Repository logo
 
Publication

Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies

dc.contributor.authorSanches, Tatiana
dc.contributor.authorAntunes, Maria Da Luz
dc.contributor.authorLopes, Carlos
dc.date.accessioned2020-02-19T11:35:52Z
dc.date.available2020-02-19T11:35:52Z
dc.date.issued2019-12
dc.description.abstractA obra Pathways into Information Literacy and Communities of Practice: Teaching approaches and case studies, editada por Dora Sales e María Pinto, reúne um conjunto de contributos diversificados e abrangentes de peritos internacionais sobre a literacia da informação, à luz do conceito de comunidades de prática. Ao longo do livro confirma-se a riqueza desta abordagem. O objetivo principal dos autores é descrever como a literacia da Informação pode ser abordada em situação e em contexto, podendo assim ser adaptada às formas que revestem as suas práticas de ensino e moldável aos aspetos culturais e sociais que a envolvem. Assim, assente no conceito chave de comunidade de prática, que é por si mesmo idiossincrática, é explicado que a informação gerada, pesquisada e usada a partir de recursos e fontes de informação é diferente de caso para caso, sendo que a forma como a Literacia da Informação é adotada em cada realidade deve ser também diferente. Os tópicos sobre os quais se confrontam estes especialistas, abordam por exemplo o pensamento crítico como base para se apresentarem propostas formativas adaptáveis a diversas situações, indo para além dos standards com que muitos profissionais se têm guiado até hoje para preparar o ensino das competências em informação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSanches T, Antunes ML, Lopes C. Recensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studies [Ed. Dora Sales, María Pinto. Amsterdam: Chandos Publishing, 2017. ISBN 978-0-08-100673-3]. Páginas a&b. 2019;3(12):183-8.pt_PT
dc.identifier.eissn2183-6671
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11111
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/paginasaeb/article/view/6347pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectLiteracia da informaçãopt_PT
dc.subjectComunidades de práticapt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectCurrículo académicopt_PT
dc.subjectCiência Abertapt_PT
dc.titleRecensão crítica: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studiespt_PT
dc.title.alternativeCritical review: Pathways into Information Literacy and communities of practice: teaching approaches and case studiespt_PT
dc.typereview
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage188pt_PT
oaire.citation.issue12pt_PT
oaire.citation.startPage183pt_PT
oaire.citation.titlePáginas a&b: arquivos e bibliotecaspt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameSanches
person.familyNameAntunes
person.givenNameTatiana
person.givenNameMaria Luz
person.identifier10482140770896435107
person.identifier2087122
person.identifierN-6530-2013
person.identifier.ciencia-id2C17-1B53-FBDC
person.identifier.ciencia-idB111-6F38-5904
person.identifier.ciencia-id7916-AB38-9931
person.identifier.orcid0000-0002-4902-2628
person.identifier.orcid0000-0003-0942-7601
person.identifier.orcid0000-0002-6440-4739
person.identifier.ridB-8661-2015
person.identifier.scopus-author-id56499097100
person.identifier.scopus-author-id57202291460
person.identifier.scopus-author-id15074167200
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typereviewpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95
relation.isAuthorOfPublicationdce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910
relation.isAuthorOfPublication5bce7415-d4e2-4c10-86e7-a87c4b69407f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd4c19add-be38-4c8e-bd56-4e7a9073de95

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Recensão crítica_Pathways into IL and communities of practice.pdf
Size:
671.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections