Pinto, reúne um conjunto de contributos diversificados e abrangentes de peritos internacionais sobre a literacia da informação, à luz do conceito de comunidades de prática. Ao longo do livro confirma-se a riqueza desta abordagem. O objetivo principal dos autores é descrever como a literacia da Informação pode ser abordada em situação e em contexto, podendo assim ser adaptada às formas que revestem as suas práticas de ensino e moldável aos aspetos culturais e sociais que a envolvem. Assim, assente no conceito chave de comunidade de prática, que é por si mesmo idiossincrática, é explicado que a informação gerada, pesquisada e usada a partir de recursos e fontes de informação é diferente de caso para caso, sendo que a forma como a Literacia da Informação é adotada em cada realidade deve ser também diferente. Os tópicos sobre os quais se confrontam estes especialistas, abordam por exemplo o pensamento crítico como base para se apresentarem propostas formativas adaptáveis a diversas situações, indo para além dos standards com que muitos profissionais se têm guiado até hoje para preparar o ensino das competências em informação. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Sanches T, Antunes ML, Lopes C. Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies [Ed. Dora Sales, María Pinto. Amsterdam: Chandos Publishing, 2017. ISBN 978-0-08-100673-3]. Páginas a&b. 2019;3(12):183-8. | pt_PT |
dc.identifier.eissn | 2183-6671 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/11111 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6347 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Comunidades de prática | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Currículo académico | pt_PT |
dc.subject | Ciência Aberta | pt_PT |
dc.title | Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies | pt_PT |
dc.title.alternative | Critical review: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies | pt_PT |
dc.type | review | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.endPage | 188 | pt_PT |
oaire.citation.issue | 12 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 183 | pt_PT |
oaire.citation.title | Páginas a&b: arquivos e bibliotecas | pt_PT |
oaire.citation.volume | 3 | pt_PT |
person.familyName | Sanches | |
person.familyName | Antunes | |
person.givenName | Tatiana | |
person.givenName | Maria Luz | |
person.identifier | 10482140770896435107 | |
person.identifier | 2087122 | |
person.identifier | N-6530-2013 | |
person.identifier.ciencia-id | 2C17-1B53-FBDC | |
person.identifier.ciencia-id | B111-6F38-5904 | |
person.identifier.ciencia-id | 7916-AB38-9931 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4902-2628 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0942-7601 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-6440-4739 | |
person.identifier.rid | B-8661-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 56499097100 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202291460 | |
person.identifier.scopus-author-id | 15074167200 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | review | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | d4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95 | |
relation.isAuthorOfPublication | dce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910 | |
relation.isAuthorOfPublication | 5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | d4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Recensão crítica_Pathways into IL and communities of practice.pdf
- Size:
- 671.77 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: