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Advisor(s)
Abstract(s)
Neste capítulo, começa-se por discutir a pertinência em trabalhar
o currículo de forma integrada como meio de dar sentido às aprendizagens
realizadas, de um modo coerente e contextualizado. A Matemática
e as Ciências Naturais surgem como duas áreas disciplinares
com fortes possibilidades de integração quando os seus conceitos são
mobilizados no desenvolvimento de projetos que visem a diagnose e
a proposta de intervenções de resolução de problemas de saúde ambiental.
A utilização de sensores no desenvolvimento desses projetos
assume um papel relevante ao permitir a recolha de dados e a sua
representação. No capítulo, são apresentadas cinco atividades práticas
(em contexto de formação inicial de docentes), visando identificar a
forma como os conteúdos de Matemática e Ciências Naturais foram
mobilizados numa abordagem curricular integrada, centrada no estudo
de um dado problema de saúde ambiental. Quatro das atividades visaram
a exploração e caracterização dos espaços interior e exterior da
Escola Superior de Educação de Lisboa e do ambiente do Jardim Botânico
da Ajuda, relativamente ao nível sonoro e concentração de dióxido
de carbono, bem como a relação entre o ritmo cardíaco e as condições
ambientais. Uma outra atividade envolveu alunos do 2.º Ciclo do Ensino
Básico e, tendo sido desenvolvida em contexto da Prática de Ensino
Supervisionada II, teve como objetivo estudar o conforto térmico
da escola, em diferentes espaços. Foi possível verificar a ligação das
aprendizagens em Matemática e nas Ciências Naturais à vida real, com
recurso à utilização de sensores em atividades autênticas de pesquisa,
com um forte enfoque na procura de soluções para os problemas de
saúde ambiental identificados.
Description
Keywords
Integração curricular Sensores Problemas de saúde ambiental Formação inicial de docentes Eco-Sensors4Health LISBOA-01-0145-FEDER-023235
Citation
Rodrigues, M., Caseiro, A., Silva, M. J., Loução, A., & Monteiro, S. (2019). Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 30-50). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais